Surgimento do Campeonato
Em maio de 1999, um pequeno grupo de
amigos
adoradores da velocidade, que na sua maioria trabalhava no escritório de uma
indústria papeleira na região dos jardins, em São Paulo, teve a iniciativa de
criar um campeonato de kart amador. Como todos os participantes eram
inexperientes, Sidnei Simões, um dos pioneiros, comentou que eram todos “pangarés”,
e desse comentário surgiu o nome do campeonato. O primeiro campeonato Pangaré
tinha em média 8 pilotos por prova, sendo sua primeira corrida oficial realizada no dia 29
de maio de 1999, no InterKart, uma pequena pista no estacionamento do Shopping
Interlagos.
No início, não havia regulamento, apenas uma regra simples de pontuação. Os participantes
estavam muito longe de serem bons pilotos, e quem não rodava durante a corrida
tinha grande chance de vencê-la. Havia participantes turistas, que só apareciam
quando não tinham nada melhor pra fazer, mas com o passar do tempo o nível
técnico foi melhorando.
Um grande marco na história do
campeonato aconteceu ano de 2000, quando André Tristão, também pioneiro, e na
época com 14 anos, tomou a iniciativa de criar uma página na internet apenas para
divulgar o calendário das corridas. Luiz Tristão,
então organizador e um dos fundadores, já havia criado um logotipo e
também uma versão básica do regulamento. Esses foram os elementos divulgados nas primeiras versões do nosso site.
A existência da página na internet fez o campeonato ficar muito conhecido, até
por órgãos especializados na divulgação de eventos esportivos, e muitas pessoas
entraram em contato querendo participar. Inscrições pela internet passaram a ser
aceitas, mas havia um problema: por se tratar de um campeonato Indoor, não
poderia haver mais que 14 pilotos numa mesma corrida, devido às limitações dos
circuitos à época, então em 2001 foi criada a categoria Lights, que fez com que o
campeonato passasse de 14 para 28 pilotos.
Em 2003, devido à procura cada vez maior, criamos mais uma categoria de 14
pilotos, configurando então os Grupos A, B e C. Também em 2003, entrou no campeonato
a primeira dupla de funcionários da Volkswagen (Alberto Costoya e Fabio
Gonçalves). Esse fato foi mencionado porque tivemos (e ainda temos) muitos pilotos
da Volkswagen, eles quase que dominaram os grupos durante algum tempo, dando
margem a boatos de que o Pangaré teria sido criado por funcionários da Volkswagen.
No início de 2005, a estrutura foi aumentada mais uma vez, passando para 70
pilotos, distribuídos em 5 grupos. As categorias passaram a ser chamadas
então de Grupos 1, 2, 3, 4 e 5. Em 2007, nova modificação, e o campeonato
passou a ter 4 grupos de 22 pilotos, num total de 88 pilotos. Nessa época
passamos a ter dois tipos de corridas, as grandes, nas quais os 22 pilotos do
grupo corriam juntos, e as pequenas, nas quais os pilotos eram separados em dois
subgrupos (num deles corriam os primeiros pilotos da cada equipe e num outro
corriam os segundos pilotos de cada equipe). Dessa forma conseguimos conciliar
grupos com pistas grandes e pistas pequenas.
Em 2008, cada grupo passou a ter 26
pilotos, totalizando 104 competidores.
Em 2012, mudamos novamente o formato: passamos a fazer todas as provas no Kartódromo Granja Viana e aumentamos para 6
grupos de 26 pilotos cada, e os grupos passaram a ser Grupo 1, Grupo 2 Azul,
Grupo 2 Vermelho, Grupo 3 Azul, Grupo 3 Cinza e Grupo 3 Vermelho.
O Pangaré é um dos mais antigos e mais
conhecidos campeonatos de kart amador do Brasil, e
procura manter o conceito de grupo de amigos, que existe desde o início.
Texto de Luiz Tristão de Oliveira
Atualizado em Set/2012.
Veja também:
Fotos da final do oitavo pangaré
Fotos da final do sétimo pangaré
Fotos da final do sexto pangaré
Resultados dos campeonatos passados
Fotos dos pilotos antes e depois de uma prova do campeonato de 99