Regulamento

CAMPEONATO PANGARÉ DE KART - 46ª TEMPORADA

REGULAMENTO OFICIAL

 

 

O presente regulamento está baseado em princípios de igualdade de direitos e obrigações, esses princípios devem ser aplicados a todos os pilotos e eles são superiores a eventuais interpretações pessoais dos artigos nele registrados.

 

1 - Formação de Grupos e Equipes:

·       A participação será em equipes de 2 pilotos;

·       Cada piloto poderá participar de quantas equipes e de quantos grupos quiser;

·     Cada equipe deverá ter nome, cor (apenas para efeito de registro na planilha de pontuação) e camiseta personalizada com nome do piloto impresso nas costas e logomarca do Campeonato abaixo do nome. Também será permitido o uso de coletes ou impressão diretamente no macacão;

·       Serão três grupos em três níveis – Grupo 1 (Quarto de Milha), Grupo 2 (Mangalarga) e Grupo 3 (Andaluz). Os grupos poderão ter até 34 pilotos cada.

·       A troca de piloto será permitida uma única vez na rodada (Apenas 01 dos pilotos da equipe), exceto na última prova. O novo piloto deverá ficar até o fim da rodada e herdará todos os direitos e deveres do substituído, inclusive penalizações.

 

2 - Taxa de renovação da inscrição e pagamento das etapas:

·       Será cobrada até a segunda prova da rodada o valor de R$ 100,00 por piloto referente a taxa de inscrição no Campeonato. Pilotos que correm em dois ou mais grupos terão 50% de desconto à partir da segunda inscrição;

·       O pagamento das etapas será cobrado antecipadamente a cada evento, com valores previstos de R$ 160,00 (inclusos transmissão e aluguel de balança no KGV) até a data do vencimento, sujeitos a alteração em casos de reajustes dos kartódromos;

·       Não serão aceitos como forma de pagamento cartão de credito, tickets, vouchers, pontos de fidelidade ou qualquer tipo de vale promocional. Casos pontuais solicitados via email podem ser avaliados pela Organização do Campeonato, mas dependerão de disponibilidade do kartódromo (limitado para baterias fechadas);  

·       Os pagamentos somente serão aceitos através transferência bancária antecipada na conta do Organizador;

·        Os prazos e valores de pagamentos serão informados previamente via Email e WhatsApp do Campeonato;

·       Caso a quantidade mínima de pilotos seja inferior a 16 por Grupo (bateria), será cobrada a diferença em forma de rateio dos pilotos ausentes daquele Grupo na etapa. Ex: Bateria fechada com 13 pilotos, serão cobradas 03 baterias para rateio entre os pilotos ausentes do Grupo.

3 - Provas:

·       Serão 6 provas na Temporada, uma por mês, agendadas antecipadamente, podendo ser alteradas (data e local) com prévio aviso de no mínimo uma semana;

·       Em casos de cancelamento da etapa por força maior (Situações climáticas, pandemia, problemas técnicos do kartódromo, etc), a Organização do Campeonato poderá sugerir aos pilotos, alternativas para reposição da etapa ou ajuste no cronograma do Campeonato, através de votação, atendendo o desejo da maioria dos pilotos;

·       No dia da corrida, caso existam vagas disponíveis, as mesmas poderão ser utilizadas para treino dos pilotos do Campeonato, com o ônus de largar do box ou no final do grid, 10 segundos após os demais.

4 - Uso de Lastro:

·       Haverá uso de lastro de 90 Kg para todos os pilotos (sem tolerância);

·       Será permitido o uso de lastro próprio sem restrição de peso;

·       A conferência do lastro será realizada ao final da prova  de forma aleatória, onde a Organização selecionará o mínimo de 06 pilotos para conferência;

·       A Organização poderá utilizar a balança que pesa piloto e kart, neste caso, o peso total do conjunto piloto e kart será de 240 kgs (150 kgs do kart + 90 kgs do piloto). 

5 - Na pista:

·     O piloto deve informar ao diretor de provas, erros de posicionamento no grid, motor apagado, defeito no kart, falta de lastro, ou qualquer outro fato que possa prejudicá-lo ou beneficiá-lo na prova;

·     O diretor de provas será soberano para tomar as medidas que julgar necessárias durante as provas, nenhum piloto nem a Organização do Campeonato poderá interferir em suas decisões. Qualquer contestação direta à direção de provas do kartódromo referente a punições que foram ou não aplicadas, erros de registros ou demais situações de pista, deve ocorrer no dia da corrida com a presença dos responsáveis pela Organização do Campeonato. Não serão aceitas solicitações de revisões posteriores a data da corrida.

