CAMPEONATO PANGARÉ DE KART - 44ª
TEMPORADA
REGULAMENTO OFICIAL
O presente regulamento está baseado em princípios de
igualdade de direitos e obrigações, esses princípios devem ser aplicados a todos
os pilotos e eles são superiores a eventuais interpretações pessoais dos artigos
nele registrados.
1 - Formação de Grupos e Equipes:
·
A participação será em equipes de 2 pilotos;
·
Cada piloto poderá participar de quantas equipes
e de quantos grupos quiser;
·
Cada equipe deverá ter nome, cor (apenas para
efeito de registro na planilha de pontuação) e camiseta personalizada com nome
do piloto impresso nas costas e logomarca do Campeonato abaixo do nome. Também
será permitido o uso de coletes ou impressão diretamente no macacão;
·
Serão três grupos em três níveis – Grupo 1
(Quarto de Milha), Grupo 2 (Mangalarga) e Grupo 3 (Andaluz). Os grupos poderão
ter até 34 pilotos cada.
· A troca de piloto será permitida uma única vez na rodada (Apenas 01 dos pilotos da equipe), exceto na última prova. O novo piloto deverá ficar até o fim da rodada e herdará todos os direitos e deveres do substituído, inclusive penalizações.
2 - Taxa de renovação da inscrição
e pagamento das etapas:
·
Será cobrada até a segunda prova da rodada o
valor de R$ 100,00 por piloto referente a taxa de inscrição no Campeonato. Após
o vencimento o valor da taxa será de R$ 120,00. Pilotos que correm em dois ou
mais grupos terão 50% de desconto à partir da segunda inscrição;
·
Não serão aceitos como forma de pagamento cartão
de credito, tickets, vouchers, pontos de fidelidade ou qualquer tipo de vale
promocional. Os pagamentos somente serão aceitos através transferência bancária
antecipada na conta do Organizador.
·
Os prazos e valores de pagamentos serão
informados previamente via Email e WhatsApp do Campeonato.
3 - Provas:
·
Serão 6 provas na Temporada, uma por mês,
agendadas antecipadamente, podendo ser alteradas (data e local) com prévio aviso
de no mínimo uma semana;
·
No dia da corrida, caso existam vagas disponíveis
no Grupo 03 (Andaluz), as mesmas poderão ser utilizadas para treino dos pilotos
do Campeonato dos Grupos 01 e 02 com o ônus de largar no final do grid, 10
segundos após os demais;
4 - Uso de Lastro:
·
Haverá uso de lastro de 90 Kg para todos os
pilotos (sem tolerância).
·
Será permitido o uso de lastro próprio sem
restrição de peso.
·
A conferência do lastro será realizada ao final
da prova preferencialmente em todos os pilotos, mas a Organização do Campeonato
poderá realizar de forma aleatória se por força maior (situações climáticas,
solicitação do kartódromo, necessidade de agilidade no processo, etc) seja
necessário.
·
A Organização poderá utilizar a balança que pesa
piloto e kart, neste caso, o peso total do conjunto piloto e kart será de 240
kgs (150 kgs do kart + 90 kgs do piloto).
5 - Na
pista:
·
O piloto deve informar ao diretor de provas,
erros de posicionamento no grid, motor apagado, defeito no kart, falta de
lastro, ou qualquer outro fato que possa prejudicá-lo ou beneficiá-lo na prova.
·
O diretor de provas será soberano para tomar as
medidas que julgar necessárias durante as provas, nenhum piloto nem a
Organização do Campeonato poderá interferir em suas decisões.
6 - Trocas de Karts:
·
Haverá um tempo inicial de 05 minutos para tomada
de tempo (somente na primeira etapa), aquecimento, treino e eventual troca do
Kart. Em caso de troca durante os 05 minutos iniciais, o piloto será obrigado a
utilizar o kart informado pela Organização do Campeonato. Após realizar a troca,
o piloto não poderá retornar a pista para a tomada de tempo/treino, sendo
obrigado a fazer a largada do box após a passagem do ultimo piloto do grid.
