Esta é uma página comemorativa. Clique aqui para ir para a página principal do campeonato
18º
GP dos Campeões 2014 - Granja Viana
Selecionando os Pilotos
Para se classificar para o GP dos Campeões, o piloto tem
que estar entre os pilotos que mais pontuaram em ao menos uma das temporadas
disputadas no ano. Os 6 melhores do grupo 1, os 4 melhores de cada grupo 2 e os
3 melhores de cada grupo 3 carimbam o passaporte e adquirem o direito de
participar de uma corrida especial, onde pilotos de diferentes grupos se
encontram. Nesta corrida a equipe pela qual o piloto compete fica em segundo
plano, mesmo porque há casos em que só um elemento da dupla se classifica. O GP
dos Campeões de 2014 ocorreu no dia 14.12.2014, no Kartódromo Granja Viana.
Mantivemos a mesma metodologia adotada no ano passado, com
a divisão da disputa em três partes, sendo 10 minutos de treino classificatório
e duas vezes 20 minutos de corridas. A ordem de largada da primeira corrida foi
como de praxe, considerando as melhores voltas no treino. A ordem de largada da
segunda corrida foi definida de forma separada para Karts e pilotos. Os Karts
voltaram à mesma posição da largada da primeira corrida, os pilotos largaram em
seqüência inversa à chegada da primeira corrida.
A soma dos pontos resultou na classificação final. Para
equilibrar esta disputa, todos foram para a pista pesando um mínimo de 85 kg.
As Corridas
O treino classificou Eduardo Morita, Miguel Castro,
Ricardo Rizzo e Alberto Costoya nas quatro primeiras posições. E na corrida os
astros principais foram eles mesmos. Costoya e Miguel passaram Rizzo e Morita,
mas não conseguiram abrir muita distância. Lá pelo meio da corrida, Costoya
conseguiu um pouco de fôlego, e terminou a corrida com pouco mais de três
segundos de vantagem. Miguel, Rizzo e Morita lutaram muito entre si, e fecharam
a corrida com menos de um segundo de diferença. Mais para trás, também vimos
muitas disputas entre todos.
Hora de formar o grid para a segunda corrida. O primeiros
colocados foram para os últimos lugares. A expectativa era grande... quem
conseguiria se livrar do tráfego com mais facilidade? Será que os Karts lá do
fundão estariam bons? Logo na largada Morita, Rizzo, Miguel e Costoya mostraram
toda a competência que têm. Eles iniciaram uma série de ultrapassagens, enquanto
lá na frente Renato Citrini, André Tristão e Rafael Eid -- que largaram mais à
frente -- começaram a abrir uma boa vantagem. No fim, eles só seriam alcançados
por Costoya. As primeiras posições da segunda corrida acabaram ficando com
Citrini, Tristão, Costoya, Eid, Rizzo, Miguel e Morita.
Somando os pontos das duas corridas, tivemos o seguinte
resultado: Costoya em primeiro, Citrini em segundo e Miguel em terceiro. Rizzo,
Tristão e Morita completaram os seis primeiros.
Nosso Campeão: Alberto Costoya
Nosso amigo Costoya é um dos pilotos mais antigos do
Pangaré, tendo iniciado a carreira em 17.05.2003 -- com pódio -- no Jaguaré.
Sempre defendeu a equipe Saudade de Casa. Neste tempo ele participou de 129
corridas regulares, além de vários GPs dos Campeões. Venceu 20 vezes (das quais
16 no Grupo 1) e esteve no pódio 62 vezes (das quais 48 no Grupo 1).
Ele se classificou para o GP dos Campeões diversas vezes,
esteve perto da vitória várias vezes e pela quarta vez não deu chance para o
azar. Suas principais características dentro das pistas são competitividade e
lealdade. Fora delas ele é acessível e técnico.
E ele detém outro recorde: o de maior tempo entre o
primeiro e o último título. Nada menos que 9 anos. Ele venceu GPs dos Campeões
em 2005, 2008, 2009 e agora em 2014.
Felizmente podemos dizer que o troféu continua em boas
mãos.
Placar dos Campeões: Alberto Costoya é o primeiro tetra
Costoya é nosso primeiro piloto tetra-campeão. Ano passado
Miguel Castro havia empatado no tri e Costoya quis voltar a abrir vantagem. Os
bi-campeões são Marcelo Franção, Felipe Conrado, André Campos e Antonio Plá. E
os que venceram uma vez são Luiz Tristão, Jens Holderer e André Tristão.
Obrigado a todos e que 2015 esteja reservando muitas vitórias para todos.
Jens Holderer