6 - Trocas de Karts:

·       Haverá um tempo inicial de 05 minutos para tomada de tempo (somente na primeira etapa), aquecimento, treino e eventual troca do Kart. Em caso de troca durante os 05 minutos iniciais, o piloto será obrigado a utilizar o kart informado pela Organização do Campeonato. Após realizar a troca, o piloto não poderá retornar a pista para a tomada de tempo/treino, sendo obrigado a fazer a largada do box após a passagem do ultimo piloto do grid, ou largar nas últimas posições caso o traçado no dia não possibilite ou dificulte a largada do box;

·       Caso o piloto entre no box e não troque o kart, será considerado como troca (terá que largar do box);

·       Não será considerada como troca a substituição do kart por motivo de quebra, seja antes da entrada na pista ou durante os 05 minutos iniciais, desde de que comprovada pelos fiscais do kartódromo;

·       Também não será considerada a troca feita após a largada. 

7 - Grid de largada:

·       A largada será no formato de fila Indiana com ultrapassagem permitida após a passagem pelos cones;

·       Na primeira prova da rodada o grid será definido pelo qualify;

·       A partir da segunda prova será montado o grid em 3 blocos na seguinte sequência:

1º Bloco - Ordem inversa à chegada na prova anterior para os pilotos que não tenham cometido irregularidade disciplinar na referida prova;

2º Bloco - Ordem inversa à chegada na prova anterior para os pilotos que tenham cometido irregularidade disciplinar na referida prova;

3º Bloco - Ordem inversa à posição do piloto no campeonato para os pilotos que por qualquer motivo não tenham participado da prova anterior. 

8 - Será irregularidade disciplinar:

·       Toda e qualquer punição aplicada pelo diretor de provas durante ou logo após as corridas e especificado no relatório oficial da corrida. 

9 - Será irregularidade administrativa:

·       O não pagamento da taxa de inscrição até a segunda corrida da rodada;

·     A não utilização da camiseta/macacão oficial da equipe ou utilização irregular (nome colado com adesivo ou qualquer tipo de adaptação fora do padrão) de tal forma que não seja possível visualizar nas costas o nome do piloto e logo do campeonato. Tolerância de uma ocorrência por temporada;

·       Não colaborar com votação quando solicitado;

·       A desclassificação na prova ou irregularidade disciplinar não eliminam a irregularidade administrativa. 

10 - Será penalizado em 10 segundos:

·       O piloto que receber irregularidade disciplinar correspondente a advertência(s) durante a corrida.

11 - Será penalizado em pontos:

·    Além da penalização aplicada pela direção de prova, o piloto perderá 20 pontos quando receber a segunda irregularidade disciplinar da temporada e perderá 40 pontos a cada ocorrência a partir da terceira irregularidade disciplinar da temporada;

·       A cada prova que o piloto cometer irregularidades administrativas, essas irregularidades serão acumuladas e ele será punido com os pontos equivalentes ao número de posições que corresponde ao acúmulo de irregularidades. Ex. Numa prova em que o piloto completar 2 irregularidades administrativa e chegar em 9º, receberá a pontuação de 11º.

12 - Será desclassificado da corrida:

·       O piloto que não utilizar o Kart sorteado pela organização;

·       O piloto que largar em posição errada no grid que o favoreça durante a prova;

·       O piloto que trocar o kart durante os 05 minutos iniciais (qualify e aquecimento) e não respeitar a largada dos boxes ou nas ultimas posições do grid;

·       O piloto que efetuar qualquer alteração no kart que não seja regulagem da posição de banco;

·       O piloto que não utilizar o lastro determinado pela organização;

·       O piloto selecionado para pesagem que não aguardar no kart no momento da conferência do peso;

·       O piloto que utilizar qualquer tipo de aparelho comunicador eletrônico durante a prova;

·       Qualquer piloto por determinação do diretor de provas. 

13 - Será eliminado do campeonato e ficará pelo menos uma temporada inteira fora:

·       O piloto que faltar em quatro das seis provas da rodada, sem comprovar motivo de saúde.

·       O piloto que cometer atitude antidesportiva;

·       A equipe que acumular dez irregularidades administrativas durante a rodada;

·       A equipe que faltar em três das seis provas da rodada (os dois pilotos no mesmo dia);

·       A equipe que faltar na primeira prova da rodada e não comunicar sua intenção de continuar no campeonato. 

