24º Pangaré – 5ª etapa – Speed Hunters – 21.05.2011
Corrida 142
do Pangaré
Porque mania de grandeza pouca é bobagem
O Pangaré 24
chegou à hora da decisão.
A 5ª etapa
foi realizada na Speed Hunters, pista desafiadora e com karts novíssimos, com
menos de 1 semana de uso.
Os karts
estavam bem competitivos e a diferença de volta entre os primeiros e os últimos
ficou sempre abaixo de 1 segundo por volta, em algumas baterias na casa de 0,5
segundo. Comparado a outras paragens por onde temos andado e outras que temos
evitado, o saldo foi pra lá de positivo, parabéns à organização da pista não só
pela paridade dos karts, mas também pelo rigor costumeiro na direção de prova e
pela rapidez na transição entre as provas, que resultou em apenas ~30 minutos de
atraso ao final de 10 corridas. Desempenho digno das trocas de pneu da Red Bull
na F-1.
E a prova
finalmente acabou com o intervalo de 7 semanas desde a corrida anterior.
Aliás, com
esta pausa mais longa pudemos chegar à conclusão de que o calendário do Pangaré
é muito importante para diversos acontecimentos mundiais. Por exemplo:
- o príncipe
da Inglaterra certificou-se de marcar seu casamento próximo a um final de semana
sem Pangaré;
- o Vaticano
cuidou para que a beatificação do ex-Papa João Paulo II ocorresse nesse
intervalo entre duas provas do Pangaré;
- o governo
americano aguardou este intervalo maior entre as corridas, para que a operação
militar que encontrou e matou Osama Bin Laden pudesse ter a devida atenção da
mídia internacional;
- o
presidente norte-americano Barack Obama fez uma nova proposta para a criação do
Estado Palestino, que foi rejeitada tanto por líderes palestinos quanto
israelenses, pois não previa a realização de corridas do Pangaré no Oriente
Médio.
Isso entre
outras constatações que os Pangarés relataram após vencerem suas baterias, como
veremos mais abaixo.
Como a
próxima prova, justamente a grande final, será logo na primeira semana de junho,
podemos supor que nada importante vai mudar no cenário internacional até lá.
Porque mania
de grandeza pouca é bobagem.
Aviso legal:
O conteúdo deste artigo é predominantemente fictício e de cunho
humorístico, não tendo nenhuma intenção de discriminar ou ofender a quem
quer que seja. Os organizadores e integrantes do Campeonato Pangaré
reiteram seu respeito a todos os credos, raças, orientações políticas ou
sexuais.
Também afirmam respeitar semáforos, faixas de pedestre, vagas de
deficiente em estacionamento ou assentos especiais em transporte
público, bem como dor de corno alheia e até a mãe do outro na hora da
discussão.
(Falei que o aviso era legal...) |
Texto por
Denis
Nascimento
Grupo 1
A equipe
Saudade de Casa chega à prova final na liderança do grupo, com uma importante
vantagem sobre Irmãos Rocha e TAKT, as equipes que vem na segunda e terceira
posições, respectivamente. Tristão Racing, Citrini RAcing, RW Racing e até mesmo
Gerofick tem menos chances de faturar o título, mas tem chances reais de ficar
pelo menos entre as 3 melhores equipes e faturar um troféui, então a final do
grupo 1 promete.
Se o
campeonato terminasse agora, quem levaria o troféu Acelera Parceiro seria
Tristão Filho (Tristão Racing). Acelera Tristão Pai!
Resultado
bateria 1-A:
Vencedor:
Eduardo Favilla (TAKT)
2º colocado:
Alexandre Pessutti (Sorocaba Motors)
3º colocado:
Roberto Citrini (Citrini Racing)
Após a
corrida, o vencedor Eduardo declarou: “Barak Obama pode ter ganho o Nobel da
Paz, mas nunca foi campeão no Pangaré.”
