CAMPEONATO PANGARÉ DE KART
REGULAMENTO DAS PROVAS DE ENDURANCE

O presente regulamento está baseado em princípios de igualdade de direitos e obrigações, esses princípios devem ser aplicados a todos os pilotos e eles são superiores a eventuais interpretações pessoais dos artigos nele registrados.


1) INFORMACÕES GERAIS

1.1 As Etapas de Endurance do Campeonato Pangaré farão parte do calendário vigente, e suas informações estarão previamente disponíveis no site do campeonato, www.pangare.esp.br.

1.2 A prova de Endurance terá 100 minutos de duração, tempo equivalente a 04 baterias de 25 minutos somadas, total utilizado hoje nas corridas dos grupos Elite, Avançado, Intermediário e Acesso juntos. O objetivo da etapa de Endurance é promover maior interação entre os pilotos, contemplando diversão e competição.

1.3 Não haverá custo adicional para a Etapa de Endurance, mas será necessário o pagamento antecipado até 10 dias antes da data da corrida, para que a Organização do Campeonato possa se programar em relação a formação das equipes.


2) DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES E SUAS ESTRATÉGIAS

2.1 As equipes serão compostas por 04 pilotos, sendo um piloto de cada grupo do Campeonato (Grupos Elite, Avançado, Intermediário e Acesso).

2.2 A escolha dos pilotos de cada equipe se dará através de sorteio.

2.3 Para os pilotos que correm em 02 (dois) ou mais grupos, será necessário negociar com as equipes os momentos de entrada na pista.

2.3 Para efeito de sorteio das equipes, caso as quantidades de pilotos confirmados em cada grupo sejam diferentes, será necessário realizar um ajuste de pilotos por grupo, sendo necessário promover ou rebaixar os pilotos imediatamente nas “pontas” das tabelas do seu grupo, de acordo com a classificação do piloto no Campeonato até o momento do Endurance. Ex: Se o grupo Elite conter 30 pilotos confirmados e o Grupo Avançado conter apenas 26 pilotos, será necessário “rebaixar” os dois últimos pilotos do Grupo Elite para o Grupo avançado, para que os dois grupos tenham 28 pilotos, possibilitando o sorteio. Caso as quantidades fossem inversas, o procedimento seria de promover os dois primeiros pilotos do Grupo Avançado para ter 28 pilotos em cada grupo.

2.4 Este procedimento será adotado considerando todos os Grupos (Elite, Avançado, Intermediário e Acesso). Ainda se as quantidades de pilotos confirmados não permitirem a divisão em quantidades iguais, serão oferecidas vagas complementares para uma segunda participação, com preferência para os pilotos imediatamente classificados abaixo da tabela de seu grupo, com o benefício de considerar seu melhor resultado das duas participações para efeito de pontuação no Campeonato.

2.5 A equipes serão responsáveis por sua própria estratégia de pista, ordem de entrada dos pilotos, controle de tempo e demais fatores de sua corrida, podendo fazer uso livre de placas de sinalização, relógios, cronômetros, GPS e etc.

2.6 Será proibido o uso de rádios ou qualquer outro tipo de comunicador eletrônico entre o piloto e sua equipe, assim como entre os integrantes da equipe fora da pista.

3) FORMATO DA PROVA

3.1 A prova terá 100 minutos de duração, sendo os 5 minutos iniciais para classificação e definição do grid de largada, e 95 minutos de corrida.

3.2 A largada se dará no estilo “Le Mans” preferencialmente, mas a Organização do Campeonato poderá alterar, se necessário.

3.3 A largada deverá ser feita pelo piloto que executou a classificação da equipe durante o tempo de definição do grid de largada, obrigatoriamente. Caso a equipe queira trocar de kart durante o qualify, será permitida uma única troca, sendo obrigatória a troca do kart e do piloto, e este deverá fazer a largada.
Nota: Será conferida a pesagem nas trocas dos karts.


3.4 Caso a prova seja paralisada por Bandeira Vermelha o tempo não será paralisado.

3.5 Em caso de bandeira vermelha o box será fechado e será vedada a entrada dos karts nessa área.

3.6 Em caso de bandeira vermelha com karts dentro dos boxes, estes não poderão sair e a contagem de seu tempo de 4 minutos será interrompida até o momento da relargada. Esse tempo continuará a correr assim que a bandeira verde for acionada e o controle será feito com a assistência de funcionários do Kartódromo e da torre de cronometragem.

3.7 O lastro da prova será de 90 kgs de acordo com o regulamento vigente do campeonato, e a conferência se dará somente na saída da pista.