·
Não será considerada como troca, a substituição
do kart que não esteja em condições de sair, desde que seja feita antes de ir
para a pista.
·
Também não será considerada a troca feita após a
largada.
7 -
Grid de largada:
·
Na primeira prova da rodada será pelo qualify.
·
A partir da segunda prova será montado em 3
blocos na seguinte sequência:
1º Bloco - Ordem inversa à chegada na prova
anterior para os pilotos que não tenham cometido irregularidade disciplinar na
referida prova.
2º Bloco - Ordem inversa à chegada na prova
anterior para os pilotos que tenham cometido irregularidade disciplinar na
referida prova.
3º Bloco - Ordem inversa à posição do piloto
no campeonato para os pilotos que por qualquer motivo não tenham participado da
prova anterior.
8 - Será irregularidade disciplinar:
· Toda e qualquer punição aplicada pelo diretor de provas durante ou logo após as corridas e especificado no relatório oficial da corrida.
9 - Será irregularidade administrativa:
·
O não pagamento da taxa de inscrição até a
segunda corrida da rodada.
·
A não utilização da camiseta/macacão oficial da
equipe ou utilização irregular (nome colado com adesivo ou qualquer tipo de
adaptação fora do padrão) de tal forma que não seja possível visualizar nas
costas o nome do piloto e logo do campeonato.
·
Não colaborar com votação quando solicitado.
10 - Será penalizado em 10 segundos:
·
O piloto que receber irregularidade disciplinar
correspondente a advertência(s) durante a corrida.
11 - Será penalizado em pontos:
·
Além da penalização aplicada pela direção de
prova, o piloto perderá 20 pontos quando receber a segunda irregularidade
disciplinar da temporada e perderá 40 pontos a cada ocorrência a partir da
terceira irregularidade disciplinar da temporada.
· A cada prova que o piloto cometer irregularidades administrativas, essas irregularidades serão acumuladas e ele será punido com os pontos equivalentes ao número de posições que corresponde ao acúmulo de irregularidades. Ex. Numa prova em que o piloto completar 2 irregularidades administrativa e chegar em 9º, receberá a pontuação de 11º.
12 - Será desclassificado da corrida:
·
O piloto que não utilizar o Kart sorteado pela
organização.
·
O piloto que efetuar qualquer alteração no kart
que não seja regulagem da posição de banco.
·
O piloto que não utilizar o lastro determinado
pela organização.
·
O piloto que utilizar qualquer tipo de aparelho
comunicador eletrônico durante a prova.
·
Qualquer piloto por determinação do diretor de
provas.
13 - Será eliminado do campeonato e ficará pelo menos uma
temporada inteira fora:
·
O piloto que faltar em quatro das seis provas da
rodada, sem comprovar motivo de saúde.
·
O piloto que cometer atitude antidesportiva;
·
A equipe que acumular dez irregularidades
administrativas durante a rodada.
·
A equipe que faltar em três das seis provas da
rodada (os dois pilotos no mesmo dia).
·
A equipe que faltar na primeira prova da rodada e
não comunicar sua intenção de continuar no campeonato.
14 - Pontuação:
|
1°
80 pontos |
18° 34
pontos |
|
2°
72 pontos |
19° 32
pontos |
|
3°
66 pontos |
20° 30
pontos |
|
4°
62 pontos |
21° 28
pontos |
|
5° 60
pontos |
22° 26
pontos |
|
6° 58
pontos |
23° 24
pontos |
|
7° 56
pontos |
24° 22
pontos |
|
8° 54
pontos |
25° 20
pontos |
|
9° 52
pontos |
26° 18
pontos |
|
10° 50
pontos |
27° 16
pontos |
|
11° 48
pontos |
28° 14
pontos |
|
12° 46
pontos |
29° 12
pontos |
|
13° 44
pontos |
30° 10
pontos |
|
14° 42
pontos |
31° 8
pontos |
|
15° 40
pontos |
32°
6 pontos |
|
16° 38
pontos |
33°
4 pontos |
|
17°
36 pontos |
34°
2 pontos |
·
Adicionalmente, o piloto que fizer a melhor volta
da corrida receberá 5 pontos;
·
Aqueles pilotos que participam de mais de um
grupo de níveis diferentes receberão a pontuação de posições abaixo da obtida na
pista (cumulativamente a eventuais punições);
·
Para os casos de grupos com um nível de diferença
serão duas posições abaixo;
·
Para os casos de grupos com dois níveis de
diferença serão quatro posições abaixo;
·
Na terceira etapa do Campeonato, o piloto que
doar 5kg de alimentos não perecíveis, será bonificado com 5 pontos. Os alimentos
serão destinados ao Projeto Social “Amigos do Bem”. Saiba mais sobre o Amigos do
Bem através do site www.amigosdobem.org
15
- Descarte:
·
Não haverá descarte de resultados.