Resultado
bateria 1-B:
Vencedor:
Mauricio de Lima (Sorocaba Motors)
2º colocado:
Érico mosca (Irmãos Rocha)
3º colocado:
Ricardo Hanks (Saudade de Casa)
Após a
corrida, o vencedor Mauricio declarou: “A vida é um jogo de xadrez mesmo,
futuros rei e rainha casaram, o bispo foi beatificado, deram xeque-mate no cara
que derrubou as torres e sobra pra nós peões continuarmos na linha de frente
dando a cara pra bater...”
|
|
Grupo 2 Vermelho
Team CTR
também chega à final do grupo 2 vermelho com uma vantagem
respeitável sobre a equipe segunda colocada, QWERTY e a terceira,
Schnecke, embora ambas ainda tenham condições de virar o jogo. Com menos chances
de título, mas ainda em boas condições para disputar um caneco
e até mesmo uma das duas vagas de acesso ao grupo 1 estão as equipes
Dês-kart-áveis, Domani Scuderia e Fukateam. Fiquem de olho na final deste grupo,
pois não tem nada garantido pra ninguém.
Se o
campeonato tivesse terminado, o troféu acelera parceiro estaria nas mão de Fábio
Ferreira (Dês-kart-áveis). Acelera Giuliano!
Resultado
bateria 2 Vermelho-A:
Vencedor:
Sérgio Vitor (Sangue Nozóio)
2º colocado:
Sérgio Guaraldo (Team CTR)
3º colocado:
Leonardo Prjevussky (QWERTY)
Após a
corrida, o vencedor Sérgio declarou: “Dizem que o ex-Papa foi atleta quando
jovem, entre outras coisas, mas que eu saiba ele nem sequer chegou a disputar um
GP dos Campeões.”
Resultado
bateria 2 Vermelho-B:
Vencedor:
Hugo Fukamachi (Fukateam)
2º colocado:
Fábio Parra (Sangue Nozóio)
3º colocado:
Giuliano Decicino (Des-kart-áveis)
Após a
corrida, o vencedor Hugo declarou: “Ninguém quer ficar do lado do Kadafi na
Líbia para não acabar levando o acelera parceiro no final da rodada...”
|
|
Grupo 2 Azul
As equipes
ChubbChubbs, Horse Car e Equi¶lantras lideram o campeonato pracitamente
empatadas, disputando ponto a ponto o título e as vagas de acesso ao grupo 1.
Entre as equipes que vem um pouco mais atrás, mas ainda com chances de estragar
a festa das 3 líderes, podemos destacar pelo menos a Nunes Kart e a Laranja
Mecânica, embora outras ainda tenham chances matemáticas de conseguir pelo menos
um troféu.
Caso o
campeonato já tivesse terminado, quem levaria para casa o troféu acelera
parceiro no grupo seria o piloto Eduard Schardijn (Laranja Mecânica). Acelera
Jens!
Resultado
bateria 2 Azul-A:
Vencedor:
Celso Ovalle (Equi¶lantras)
2º colocado:
Alexandre Lacava (Horse Car)
3º colocado:
Eduard Schardijn (Laranja Mecânica)
Após a
corrida, o vencedor Celso declarou: “os jogadores Paulo Henrique Ganso do
Santos, Adriano do Corinthians, Luis Fabiano do São Paulo e Valdívia do
Palmeiras na verdade desfalcam seus times porque se machucaram treinando para o
Pangaré.”
Resultado
bateria 2 Azul-B:
Vencedor:
Tony Vitor (Horse Car)
2º colocado:
Thiago Moura (ChubbChubbs)
3º colocado:
Rodrigo Cachioni (Leite)
Após a
corrida, o vencedor Tony declarou: “O GP do Bahrein de F-1 não vai poder ser
remarcado mesmo este ano, pois a única data disponível coincidiria com uma data
de Pangaré e isso o Bernie Ecclestone não aceita.”
|
|
Grupo 3 Vermelho
Quem lidera
o grupo é a equipe Braço Duro Racing, com uma pequena vantagem sobre a
vice-líder, NGBL RT, então qualquer uma das duas pode faturar o título do grupo.
Um pouco mais atrás, com menos chances de título, mas ainda em condições de
brigar por uma vaga de acesso ou, pelo menos, levar um troféu para casa, vem as
equipes Q M S, Os Compadres e Equip Vision.
Quem levaria
o troféu Acelera Parceiro se o campeonato acabasse agora seria o piloto Marcel
Karasawa (Equip Vision). Acelera Bruno!
Resultado
bateria 3 Vermelho-A:
Vencedor:
Marcel Karasawa (Equip Vision)
2º colocado:
André Souza (NGBL RT)
3º colocado:
Mario Gusukuma (Q M S)
Após a
corrida, o vencedor Marcel declarou: “Neymar assumiu ter engravidado uma menor
de idade e não vê a hora do(a) filho(a) nascer e crescer para fazer dupla com
ele no Pangaré.”