3.8 Cada equipe deverá realizar um mínimo de 3 paradas obrigatórias para troca de karts e piloto.

3.9 Cada troca de kart deverá obrigatoriamente ter um tempo mínimo de 4 minutos. Após a terceira parada, se necessário a equipe poderá realizar suas paradas para troca de kart e pilotos sem cumprir um tempo mínimo.

3.10 Cada piloto da equipe deverá ter a permanência mínima na pista de 20 minutos, sendo 16 minutos de corrida + 04 minutos da troca de kart e piloto.

3.11 Todo o Kart que entrar no box por qualquer motivo que não seja o Stop & Go, terá que trocar o piloto e o Kart, independente da quantidade de paradas realizadas.

3.12 Todo o piloto que entrar no Box para troca de kart, será pesado e terá o lastro conferido pela organização do Campeonato. O piloto quando parar no box para troca não pode descer do kart sem que um membro da organização determine.

3.13 A equipe que receber bandeira de advertência (preta e branca) será penalizada em 10 segundos a cada ocorrência. Em casos de Stop & Go (bandeira preta com bola laranja) o piloto deverá entrar nos boxes para trocar piloto e de kart devido a problemas técnicos ou mecânicos.

3.14 A equipe que não cumprir os 4 minutos mínimos obrigatórios em qualquer uma de suas 3 primeiras paradas, receberá um TIME PENALTY referente ao DOBRO de tempo em que faltou para cumprir sua parada de 4 minutos e que deverá ser cumprido no box ou em um local indicado na pista.

4) SORTEIO DOS KARTS E NUMERAÇÕES

4.1 Cada equipe receberá uma plaquinha com um número através de sorteio. Essa numeração será distribuída para as equipes.

4.2 Os karts a serem utilizados pelas equipes deverão ser sorteados durante o evento da forma que melhor convier à organização. Fica proibida a escolha de karts por parte das equipes.

5) PUNIÇÕES

5.1 Não serão admitidos ofensa, xingamento, desrespeito, agressão física ou verbal a qualquer membro da organização do kartódromo, a outros pilotos, aos coordenadores do evento e público em geral ficando o infrator sujeito a penalizações de acordo com o regulamento do Campeonato.

5.2 O piloto que for pesado durante a troca de pilotos e apresentar peso inferior a 90kg e superior a 80kg, considerando lastro do kart (cada lastro tem peso de 5Kg), terá o Kart punido em 3 voltas no seu tempo final de corrida.

5.3 O piloto que pesar abaixo de 80kg terá o kart da equipe desclassificado da prova.

5.4 A equipe que for pesada com peso inferior de 90Kg e superior a 80Kg por 2 vezes será desclassificada da prova.

5.5 Caso o kart quebre na pista e seja constatado que o piloto estava abaixo do peso, serão aplicadas as penalizações dos itens 5.3 e 5.4

5.6 A equipe que desrespeitar o item 2.6 deste regulamento, será desclassificada da prova.

5.7 A equipe que desrespeitar o item 3.10 deste regulamento será punida em 5 voltas no seu tempo final de corrida, para cada vez que a infração ocorrer.

5.8 O piloto que não cumprir o item 3.11 será punido em 1 volta.

5.9 Caso alguém da equipe invada a pista por qualquer motivo, a equipe será penalizada em 2 voltas.

5.10 Caso algum piloto entre com excesso de velocidade na área de boxes, ou ande em sentido contrário na área de boxes, colocando em risco mecânicos, pessoal da organização e pilotos, a equipe será penalizada em 3 voltas.

5.11 As punições de advertência também serão repassadas a todos os pilotos da equipe em igualdade.

6) SENSOR

6.1 Todos os pilotos serão obrigados a entrar na pista com o sensor de cronometragem fornecido pela organização dentro de uma tornozeleira. Em caso de perda da tornozeleira durante a prova o kart receberá bandeira de Box para colocar outra e será obrigatório a troca de piloto e kart.

7) SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS

7.1 Em casos não previstos neste regulamento, a Organização do Campeonato poderá consultar o Diretor de Provas, auxiliares de boxes, pilotos, funcionários do kartódromo e afins, para tomar uma decisão.

8) PONTUAÇÃO

8.1 O critério de pontuação para cada equipe será o mesmo descrito no regulamento do Campeonato. Os pilotos receberão de forma individual a mesma pontuação de sua equipe no Endurance para a classificação no Campeonato. Para os pilotos que correm mais que uma bateria, estarão sujeitos ao mesmo critério de pontuação por níveis de acordo com as regras do Campeonato.

9) CONCLUSÃO

9.1 Após o início do evento as regras só poderão ser alteradas pela Organização do Campeonato, se necessário, e apenas em casos extremos.

9.2 Quaisquer dúvidas ou impasse que não estiver previsto nesse Regulamento serão resolvidos pela organização do Campeonato.