CAMPEONATO PANGARÉ DE
KART
REGULAMENTO DAS PROVAS DE ENDURANCE
O presente regulamento está baseado em princípios
de igualdade de direitos e obrigações, esses princípios devem ser aplicados a
todos os pilotos e eles são superiores a eventuais interpretações pessoais dos
artigos nele registrados.
1) INFORMACÕES GERAIS
1.1 As Etapas de Endurance do Campeonato Pangaré farão
parte do calendário vigente, e suas informações estarão previamente disponíveis
no site do campeonato, www.pangare.esp.br.
1.2 A prova de Endurance terá 100 minutos de duração,
tempo equivalente a 04 baterias de 25 minutos somadas, total utilizado hoje nas
corridas dos grupos Elite, Avançado, Intermediário e Acesso juntos. O objetivo
da etapa de Endurance é promover maior interação entre os pilotos, contemplando
diversão e competição.
1.3 Não haverá custo adicional para a Etapa de
Endurance, mas será necessário o pagamento antecipado até 10 dias antes da data
da corrida, para que a Organização do Campeonato possa se programar em relação a
formação das equipes.
2) DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES E SUAS ESTRATÉGIAS
2.1 As equipes serão compostas por 04 pilotos, sendo
um piloto de cada grupo do Campeonato (Grupos Elite, Avançado, Intermediário e
Acesso).
2.2 A escolha dos pilotos de cada equipe se dará
através de sorteio.
2.3 Para os pilotos que correm em 02 (dois) ou mais
grupos, será necessário negociar com as equipes os momentos de entrada na pista.
2.3 Para efeito de sorteio das equipes, caso as
quantidades de pilotos confirmados em cada grupo sejam diferentes, será
necessário realizar um ajuste de pilotos por grupo, sendo necessário promover ou
rebaixar os pilotos imediatamente nas “pontas” das tabelas do seu grupo, de
acordo com a classificação do piloto no Campeonato até o momento do Endurance.
Ex: Se o grupo Elite conter 30 pilotos confirmados e o Grupo Avançado conter
apenas 26 pilotos, será necessário “rebaixar” os dois últimos pilotos do Grupo
Elite para o Grupo avançado, para que os dois grupos tenham 28 pilotos,
possibilitando o sorteio. Caso as quantidades fossem inversas, o procedimento
seria de promover os dois primeiros pilotos do Grupo Avançado para ter 28
pilotos em cada grupo.
2.4 Este procedimento será adotado considerando todos
os Grupos (Elite, Avançado, Intermediário e Acesso). Ainda se as quantidades de
pilotos confirmados não permitirem a divisão em quantidades iguais, serão
oferecidas vagas complementares para uma segunda participação, com preferência
para os pilotos imediatamente classificados abaixo da tabela de seu grupo, com o
benefício de considerar seu melhor resultado das duas participações para efeito
de pontuação no Campeonato.
2.5 A equipes serão responsáveis por sua própria
estratégia de pista, ordem de entrada dos pilotos, controle de tempo e demais
fatores de sua corrida, podendo fazer uso livre de placas de sinalização,
relógios, cronômetros, GPS e etc.
2.6 Será proibido o uso de rádios ou qualquer outro
tipo de comunicador eletrônico entre o piloto e sua equipe, assim como entre os
integrantes da equipe fora da pista.
3) FORMATO DA PROVA
3.1 A prova terá 100 minutos de duração, sendo os 5
minutos iniciais para classificação e definição do grid de largada, e 95 minutos
de corrida.
3.2 A largada se dará no estilo “Le Mans”
preferencialmente, mas a Organização do Campeonato poderá alterar, se
necessário.
3.3 A largada deverá ser feita pelo piloto que
executou a classificação da equipe durante o tempo de definição do grid de
largada, obrigatoriamente. Caso a equipe queira trocar de kart durante o
qualify, será permitida uma única troca, sendo obrigatória a troca do kart e do
piloto, e este deverá fazer a largada.
Nota: Será conferida a pesagem nas trocas dos karts.
3.4 Caso a prova seja paralisada por Bandeira Vermelha
o tempo não será paralisado.
3.5 Em caso de bandeira vermelha o box será fechado e
será vedada a entrada dos karts nessa área.
3.6 Em caso de bandeira vermelha com karts dentro dos
boxes, estes não poderão sair e a contagem de seu tempo de 4 minutos será
interrompida até o momento da relargada. Esse tempo continuará a correr assim
que a bandeira verde for acionada e o controle será feito com a assistência de
funcionários do Kartódromo e da torre de cronometragem.
3.7 O lastro da prova será de 90 kgs de acordo com o
regulamento vigente do campeonato, e a conferência se dará somente na saída da
pista.
3.8 Cada equipe deverá realizar um mínimo de 3 paradas
obrigatórias para troca de karts e piloto.
