22º Pangaré – 6ª etapa – Granja Viana – 12.06.2010

 

 

 

10 Promovidos e 10 Rebaixados

 

Chegamos ao final do primeiro Pangaré no novo formato, com dois grupos 2 e dois grupos 3. O que vimos foi muita competitividade entre os participantes, o que não é nenhuma surpresa, porque o Kartismo precisa disto: muita competitividade. E cada um deve ter sua própria opinião sobre qual grupo era mais forte, o azul ou o vermelho. Os azuis acham que forma os azuis e os vermelhos juram que foram os vermelhos. De qualquer forma, seguindo o regulamento, para a próxima temporada os grupos serão misturados, buscando equilíbrio. Aqueles que no final estavam em uma posição par, permanecem na mesma cor; e aqueles que terminaram numa posição ímpar, trocam de cor. Exceto aqueles envolvidos com o grupo 1. Assim, cada um dos novos grupos 2 se compõe de:

- duas equipes vindas do grupo 1;

- quatro que permanecem no mesmo grupo;

- quatro vindas do outro grupo 2;

- uma promovida do grupo 3, da mesma cor;

- e duas promovidas do grupo 3, da outra cor.

Assim, há mais gente nova no grupo do que remanescente, garantindo novos pegas e novas emoções. Que venha o 23º Pangaré !!

 

 

 Grupo 1

 

Corrida disputada. Isto é o que sempre acontece quando há Pangarés na pista. Mas o que dizer quando após 20 minutos de prova o 25º e último colocado está a 42 segundos do líder? Isto representa uma diferença média de 1,7 segundo. E é sinal de equilíbrio entre os Karts e equilíbrio entre os pilotos.

 

Os destaques da corrida foram Miguel Castro, que venceu a prova, e Alexandre Lacava, que fez a melhor volta. Mas como Lacava largou em último e passou 20 competidores em 16 voltas, aparentemente faltou tempo para brigar pela vitória. Ele teve que se contentar com a sexta colocação. Já o parceiro de equipe de Miguel, Érico Mosca, também fez uma boa corrida e completou a dobradinha para a equipe, que garantiu o terceiro lugar no campeonato. Alexandre Almeida agarrou a terceira vaga no pódio.

 

O título de campeão do grupo 1 acabou escapando da Tristão Racing e foi para Sorocaba Motors. Assim, os três primeiros acabaram sendo Sorocaba, Tristão e Irmãos Rocha.

 

Já na outra ponta, a do rebaixamento, houve uma situação curiosa. Ao longo do campeonato, o grupo 1 registrou apenas quatro faltas. E justamente as equipes destes quatro faltantes acabaram sendo rebaixadas: Sangue Nozóio, Horse Car, Citrini e Equipilantras.

 

O troféu Acelera Parceiro ficou com Alberto Costoya.

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 309
2 Alberto Costoya Saudade  de Casa 296
3 Felipe Conrado  GeroFick  291
4 André Tristão Tristão Racing 288
5 Erico Mosca Irmãos Rocha 259
6 Miguel Castro Irmãos Rocha 255
6 Luiz Tristão Tristão Racing 255
8 Antonio Plá Schnecke  254
8 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 254
10 Alexandre Almeida Fauwebe  241
11 Maurício de Lima Sorocaba Motors 231
12 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 229
13 Fabiano Costa Des-kart-áveis  213
14 Edson Soares Schnecke  208
15 Klaus Fickert  GeroFick  206
16 Tony Vitor Horse Car  196
17 Humberto Focesi Fauwebe  193
17 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 193
19 Jens Holderer Laranja  Mecânica 190
20 Roberto Citrini Citrini Racing Team 183
21 Celso Ovalle Equi¶lantras  180
22 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  179
23 Fabio Parra Sangue Nozóio 171
24 Alexandre Lacava Horse Car  163
25 Renato Citrini Citrini Racing Team 140
26 Osmar Freitas Equi¶lantras  117
Pos Equipe Ptos
1 Sorocaba Motors 528
2 Tristão Racing 522
3 Irmãos Rocha 509
4 Saudade  de Casa 507
5 GeroFick 480
6 Schnecke 450
7 Laranja  Mecânica 431
8 Fauwebe 417
9 Des-kart-áveis 381
10 Sangue Nozóio 364
11 Horse Car 359
12 Citrini Racing Team 323
13 Equi¶lantras 297