Resultado
bateria 3 Vermelho-B:
Vencedor:
Fábio Oliveira (Q M S)
2º colocado:
Carlos Mori (NGBL RT)
3º colocado:
Valdemar Junior (Os Compadres)
Após a
corrida, o vencedor Fábio declarou: “Vocês repararam que o Paul McCartney voltou
ao Brasil, mas propositalmente não realizou nenhum show no sábado de Pangaré?”
|
|
Grupo 3 Azul
A equipe
Moedores de Pimenta chega à final com uma grande vantagem na liderança,
praticamente garantindo o título do grupo. Na segunda e terceira posições, com
poucas chances, mas muita vontade de mudar essa história, vem as equipes
Unipneus Racing e RR Racing. Mais atrás, mas ainda com chances concretas de
brigar por um troféu e por uma das vagas de acesso aos grupos 2 vem as equipes
Rox Racing e The Fastest.
Caso o
campeonato tivesse acabado na última prova, quem faturaria o troféu acelera
parceiro seria o piloto Arthur Bastianon (Street Racers). Acelera Fernando!
Resultado
bateria 3 Azul-A:
Vencedor:
Lucas Zanchet (Moedores de Pimenta)
2º colocado:
Simone Tenan (Corrida Maluca)
3º colocado:
Arthur Bastianon (Street Racers)
Após a
corrida, o vencedor Lucas declarou: “A Rede TV perdeu a briga dos direitos de
transmissão do Campeonato Brasileiro para a Globo, mas riu por último ao
conquistar os direitos de transmissão do Pangaré.”
Resultado
bateria 3 Azul-B:
Vencedor:
Robson Maeda (The Fastest)
2º colocado:
Rodrigo Rizzo (RR Racing)
3º colocado:
João Sanches (Unipneus Racing)
Após a
corrida, o vencedor Robson declarou: “O vulcão que entrou em erupção na Islândia
pode atrapalhar o tráfego aéreo na Europa, mas fiquem tranqüilos, a nuvem de
cinzas não vai chegar na Granja Viana até a próxima corrida.”
|
|
Estatísticas e Curiosidades
Mais uma vez, o Speed Hunter nos brindou com Karts novos e que nos permitiram
efetuar corridas em pé de igualdade. Muito obrigado !!
Assim, ficou claro que os pilotos do
grupo 1 que permanecerem no grupo (4 duplas vão ser rebaixados) não terão vida
fácil na próxima temporada.
Ao longo da tarde vimos 10 corridas do Pangaré, com um total de 105 pilotos na
pista. Destes, 8 conseguiram fazer sua melhor volta abaixo dos 31 segundos. E
destes 8, todos (repito: todos) eram dos grupos 2.
Por outro lado, 23 não conseguiram chegar à casa dos 31 segundos. Destes, 18
eram dos grupos 3.
A média das melhores voltas mostra uma situação semelhante. Na tabela abaixo,
vocês podem ver a média destas melhores voltas por corrida, sempre expurgando o
pior piloto:
Grupo | Média |
2 azul A | 31,2 |
2 vermelho B | 31,28 |
1A | 31,3 |
2 vermelho A | 31,33 |
2 azul B | 31,33 |
1B | 31,54 |
3 vermelho A | 31,7 |
3 azul A | 31,81 |
3 azul B | 32 |
3 vermelho B | 32,12 |
Quem somos
A entrevista do mês apresenta os campeões do Grupo 3 Vermelho da temporada passada: Leite. Vamos saber um pouco mais de Octavio Augusto e Rodrigo Cachioni.
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
Octavio: Andei algumas
vezes com amigos, mas correr mesmo só no pangaré.
Rodrigo: Desde os 14
anos...
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
Octavio: Desde a 22º Etapa
Rodrigo: Desde a 23º Etapa
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Octavio: É meu sobrenome, como corria eu e meu irmão (Cesar) no
inicio. Na verdade colocamos em homenagem ao meu outro irmão que sofreu um
acidente de carro a tempos atrás, como todos o chamavam de Leite, optamos na
época por isso, meu parceiro hoje entende e por isso mantivemos o nome da
equipe.
