Esta é uma página comemorativa. Clique aqui para ir para a página principal do campeonato 

18º GP dos Campeões 2014 - Granja Viana

Selecionando os Pilotos

Para se classificar para o GP dos Campeões, o piloto tem que estar entre os pilotos que mais pontuaram em ao menos uma das temporadas disputadas no ano. Os 6 melhores do grupo 1, os 4 melhores de cada grupo 2 e os 3 melhores de cada grupo 3 carimbam o passaporte e adquirem o direito de participar de uma corrida especial, onde pilotos de diferentes grupos se encontram. Nesta corrida a equipe pela qual o piloto compete fica em segundo plano, mesmo porque há casos em que só um elemento da dupla se classifica. O GP dos Campeões de 2014 ocorreu no dia 14.12.2014, no Kartódromo Granja Viana.

Mantivemos a mesma metodologia adotada no ano passado, com a divisão da disputa em três partes, sendo 10 minutos de treino classificatório e duas vezes 20 minutos de corridas. A ordem de largada da primeira corrida foi como de praxe, considerando as melhores voltas no treino. A ordem de largada da segunda corrida foi definida de forma separada para Karts e pilotos. Os Karts voltaram à mesma posição da largada da primeira corrida, os pilotos largaram em seqüência inversa à chegada da primeira corrida.

A soma dos pontos resultou na classificação final. Para equilibrar esta disputa, todos foram para a pista pesando um mínimo de 85 kg.

As Corridas

O treino classificou Eduardo Morita, Miguel Castro, Ricardo Rizzo e Alberto Costoya nas quatro primeiras posições. E na corrida os astros principais foram eles mesmos. Costoya e Miguel passaram Rizzo e Morita, mas não conseguiram abrir muita distância. Lá pelo meio da corrida, Costoya conseguiu um pouco de fôlego, e terminou a corrida com pouco mais de três segundos de vantagem. Miguel, Rizzo e Morita lutaram muito entre si, e fecharam a corrida com menos de um segundo de diferença. Mais para trás, também vimos muitas disputas entre todos.

Hora de formar o grid para a segunda corrida. O primeiros colocados foram para os últimos lugares. A expectativa era grande... quem conseguiria se livrar do tráfego com mais facilidade? Será que os Karts lá do fundão estariam bons? Logo na largada Morita, Rizzo, Miguel e Costoya mostraram toda a competência que têm. Eles iniciaram uma série de ultrapassagens, enquanto lá na frente Renato Citrini, André Tristão e Rafael Eid -- que largaram mais à frente -- começaram a abrir uma boa vantagem. No fim, eles só seriam alcançados por Costoya. As primeiras posições da segunda corrida acabaram ficando com Citrini, Tristão, Costoya, Eid, Rizzo, Miguel e Morita.

Somando os pontos das duas corridas, tivemos o seguinte resultado: Costoya em primeiro, Citrini em segundo e Miguel em terceiro. Rizzo, Tristão e Morita completaram os seis primeiros.

Podio

A passagem do caneco

Passagem

Nosso Campeão: Alberto Costoya

Nosso amigo Costoya é um dos pilotos mais antigos do Pangaré, tendo iniciado a carreira em 17.05.2003 -- com pódio -- no Jaguaré. Sempre defendeu a equipe Saudade de Casa. Neste tempo ele participou de 129 corridas regulares, além de vários GPs dos Campeões. Venceu 20 vezes (das quais 16 no Grupo 1) e esteve no pódio 62 vezes (das quais 48 no Grupo 1).

Ele se classificou para o GP dos Campeões diversas vezes, esteve perto da vitória várias vezes e pela quarta vez não deu chance para o azar. Suas principais características dentro das pistas são competitividade e lealdade. Fora delas ele é acessível e técnico.

E ele detém outro recorde: o de maior tempo entre o primeiro e o último título. Nada menos que 9 anos. Ele venceu GPs dos Campeões em 2005, 2008, 2009 e agora em 2014.

Felizmente podemos dizer que o troféu continua em boas mãos.

Campeao

Placar dos Campeões: Alberto Costoya é o primeiro tetra

Costoya é nosso primeiro piloto tetra-campeão. Ano passado Miguel Castro havia empatado no tri e Costoya quis voltar a abrir vantagem. Os bi-campeões são Marcelo Franção, Felipe Conrado, André Campos e Antonio Plá. E os que venceram uma vez são Luiz Tristão, Jens Holderer e André Tristão.

Ranking

Obrigado a todos e que 2015 esteja reservando muitas vitórias para todos.

Jens Holderer