História do Campeonato Pangaré de Kart

Surgimento do Campeonato
 
Em maio de 1999, um pequeno grupo de amigos adoradores da velocidade, que na sua maioria trabalhava no escritório de uma indústria papeleira na região dos jardins, em São Paulo, teve a iniciativa de criar um campeonato de kart amador. Como todos os participantes eram inexperientes, Sidnei Simões, um dos pioneiros, comentou que eram todos “pangarés”, e desse comentário surgiu o nome do campeonato. O primeiro campeonato Pangaré tinha em média 8 pilotos por prova, sendo sua primeira corrida oficial realizada no dia 29 de maio de 1999, no InterKart, uma pequena pista no estacionamento do Shopping Interlagos.
 
No início, não havia regulamento, apenas uma regra simples de pontuação. Os participantes estavam muito longe de serem bons pilotos, e quem não rodava durante a corrida tinha grande chance de vencê-la. Havia participantes turistas, que só apareciam quando não tinham nada melhor pra fazer, mas com o passar do tempo o nível técnico foi melhorando.

Um grande marco na história do campeonato aconteceu ano de 2000, quando André Tristão, também pioneiro, e na época com 14 anos, tomou a iniciativa de criar uma página na internet apenas para divulgar o calendário das corridas. Luiz Tristão, então organizador e um dos fundadores, já havia criado um logotipo e também uma versão básica do regulamento. Esses foram os elementos divulgados nas primeiras versões do nosso site.
 
A existência da página na internet fez o campeonato ficar muito conhecido, até por órgãos especializados na divulgação de eventos esportivos, e muitas pessoas entraram em contato querendo participar. Inscrições pela internet passaram a ser aceitas, mas havia um problema: por se tratar de um campeonato Indoor, não poderia haver mais que 14 pilotos numa mesma corrida, devido às limitações dos circuitos à época, então em 2001 foi criada a categoria Lights, que fez com que o campeonato passasse de 14 para 28 pilotos.
 
Em 2003, devido à procura cada vez maior, criamos mais uma categoria de 14 pilotos, configurando então os Grupos A, B e C. Também em 2003, entrou no campeonato a primeira dupla de funcionários da Volkswagen (Alberto Costoya e Fabio Gonçalves). Esse fato foi mencionado porque tivemos (e ainda temos) muitos pilotos da Volkswagen, eles quase que dominaram os grupos durante algum tempo, dando margem a boatos de que o Pangaré teria sido criado por funcionários da Volkswagen.
 
No início de 2005, a estrutura foi aumentada mais uma vez, passando para 70 pilotos, distribuídos em 5 grupos. As categorias passaram a ser chamadas então de Grupos 1, 2, 3, 4 e 5. Em 2007, nova modificação, e o campeonato passou a ter 4 grupos de 22 pilotos, num total de 88 pilotos. Nessa época passamos a ter dois tipos de corridas, as grandes, nas quais os 22 pilotos do grupo corriam juntos, e as pequenas, nas quais os pilotos eram separados em dois subgrupos (num deles corriam os primeiros pilotos da cada equipe e num outro corriam os segundos pilotos de cada equipe). Dessa forma conseguimos conciliar grupos com pistas grandes e pistas pequenas.  Em 2008, cada grupo passou a ter 26 pilotos, totalizando 104 competidores.

Em 2012, mudamos novamente o formato: passamos a fazer todas as provas no Kartódromo Granja Viana e aumentamos para 6 grupos de 26 pilotos cada, e os grupos passaram a ser Grupo 1, Grupo 2 Azul, Grupo 2 Vermelho, Grupo 3 Azul, Grupo 3 Cinza e Grupo 3 Vermelho.

O Pangaré é um dos mais antigos e mais conhecidos campeonatos de kart amador do Brasil, e procura manter o conceito de grupo de amigos, que existe desde o início.
 
Texto de Luiz Tristão de Oliveira
Atualizado em Set/2012.

 

Veja também:

Fotos da final do oitavo pangaré
Fotos da final do sétimo pangaré
Fotos da final do sexto pangaré
Resultados dos campeonatos passados
Fotos dos pilotos antes e depois de uma prova do campeonato de 99