CAMPEONATO PANGARÉ DE KART - 38ª RODADA

REGULAMENTO OFICIAL

 O presente regulamento está baseado em princípios de igualdade de direitos e obrigações, esses princípios devem ser aplicados a todos os pilotos e eles são superiores a eventuais interpretações pessoais dos artigos nele registrados.

 

1 - Formação de Grupos e Equipes:

o    A participação será em equipes de 2 pilotos;

o    Cada piloto poderá participar de quantas equipes e de quantos grupos quiser;

o    Cada equipe deverá ter nome, cor e camiseta personalizada com o nome do piloto impresso nas costas. Também será permitido o uso de coletes ou impressão diretamente no macacão.

o    Serão cinco grupos em três níveis - Grupo 1, Grupo 2Vermelho, Grupo 2Azul, Grupo 3Vermelho, e Grupo 3Azul. Os grupos no nível 1 e 2 terão até 30 pilotos cada e os do nível 3 até 32 pilotos.

o    A troca de piloto será permitida uma única vez na rodada, entre a terceira e a quinta prova. O novo piloto deverá ficar até o fim da rodada e herdará todos os direitos e deveres do substituído, inclusive penalizações.

 

2 - Taxa de renovação da inscrição:

o    Será cobrada até a segunda prova da rodada no valor de R$ 80,00 por piloto.

3 - Provas:

o    Serão 6 provas na rodada, uma por mês, agendadas antecipadamente, podendo ser alteradas com prévio aviso de no mínimo uma semana.

 

4 - Uso de Lastro:

o    Haverá uso de lastro de 90 Kg para todos os pilotos que participam apenas em um grupo.

o    No grupo 2 haverá uso de lastro de 95 Kg para os pilotos que também participam do grupo 1.

o    No grupo 3 haverá uso de lastro de 95 Kg para os pilotos que também participam do grupo 2.

o    No grupo 3 haverá uso de lastro de 100 Km para os pilotos que também participam do grupo 1.

o    Será permitido o uso de lastro próprio de até 3 kg desde que previamente declarado.

 

5 - Na pista:

o    O piloto deve informar ao diretor de provas, erros de posicionamento no grid, motor apagado, defeito no kart, falta de lastro, ou qualquer outro fato que possa prejudicá-lo ou beneficiá-lo na prova.

o    O diretor de provas será soberano para tomar as medidas que julgar necessárias durante as provas, nenhum piloto nem a organização do campeonato poderá interferir em suas decisões.

 

6 - Trocas de Karts:

o    Haverá um tempo para aquecimento, treino e eventual troca do Kart. Em caso de troca o piloto será obrigado a sortear um novo kart;

o    Não será considerada como troca, a substituição do kart que não esteja em condições de sair, desde que seja feita antes de ir para a pista.

o    Também não será considerada a troca feita após a largada.

 

7 - Grid de largada:

o    Na primeira prova da rodada será pelo qualify.

o    A partir da segunda prova será montado em 3 blocos na seguinte sequência:

o    1º Bloco - Ordem inversa à chegada na prova anterior para os pilotos que não tenham cometido irregularidade disciplinar na referida prova.

o    2º Bloco - Ordem inversa à chegada na prova anterior para os pilotos que tenham cometido irregularidade disciplinar na referida prova.

o    3º Bloco - Ordem inversa à posição do piloto no campeonato para os pilotos que por qualquer motivo não tenham participado da prova anterior.

 

8 - Será irregularidade disciplinar:

o    Toda e qualquer punição aplicada pelo diretor de provas durante ou logo após as corridas e especificado no relatório oficial da corrida;

 

9 - Será irregularidade administrativa:

o    O não pagamento da taxa de inscrição até a segunda corrida da rodada.

o    A não utilização da camiseta/macacão oficial da equipe ou utilização irregular de tal forma que não seja possível visualizar nas costas o nome do piloto e logo do campeonato.

o    A troca de kart, exceto a primeira vez na temporada.

o    Não colaborar com votação quando solicitado.

10 - Será penalizado em 10 segundos:

o    O piloto que receber irregularidade disciplinar correspondente a advertência(s) durante a corrida.

 

11 - Será penalizado em pontos:

o    Além da penalização aplicada pela direção de prova, o piloto perderá 20 pontos quando receber a segunda irregularidade disciplinar da temporada e perderá 40 pontos a cada ocorrência a partir da terceira irregularidade disciplinar da temporada.

o    A cada prova que o piloto cometer irregularidades administrativas, essas irregularidades serão acumuladas e ele será punido com os pontos equivalentes ao número de posições que corresponde ao acúmulo de irregularidades. Ex. Numa prova em que o piloto completar 2 irregularidades administrativa e chegar em 9º, receberá a pontuação de 11º.

 

12 - Será desclassificado da corrida:

o    O piloto não utilizar o Kart sorteado pela organização.

o    O piloto que efetuar qualquer alteração no kart que não seja regulagem da posição de banco.

o    O piloto que não utilizar o lastro determinado pela organização.

o    O piloto que utilizar qualquer tipo de aparelho comunicador eletrônico durante a prova.

o    Qualquer piloto por determinação do diretor de provas.