 

 Grupo 2 Azul

 

Aqui houve outra dobradinha. Desta vez da equipe Impossível?, com Denis Nascimento em primeiro e Fabio Gomes em segundo lugar. A equipe estava correndo por fora na tentativa de subir ao grupo 1. E com este resultado, aliado a resultados não tão positivos das outras pretendentes, Impossível? conseguiu a tão sonhada promoção. Quem completou o pódio foi Ricardo Torres.

 

Com estes resultados, as equipes que subiram ao grupo 1 foram RW e Impossível?. ChubbChubbs acabou ficando com a terceira colocação entre as equipes.

 

E três equipes acabaram por cair para o grupo 3. São elas: The Fastest, Vigaristas e A Culpa é do T.I.

 

E o troféu Acelera Parceiro foi para Diogo Fukamachi.

 

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Walter Torres RW Racing  338
2 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  297
3 Diogo Fukamachi Fukateam  268
4 Iure Gomes Doganos Racing 267
5 Ricardo Torres RW Racing  260
6 Denis Nascimento Impossível?  253
7 Lucinei Oliveira Velozes e Furiosos 248
8 Erich Lenzi Octane  245
9 Fabio Gomes Impossível?  243
10 Carlos Ferreira Doganos Racing 238
11 Miro Teixeira Os Compadres 219
12 Fabio Petta Petta Racing  212
12 Vitor Petta Petta Racing  212
14 Christiano Moreno Octane  206
15 Lusca Martins Martins Kart 201
16 Valdemar Junior Os Compadres 198
17 Italo Gusmão Velozes e Furiosos 197
18 Thiago Moura ChubbChubbs  190
19 Fabio Ferreira Vigaristas  186
20 Sylas Lopes The Fastest   163
21 Cadu Martins  Martins Kart 155
22 Marcio Puccio Fukateam  130
23 Anderson Paes A Culpa é do T.I. 117
24 Davi Gomes A Culpa é do T.I. 106
25 Reinaldo Serdas The Fastest   105
26 Rogério Maciel Vigaristas  80
Pos Equipe Ptos
1 RW Racing 598
2 Impossível? 496
3 ChubbChubbs 487
4 Doganos Racing 484
5 Octane 451
6 Velozes e Furiosos 428
7 Petta Racing 424
8 Os Compadres 417
9 Fukateam 398
10 Martins Kart 356
11 The Fastest  268
12 Vigaristas 266
13 A Culpa é do T.I. 223

 

 

Grupo 2 Vermelho

 

Esta foi a terceira corrida do dia e o público presente viu a terceira dobradinha. Desta vez os pilotos foram Rodrigo Mange e Fernando Jorge. Com isto eles garantiram o primeiro lugar no grupo e a sonhada promoção ao grupo 1. O pódio foi completado por Leandro Braghin.

 

Assim como no Grupo 2 Azul, também do Grupo 2 Vermelho as duas melhores equipes sobem ao grupo 1. desde o início, quem estava nas primeiras posições eram Fast Friends e Muchachos. E estas equipes confirmaram esta condição ao final do campeonato. Quem completa o trio e levou um lindo troféu para casa foi Nôno Racer.

 

Infelizmente três equipes têm que ir para o grupo 3. E estas acabaram sendo Bassi, Braço Duro e Despinguelados.

 

O troféu Acelera Parceiro ficou com Fábio Gonçalves.

