Esta é uma página comemorativa. Clique aqui para ir para a página principal do campeonato  

26º GP dos Campeões 2022 - Kartódromo Granja Viana - Traçado 121 - 17.12.2022



O VENCEDOR DE 2022: ALBERTO COSTOYA

Nosso amigo Alberto Costoya é um dos pilotos mais antigos do Campeonato Pangaré, tendo iniciado sua carreira conosco em 17/05/2003, defendendo a equipe Saudade de Casa, quando chegou ao pódio já na sua primeira corrida no Kart-in Jaguaré. Ele se classificou para o GP dos Campeões diversas vezes desde então, e esteve perto da vitória na maioria delas. Agora, em 2022 ele foi campeão mais uma vez, tornando-se o maior vencedor da Historia do GP dos Campeões, com 7 títulos (2005, 2008, 2009, 2014, 2017, 2018 e 2022).

No Campeonato Pangaré, Alberto se sagrou Campeão nas seguintes temporadas e grupos:

2005 - Temporada 13 - Grupo 1;
2010 - Temporada 22 - Grupo 1
2010 - Temporada 23 - Grupo 1
2011 - Temporada 24 - Grupo 1
2012 - Temporada 27 - Grupo 2 Azul
2013 - Temporada 28 - Grupo 1
2013 - Temporada 29 - Grupo 1
2014 - Temporada 30 - Grupo 1
2017 - Temporada 37 - Grupo 2 Vermelho
2019 - Temporada 40 - Grupo 1 e Grupo 2 Azul
2020 - Temporada 42 - Grupo Elite e Grupo Intermediário
2022 - Temporada 45 - Grupo 3 Andaluz
2022 - Temporada 46 - Grupo 1 Quarto de Milha e Grupo 2 Mangalarga

Além do Campeonato Pangaré, Costoya também conquistou diversos títulos importantes no kartismo, incluindo o de Campeão Brasileiro.

Não há dúvidas de que Costoya é um piloto diferenciado e pedimos que ele nos contasse um pouco mais da sua história no kart com suas próprias palavras:

"Comecei a correr de kart quando tinha 34 anos, brincando nas baterias dos kartódromos de São Paulo (hoje, caminho para 55 anos hehehe)

Após algo como 6 meses brincando em baterias abertas decidi participar do meu primeiro campeonato e entrei no Pangaré em 2003.

Comecei a andar no Pangaré com um grande amigo meu chamado Fabio Goncalves (ZN) onde iniciamos com a equipe Saudade de Casa. A Saudade de Casa teve vários ótimos integrantes ao meu lado além do Fabio (o Fabio mudou do Brasil para EUA e depois para Alemanha) entre eles o Ricardo, Miguel, Peterson e atualmente com o grande Valtinho onde fomos campeões na ultima temporada de 2022.

Tive também a oportunidade de andar pela equipe do Pangaré a muitos e muitos anos atrás no interclubes de kart e chegamos em terceiro lugar naquela época. Anos depois andei no interclubes pela CPKA e fomos campeões.

Corri na Amika e fui campeão por 3 vezes em diferentes categorias

Corri na KFF e fui campeão por 2 vezes em diferentes categorias

Corri em alguns campeonatos curtos (a exemplo do BKI mas com certeza sem a mesma quantidade de pilotos) na Áustria, Alemanha, Bélgica e Franca e tive a sorte de ser campeão nos mesmos.

Corri juntamente com a equipe da VW ( a qual tinha em conjunto outros grandes pilotos do próprio Pangare) nos jogos do SESI Industrias e fomos campeões

Andei no meu primeiro brasileiro de kart (BKI) finalizando em quinto lugar ao final da categoria Master.

Após isto corri outros brasileiros de kart e fui campeão da categoria Master (titulo CBA) por uma vez
2 vezes campeão da categoria Senior
1 vez vice campeão da categoria Master
2 vezes vice campeão da categoria Sênior
1 vez vice campeão de categoria Super Sênior

E por fim terceiro lugar na categoria super Sênior do BKI de 2022 (fui mais vezes vice do que campeão hehehe).

Andeinas 500 milhas de indoor KGV junto a equipe Meteoro e fomos campeões.

Recentemente tive a oportunidade de andar junto por duas etapas com os colegas da Equipe Kartarugas no campeonato de Endurance da CPKA com grande prazer de fazer parte da equipe campeã.

Quanto ao GP dos campeões do Pangaré tive a oportunidade de ganhar algumas vezes em diferentes formatos da competição.

Correr no Pangaré junto de tanta gente legal ê para mim um grande prazer. Pilotos mais novos (e muito bons por sinal que muitas vezes demonstram que estou andando e não correndo) e pilotos mais velhos (como e o meu caso) se encontram, competem, brigam um pouco (faz parte dentro do espirito de competição), aprendem e fazem boas amizades (cultuadas fora e não dentro das pistas hehehe)."

Parabens Costoya! É um grande orgulho termos um piloto como você competindo no Pangaré.

Placar dos Campeões: Costoya é o 1º piloto hepta-campeão no nosso "hall da fama".

Com a sua vitória nesta 26ª edição, realizada em dezembro de 2022, Costoya é o 1º piloto hepta-campeão do GP Pangaré dos Campeões. Miguel Castro é tricampeão, seguido de perto pelos bi-campeões Marcelo Franção, Felipe Conrado, André Campos, Antonio Plá e André Tristao. Conquistaram também o GP dos Campões uma vez os pilotos Eduardo Beraldo, Luiz Tristão, José Luiz, Jens Holderer, Luciano Carvalho e Renato Taqueda.

Obrigado a todos e que 2023 esteja reservando muitas vitórias para todos, dentro e fora das pistas!