 

13 - Será eliminado do campeonato e ficará pelo menos uma temporada inteira fora:

o    O piloto que faltar em quatro das seis provas da rodada, sem comprovar motivo de saúde.

o    A equipe que acumular dez irregularidades administrativas durante a rodada.

o    A equipe que faltar em três das seis provas da rodada (os dois pilotos no mesmo dia).

o    A equipe que faltar na primeira prova da rodada e não comunicar sua intenção de continuar no campeonato.

 

14 - Pontuação:

        80 pontos                   18°       34 pontos

        72 pontos                   19°       32 pontos       

        66 pontos                   20°       30 pontos

        62 pontos                   21°       28 pontos       

5°         60 pontos                   22°       26 pontos

6°         58 pontos                   23°       24 pontos                  

7°         56 pontos                   24°       22 pontos                  

8°         54 pontos                   25°       20 pontos                  

9°         52 pontos                    26°       18 pontos

10°       50 pontos                   27°       16 pontos

11°       48 pontos                    28°       14 pontos

12°       46 pontos                    29°       12 pontos

13°       44 pontos                   30°       10 pontos

14°       42 pontos                   31°         8 pontos

15°       40 pontos                    32º        6 pontos

16°       38 pontos                   

17º      36 pontos                  

                  

15 - Descarte:

o    O pior dos doze resultados da equipe desde que não seja por desclassificação nem suspensão.

 

16 - Critérios de desempate:

1.    Maior número de pontos sem descarte,

2.    Maior número de vitórias;

3.    Maior número de segundos lugares;

4.    Maior número de terceiros lugares;

5.    Maior número de “melhor volta”;

6.    Maior peso no dia da corrida (da equipe ou do piloto);

7.    Sorteio.

 

17 - Premiação:

o    Troféu para os dois pilotos das cinco melhores equipes de cada grupo:

o    Troféu “Acelera parceiro” ao melhor piloto cuja equipe não esteja entre as cinco primeiras.

18 - Troca entre os grupos:

o    Quatro piores equipes do grupo 1 caem para os grupos 2;

o    Duas melhores equipes de cada grupo2 sobem para o grupo 1;

o    Duas piores equipes de cada grupo 2 caem para os grupos 3;

o    Duas melhores equipes de cada grupo 3 sobem para os grupos 2;

o    Troca lateral de equipes ímpares nos grupos 2 e 3.

o    Se, pelos resultados alcançados, duas ou mais equipes que incluem o mesmo piloto, forem para o mesmo grupo, o piloto terá que escolher em qual equipe ele desejará permanecer;

o    Se as equipes forem de grupos paralelos (grupo 2 azul e grupo 2 vermelho) e pelos resultados, ambas forem para o mesmo grupo 2, não haverá a alternativa de permanância da equipe no grupo de origem;" e "o mesmo critério se aplicará, se houver rebaixamento da equipe do grupo 1 para o grupo 2, onde houver uma equipe com o mesmo piloto;

 

19 - Esquema de trocas:

 

20 - Leilão de vagas:

o    Em caso de eliminação de alguma equipe dos grupos 1 e 2 durante a rodada, se houver interesse da organização, a vaga poderá ser oferecida publicamente a todas as equipes dos grupos seguintes com o ônus de perder um terço dos pontos que possuir e largar em último na prova seguinte.

o    As equipes interessadas deverão se manifestar por escrito, em prazo máximo de três dias após a oferta.

o    Havendo mais de uma equipe interessada na promoção, a equipe que estiver mais bem classificada dentro do seu subgrupo no campeonato no dia do leilão será a vencedora e subirá de grupo levando dois terços dos seus pontos. Caso dois terços dos pontos não seja um número inteiro, ele será arredondado para cima. Se houver empate entre duas ou mais equipes, os critérios citados no item 16 serão utilizados.

o    Esse processo irá gerar um efeito cascata que resultará em outras vagas finalizando com uma vaga no grupo 3 a qual será preenchida pela primeira equipe da lista de espera.

 

21 - Disposições gerais:

o    Caso o relatório da corrida seja emitido com erros, somente o diretor de provas, mediante anotação e assinatura poderá mudar os resultados, de tal forma que, se isso não ocorrer por qualquer que seja o motivo, a organização usará o relatório da corrida como resultado oficial, mesmo que esteja incorreto.

o    O piloto que cometer suposta atitude antidesportiva poderá ser punido com suspensão temporária ou eliminação do campeonato. Qualquer participante do campeonato poderá solicitar a punição. Esta solicitação será submetida à votação do grupo a que o piloto pertence e deve ser aprovada por maioria simples entre os votantes

o    Sendo eliminado, equipe ou piloto só poderá voltar ao campeonato através de nova inscrição e permanência na lista de espera.

o    Será tolerada a irregularidade na utilização da camiseta oficial na primeira participação da equipe no campeonato.

o    A organização poderá a seu critério, solicitar a pesagem de um ou mais pilotos após a corrida e conferir a correta utilização do lastro. Havendo irregularidade, o piloto será desclassificado.