14 - Pontuação:

1°         80 pontos

18°       34 pontos

2°         72 pontos

19°       32 pontos

3°         66 pontos

20°       30 pontos

4°         62 pontos

21°       28 pontos

5°         60 pontos

22°       26 pontos

6°         58 pontos

23°       24 pontos

7°         56 pontos

24°       22 pontos

8°         54 pontos

25°       20 pontos

9°         52 pontos

26°       18 pontos

10°       50 pontos

27°       16 pontos

11°       48 pontos

28°       14 pontos

12°       46 pontos

29°       12 pontos

13°       44 pontos

30°       10 pontos

14°       42 pontos

31°         8 pontos

15°       40 pontos

32°         6 pontos

16°       38 pontos

33°         4 pontos

17°       36 pontos

34°         2 pontos

 

·       Adicionalmente, o piloto que fizer a melhor volta da corrida receberá 5 pontos;

·       Aqueles pilotos que participam de mais de um grupo de níveis diferentes receberão a pontuação de posições abaixo da obtida na pista (cumulativamente a eventuais punições);

·       Para os casos de grupos com um nível de diferença serão duas posições abaixo;

·       Para os casos de grupos com dois níveis de diferença serão quatro posições abaixo;

·      Na Terceira Etapa do Campeonato, o piloto que doar 05 kgs de alimentos não perecíveis, será bonificado com 05 pontos. Os alimentos serão destinados a Projetos Sociais previamente informados pela Organização do Campeonato. 

 15 - Descarte:

·       Não haverá descarte de resultados.

 16 - Critérios de desempate:

1.    Maior número de vitórias;

2.    Maior número de segundos lugares;

3.    Maior número de terceiros lugares;

4.    Maior número de “melhor volta”;

5.    Sorteio. 

17 – Premiação no final da Temporada:

·       Troféu para os dois pilotos das cinco melhores equipes de cada grupo;

·       Troféu “Acelera parceiro” ao melhor piloto cuja equipe não esteja entre as cinco primeiras. 

18 - Troca entre os grupos:

·       As quatro melhores equipes de cada grupo subirão para o grupo imediatamente acima;

·       As quatro piores equipes de cada grupo cairão para o grupo imediatamente abaixo;

·      Se, pelos resultados alcançados, duas ou mais equipes que incluem o mesmo piloto, forem para o mesmo grupo, a equipe mais bem classificada permanecerá / irá para este grupo e a outra equipe irá para o nível imediatamente inferior. Entende-se que p.ex. a equipe em 14º lugar no Grupo 1 (Quarto de Milha) é mais bem classificada do que a equipe em 5º lugar no Grupo 2 (Mangalarga);

·       Para efeito de impedimento de subida / permanência, será considerada a formação das equipes na última corrida da temporada.

19 - Leilão de vagas:

·      Em caso de eliminação de alguma equipe dos grupos 1 (Quarto de Milha) e 2 (Mangalarga) durante a rodada, se houver interesse da organização, a vaga poderá ser oferecida publicamente a todas as equipes dos grupos seguintes com o ônus de perder um terço dos pontos que possuir e largar em último na prova seguinte;

·       As equipes interessadas deverão se manifestar por escrito, em prazo máximo de três dias após a oferta;

·      Havendo mais de uma equipe interessada na promoção, a equipe que estiver mais bem classificada dentro do seu subgrupo no campeonato no dia do leilão será a vencedora e subirá de grupo levando dois terços dos seus pontos. Caso dois terços dos pontos não seja um número inteiro, ele será arredondado para cima. Se houver empate entre duas ou mais equipes, os critérios citados no item 16 serão utilizados;

·       Esse processo irá gerar um efeito cascata que resultará em outras vagas finalizando com uma vaga no grupo 3 (Andaluz), que será preenchida pela primeira equipe da lista de espera.

20 - Disposições gerais:

·       Caso o relatório da corrida seja emitido com erros, somente o diretor de provas, mediante anotação e assinatura poderá mudar os resultados, de tal forma que, se isso não ocorrer por qualquer que seja o motivo, a organização usará o relatório da corrida como resultado oficial, mesmo que esteja incorreto;

·       O piloto que cometer suposta atitude antidesportiva poderá ser punido com suspensão temporária ou eliminação do campeonato da forma que a Organização do Campeonato melhor entender.

·       Sendo eliminado, equipe ou piloto, só poderá voltar ao campeonato após avaliação e aprovação da Organização;

·       Será tolerada a irregularidade na utilização da camiseta oficial na primeira participação da equipe na Temporada;

·       Após a divulgação dos resultados das provas, qualquer contestação referente a possíveis erros de registros da Organização, só poderão ser contestados até 48 hs após a divulgação oficial via email do Campeonato. Caso não haja contestação até esse período os resultados serão mantidos em definitivo;

·       Qualquer situação não prevista neste regulamento caberá a Organização do Campeonato avaliar e tomar a decisão que melhor entender.