16 - Critérios de desempate:
1.
Maior número de vitórias;
2.
Maior número de segundos lugares;
3.
Maior número de terceiros lugares;
4.
Maior número de “melhor volta”;
5.
Sorteio.
17 - Premiação:
·
Troféu para os dois pilotos das cinco melhores
equipes de cada grupo:
·
Troféu “Acelera parceiro” ao melhor piloto cuja
equipe não esteja entre as cinco primeiras.
18 - Troca entre os grupos:
·
As quatro melhores equipes de cada grupo subirão
para o grupo imediatamente acima;
·
As quatro piores equipes de cada grupo cairão
para o grupo imediatamente abaixo;
·
Se, pelos resultados alcançados, duas ou mais
equipes que incluem o mesmo piloto, forem para o mesmo grupo, a equipe mais bem
classificada permanecerá / irá para este grupo e a outra equipe irá para o nível
imediatamente inferior. Entende-se que p.ex. a equipe em 14º lugar no Grupo 1
(Quarto de Milha) é mais bem classificada do que a equipe em 5º lugar no Grupo 2
(Mangalarga);
·
Para efeito de impedimento de subida /
permanência, será considerada a formação das equipes na última corrida da
temporada.
19 - Leilão de vagas:
·
Em caso de eliminação de alguma equipe dos grupos
1 (Quarto de Milha) e 2 (Mangalarga) durante a rodada, se houver interesse da
organização, a vaga poderá ser oferecida publicamente a todas as equipes dos
grupos seguintes com o ônus de perder um terço dos pontos que possuir e largar
em último na prova seguinte.
·
As equipes interessadas deverão se manifestar por
escrito, em prazo máximo de três dias após a oferta.
·
Havendo mais de uma equipe interessada na
promoção, a equipe que estiver mais bem classificada dentro do seu subgrupo no
campeonato no dia do leilão será a vencedora e subirá de grupo levando dois
terços dos seus pontos. Caso dois terços dos pontos não seja um número inteiro,
ele será arredondado para cima. Se houver empate entre duas ou mais equipes, os
critérios citados no item 16 serão utilizados.
·
Esse processo irá gerar um efeito cascata que
resultará em outras vagas finalizando com uma vaga no grupo 3 (Andaluz), que
será preenchida pela primeira equipe da lista de espera.
20 - Disposições gerais:
·
Caso o relatório da corrida seja emitido com
erros, somente o diretor de provas, mediante anotação e assinatura poderá mudar
os resultados, de tal forma que, se isso não ocorrer por qualquer que seja o
motivo, a organização usará o relatório da corrida como resultado oficial, mesmo
que esteja incorreto.
·
O piloto que cometer suposta atitude
antidesportiva poderá ser punido com suspensão temporária ou eliminação do
campeonato da forma que a Organização do Campeonato melhor entender.
·
Sendo eliminado, equipe ou piloto, só poderá
voltar ao campeonato após avaliação e aprovação da Organização.
·
Será tolerada a irregularidade na utilização da
camiseta oficial na primeira participação da equipe no Pangaré.
·
Após a divulgação dos resultados das provas,
qualquer contestação referente a possíveis erros de registros da Organização, só
poderão ser contestados até 48 hs após a divulgação oficial via email do
Campeonato. Caso não haja contestação até esse período os resultados serão
mantidos em definitivo.