3.9 Cada troca de kart deverá obrigatoriamente ter um
tempo mínimo de 4 minutos. Após a terceira parada, se necessário a equipe poderá
realizar suas paradas para troca de kart e pilotos sem cumprir um tempo mínimo.
3.10 Cada piloto da equipe deverá ter a permanência
mínima na pista de 20 minutos, sendo 16 minutos de corrida + 04 minutos da troca
de kart e piloto.
3.11 Todo o Kart que entrar no box por qualquer motivo
que não seja o Stop & Go, terá que trocar o piloto e o Kart, independente da
quantidade de paradas realizadas.
3.12 Todo o piloto que entrar no Box para troca de
kart, será pesado e terá o lastro conferido pela organização do Campeonato. O
piloto quando parar no box para troca não pode descer do kart sem que um membro
da organização determine.
3.13 A equipe que receber bandeira de advertência
(preta e branca) será penalizada em 10 segundos a cada ocorrência. Em casos de Stop
& Go (bandeira preta com bola laranja) o
piloto deverá entrar nos boxes para trocar piloto e de kart devido a problemas
técnicos ou mecânicos.
3.14 A equipe que não cumprir os 4 minutos mínimos
obrigatórios em qualquer uma de suas 3 primeiras paradas, receberá um TIME
PENALTY referente ao DOBRO de tempo em que faltou para cumprir sua parada de 4
minutos e que deverá ser cumprido no box ou em um local indicado na pista.
4) SORTEIO DOS KARTS E NUMERAÇÕES
4.1 Cada equipe receberá uma plaquinha com um
número através de sorteio. Essa numeração será distribuída para as equipes.
4.2 Os karts a serem utilizados pelas equipes deverão
ser sorteados durante o evento da forma que melhor convier à organização. Fica
proibida a escolha de karts por parte das equipes.
5) PUNIÇÕES
5.1 Não serão admitidos ofensa, xingamento,
desrespeito, agressão física ou verbal a qualquer membro da organização do
kartódromo, a outros pilotos, aos coordenadores do evento e público em geral
ficando o infrator sujeito a penalizações de acordo com o regulamento do
Campeonato.
5.2 O piloto que for pesado durante a troca de pilotos
e apresentar peso inferior a 90kg e superior a 80kg, considerando lastro do kart
(cada lastro tem peso de 5Kg), terá o Kart punido em 3 voltas no seu tempo
final de corrida.
5.3 O piloto que pesar abaixo de 80kg terá o kart da
equipe desclassificado da prova.
5.4 A equipe que for pesada com peso inferior de 90Kg
e superior a 80Kg por 2 vezes será desclassificada da prova.
5.5 Caso o kart quebre na pista e seja constatado que o
piloto estava abaixo do peso, serão aplicadas as penalizações dos itens 5.3 e
5.4
5.6 A equipe que desrespeitar o item 2.6 deste
regulamento, será desclassificada da prova.
5.7 A equipe que desrespeitar o item 3.10 deste
regulamento será punida em 5 voltas no seu tempo final de corrida, para cada vez
que a infração ocorrer.
5.8 O piloto que não cumprir o item 3.11 será punido
em 1 volta.
5.9 Caso alguém da equipe invada a pista por qualquer
motivo, a equipe será penalizada em 2 voltas.
5.10 Caso algum piloto entre com excesso de velocidade
na área de boxes, ou ande em sentido contrário na área de boxes, colocando em risco
mecânicos, pessoal da organização e pilotos, a equipe será penalizada em 3
voltas.
5.11 As punições de
advertência também serão repassadas a todos os pilotos da equipe em igualdade.
6) SENSOR
6.1 Todos os pilotos serão obrigados a entrar na pista
com o sensor de cronometragem fornecido pela organização dentro de uma
tornozeleira. Em caso de perda da tornozeleira durante a prova o kart receberá
bandeira de Box para colocar outra e será obrigatório a troca de piloto e kart.
7) SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS
7.1 Em casos não previstos neste regulamento, a
Organização do Campeonato poderá consultar o Diretor de Provas, auxiliares de
boxes, pilotos, funcionários do kartódromo e afins, para tomar uma decisão.
8) PONTUAÇÃO
8.1 O critério de pontuação para cada equipe será o
mesmo descrito no regulamento do Campeonato. Os pilotos receberão de forma
individual a mesma pontuação de sua equipe no Endurance para a classificação no
Campeonato. Para os pilotos que correm mais que uma bateria, estarão sujeitos ao
mesmo critério de pontuação por níveis de acordo com as regras do Campeonato.
9) CONCLUSÃO
9.1 Após o início do evento as regras só poderão ser
alteradas pela Organização do Campeonato, se necessário, e apenas em casos
extremos.
9.2 Quaisquer dúvidas ou impasse que não estiver
previsto nesse Regulamento serão resolvidos pela organização do Campeonato.