38º e
39º Pangaré - GP dos Campeões 2018 - Kartódromo de Interlagos
Selecionando
os Pilotos
Para se classificar para o GP dos Campeões, o piloto tem
que estar entre os pilotos que mais pontuaram em ao menos uma das temporadas
disputadas no ano. Os 6 melhores do grupo 1, os 4 melhores de cada grupo 2 e
os 3 melhores de cada grupo 3 carimbam o passaporte e adquirem o direito de
participar de uma corrida especial, onde pilotos de diferentes grupos se
encontram. Nesta corrida a equipe pela qual o piloto compete fica em segundo
plano, mesmo porque há casos em que só um elemento da dupla se classifica
...
Afinal, para se classificar para o GP dos Campeões os
critérios não mudaram. Mas para não ficar na mesmice, a administração do
Pangaré sempre inova. Mesmo quem não se classificou para o GP, pôde
participar. Bastava estar lá em Interlagos às 15:00 horas e manifestar seu
interesse. Para garantir a participação dos classificados, o regulamento
previu um sorteio entre os não classificados que pretendiam participar e
correr com os melhores Pangarés do ano. E, lógico, tinha que ser Pangaré
ativo.
Tudo isto ocorreu no dia 16.12.2018, no Kartódromo de
Interlagos.
Este ano fizemos duas corridas de 25 minutos, cada. Sem
treino classificatório, com a ordem de largada e a distribuição dos Karts
definididas por sorteio. A largada da segunda corrida foi invertida em
relação à da primeira; assim na média todos largaram no meio. Antes de
entrar na pista, cada piloto já sabia quais seriam suas posições de largada
e quais seriam seus Karts, em cada uma das corridas. Pela soma dos pontos
obtidos nas duas baterias, foi determinado quais pilotos mereceriam subir ao
pódio e qual seria o grande Campeão de 2018.
Para equilibrar esta disputa, todos foram para a pista
pesando um mínimo de 90 kg.
As Corridas
Dada a largada da primeira bateria, os pilotos começaram a
se posicionar na corrida, atacando ou defendendo. Depois de algumas voltas,
Alberto Costoya estava na liderança, com Luciano Carvalho, Felipe de Gerone,
André Tristão e Rodrigo Mange na cola. Outra vitória de Costoya se
desenhava. Mas... faltando algumas voltas para o final, seu kart começou a
perder rendimento, possibilitando a Felipe de Gerone e André Tristão
ultrapassarem-no. Mas ele conseguiu segurar Luciano Carvalho e Rodrigo Mange
no braço, com uma boa distância para os demais. Destaque para Felipe, que
largou em penúltimo e venceu a corrida.
Hora de formar o grid para a segunda corrida. O
regulamento indicou que quem largou na frente na primeira corrida, agora
iria lá para trás. E vice versa. Os mesmos cinco pilotos que dominaram a
primeira bateria, foram os destaques nesta. Com um integrante a mais, Luiz
Carlos Cunha. Estes seis pilotos formaram dois grupos de três karts, cada.
Costoya, Felipe e Mange mais à frente, André, Luiz Carlos e Luciano um pouco
mais atrás. Para Felipe, o segundo lugar bastava. Mas... Mange conseguiu
sair da última curva da última volta um pouco mais forte e passou Felipe
praticamente na linha de chegada. Foi por uma mísera fração de segundo
(0,036 segundo, para ser preciso).
Somando os pontos das duas corridas, um empate entre
Costoya e Felipe. Pelo regulamento o critério de desempate é a classificação
da segunda bateria. E assim, Costoya levou o caneco de novo. Felipe ficou em
segundo, André em terceiro, depois Luciano e Mange.
Nosso Campeão: Alberto Costoya
Nosso amigo Costoya é um dos pilotos mais antigos do
Pangaré, tendo iniciado a carreira em 17.05.2003 -- com pódio -- no Jaguaré.
Defendeu a equipe Saudade de Casa até o início da 37ª temporada, quando se
transferiu para a equipe Kwik. Neste tempo ele participou de 192 corridas
regulares, além de vários GPs dos Campeões. Venceu 31 vezes (das quais 18 no
Grupo 1) e esteve no pódio 82 vezes (das quais 54 no Grupo 1).
Ele se classificou para o GP dos Campeões diversas vezes,
esteve perto da vitória várias vezes e pela sexta vez não deu chance para o
azar. Suas principais características dentro das pistas são competitividade
e lealdade. Fora delas ele é acessível e técnico. Este ano vou acrescentar
mais uma qualidade: a determinação.
E ele detém outro recorde: o de maior tempo entre o
primeiro e o último título. Nada menos que 13 anos. Ele venceu GPs dos
Campeões em 2005, 2008, 2009, 2014, 2017 e 2018.
Felizmente podemos dizer que o troféu continua em boas
mãos. Seis vezes nas mesmas mãos, dá para dizer que não são boas as mãos e
os braços?
|
Placar dos Campeões: Costoya é o 1º piloto hexa-campeão no “hall da fama”
Costoya é nosso primeiro piloto hexa-campeão. Miguel
Castro é tri. Os bi-campeões são Marcelo Franção, Felipe Conrado, André
Campos e Antonio Plá. E os que venceram uma vez são Luiz Tristão, Jens
Holderer, André Tristão, Luciano Carvalho e Renato Taqueda.
Obrigado a todos e que 2019 esteja reservando muitas
vitórias para todos. Seja nas pistas, seja na vida pessoal, seja no
trabalho.
Jens Holderer
CALENDÁRIO 2019 | ||||||||
Temporada | Etapa | Data | Local | Grupo 1 | Grupo 2 | Grupo 3 | ||
Azul | Vermelho | |||||||
40 | 1 | Domingo | 20/01/19 | Interlagos | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 |
2 | Domingo | 24/02/19 | KGV | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
3 | Domingo | 24/03/19 | KGV | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
4 | Sábado | 13/04/19 | Interlagos | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
5 | Domingo | 19/05/19 | KGV | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
6 | Domingo | 30/06/19 | Interlagos | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
41 | 1 | Domingo | 28/07/19 | Interlagos | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 |
2 | Domingo | 25/08/19 | Interlagos | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
3 | Domingo | 22/09/19 | KGV | 16:00 | 16:30 | 17:00 | 17:30 | |
4 | Domingo | 06/10/19 | Interlagos | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
5 | Domingo | 03/11/19 | KGV | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
6 | Domingo | 01/12/19 | KGV | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 | |
GPC 2019 | Domingo | 15/12/19 | KGV | 16:30 | 2 baterias - GP dos Campeões 2019 |