Rodrigo: Como meu parceiro mesmo disse foi uma homenagem ao irmão
dele (Rodrigo) que se acidentou á tempos atrás.
4- como vocês se tornaram Pangarés?
Octavio: Sempre amei correr de carro, de moto e do que tivesse rodas
hehehehe. Nas minhas conversas com amigos me falaram do campeonato ai resolvi me
inscrever, ai tive a sorte de ser chamado, e hoje sou um pangaré!!!
Rodrigo: Através do convide do meu parceiro.
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
Octavio: 2 Vitorias na etapa que fomos campeões do ultima etapa do
Grupo 3 Vermelho.
Rodrigo: 4 Vitorias na etapa que fomos campeões do ultima etapa do
Grupo 3 Vermelho.
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Octavio: Continuar me divertindo sempre, pois o pangaré é uma
terapia.
Rodrigo: Conquistar novos desafios.
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
Octavio: Eu não ligo muito para isso, mas sem duvida o Rodrigo. Eu
estou aprendendo sempre.
Rodrigo: Não damos importância para isso, corremos em equipe para
conquistar o maior numero de pontos para subir de grupo.
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
Octavio: Não sei, só conheço o pangaré, só quero o pangaré, sou
pangaré Forever Sir.
Rodrigo: A organização, as informações passadas e os amigos
conquistados.
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
Octavio: Então fora ele ser apaixonado por Kart. Ele sempre foi
amigo da minha namorada e da irmã dela de colégio, ele sempre correu de Kart
quando era moleke. Como estava sem parceiro para competir na etapa passada minha
namorada me ajudou e eu o convidei. Agora ele esta ai....... só fazendo merda
kkkkkkkk brincadeira, me ajudando.
Rodrigo: Fomos apresentados em uma festa, onde tinha comentado que eu
corria de kart. Depois de alguns dias fui convidado e fiquei extremamente
lisonjeado.
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
Octavio: São Paulo / Campo Belo
Rodrigo: São Paulo / Planalto Paulista
3- em que empresa vocês trabalham?
Octavio: Trabalho com seguros. Na corretora Faol Seguros (inclusive
esta na nossa camiseta)
Rodrigo: Banco Santander
4- qual sua formação acadêmica?
Octavio: Administrador de Empresas com especializações na Área de
Seguros e MBA em Gestão do Comercio Exterior.
Rodrigo: Formado em Educação e Administração.
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Octavio: Eu seria piloto de F1 rsrsrsrsss..... Na verdade queria ser
jogar de futebol como toda criança, mas agora pensando bem........ nada rsrsrsr.....
Rodrigo: Seria lutador! Como diz o maçaranduba do antigo casseta e
planeta “Voda porrada!!!”
6- as suas famílias vêm torcer?
Octavio: No começo meus pais iam, mais, agora só alguns amigos de
vez em quando e meu amuleto da sorte minha namorada que esta sempre junto.
Rodrigo: Geralmente estou acompanhado do meu parceiro
e sua namorada minha irmã(de consideração), claro meu irmão e amigos que
vão algumas.
7- algum comentário adicional?
Octavio
e Rodrigo: Nosso dilema é “sempre vencer “. Gostaria de aproveitar a
oportunidade colocar alguns dizeres do nosso eterno ídolo Ayrton Senna:
"O segundo colocado é o
primeiro, a saber, que perdeu."
"O kart me deu muitos momentos de prazer e excelentes recordações.
Nunca uma pilotagem foi tão divertida e ali aprendi muita coisa. Muita coisa que
uso na F1 são provenientes do aprendizado nos karts."
"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar
seu último limite e dar o melhor de si mesmo."
"O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o
importante é competir não passa de demagogia."
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando
tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é
um pouco acima do dos outros."
"No que acredito mesmo é em Deus."
"Quero melhorar em tudo. Sempre."
"Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de
chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a
oportunidade. Ele a deu prá mim, não sei porque. Só sei que não posso
desperdiçá-la."
Texto por Jens Holderer
Confira a classificação do campeonato Calendário do vigésimo - quarto campeonato Pangaré Data Local Início Baterias 29/01/11 Granja Viana 15:30 5 05/02/11
Granja Viana 15:30 5 19/03/11 Pit Stop 14:30 10 09/04/11 Aldeia 14:30 5 21/05/11 Speed 14:30 10 05/06/11
Granja Viana 15:00 5