 

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Rodrigo Mange Fast Friends  357
2 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  289
3 Danilo Camarinha Muchachos  280
4 Ednei Sarri Muchachos  276
5 Leandro Braghin Nôno Racer  274
6 Marcio Soranz Domani Scuderia 268
7 Fernando Jorge Fast Friends  265
8 Marcel Karasawa Furacão Racing 264
9 Eduardo Tenan Sentopé ia  247
10 Bruno Luchetti Nôno Racer  245
11 André Souza NGBL RT  230
12 Lupércio Tenan Sentopé ia  202
13 Leonardo Prjevussky QWERTY  190
14 Fernando Nunes Nuneskart  187
14 Guilherme Bassi Bassi Racing 187
16 Marcelo Nunes Nuneskart  182
17 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 179
18 Akira Fukamachi Galo de Ouro  156
18 Winston Iwauchi  Despinguelados  156
18 Augusto Racanelli NGBL RT  156
21 Rubens Linhan Furacão Racing 153
22 Tiago Prejevussky QWERTY  143
22 Helio Bassi Bassi Racing 143
24 Jayro Duque Braço Duro Racing 109
25 Antonio Henrique Domani Scuderia 98
26 Roberto Correa Despinguelados  86
Pos Equipe Ptos
1 Fast Friends 601
2 Muchachos 539
3 Nôno Racer 498
4 Galo de Ouro 445
5 Sentopé ia 436
6 Furacão Racing 417
7 NGBL RT 386
8 Nuneskart 369
9 Domani Scuderia 366
10 QWERTY 333
11 Bassi Racing 330
12 Braço Duro Racing 288
13 Despinguelados 242

 

 

 Grupo 3 Azul

 

Aqui não houve dobradinha. Na verdade os cinco primeiros colocados pertencem a equipes diferentes. Mário Gusukuma largou em último, passou todo mundo, fez a melhor volta e venceu a corrida. Isto dispensa mais comentários. Em segundo chegou Rodrigo Haluska e Alessandro Bernardo completou o pódio.

 

Com estes resultados, a equipe Pocotó garantiu a primeira colocação no grupo e colocou os pilotos nas duas primeiras posições no campeonato de pilotos. Unipneus ficou em segundo e QMS completou o trio de promovidos.

 

O troféu Acelera Parceiro ficou com Raphael Lozano.

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Gabriel Roman Pocotó  318
2 João Ohanes Pocotó  316
3 Rafael Lee Unipneus Racing 293
4 Raphael Lozano Os Rojão  288
4 João Sanches Unipneus Racing 288
4 Simone Tenan Corrida Maluca 288
7 Caio Pinho Cabrera Motorsports 286
7 Fábio Oliveira Q M S  286
9 Alessandro Bernardo Osmar Xalenta  278
10 Mário Gusukuma Q M S  225
11 Breno Vidal Cabrera Motorsports 224
12 Anderson Romero Os Rojão  179
13 Rafael Mendes Corrida Maluca 173
14 André Zanetti Osmar Xalenta  171
15 Eduardo Zorzeto Fat Racing  157
16 Luciano Catelan Fat Racing  156
16 Mauricio Copiano Muido´s Racing  156
18 José Carlos Taroco KART eiros  139
19 Guilherme Taroco KART eiros  138
20 Rodrigo Haluska Hot Weels  130
21 Alexandre Benedetto Hot Weels  129
22 Wellington Costa Muido´s Racing  79
23 Diego Kops [PLG]Racing  75
24 Marcos Tamashiro [PLG]Racing  71
25 Fernando Silva Motoboy  25
25 Cesar Martins Motoboy  25
Pos Equipe Ptos
1 Pocotó 597
2 Unipneus Racing 560
3 Q M S 511
4 Cabrera Motorsports 510
5 Os Rojão 449
6 Corrida Maluca 443
7 Osmar Xalenta 427
8 Fat Racing 313
9 KART eiros 277
10 Hot Weels 259
11 Muido´s Racing 235
12 [PLG]Racing 146
13 Motoboy 50

 

 

 Grupo 3 Vermelho

 

Desde o início da temporada quatro equipes lutaram pelas vagas para subir ao grupo 2. E nesta última corrida não foi diferente. Sérgio Guaraldo conseguiu se impor e vencer a corrida. Ele ainda tentou ajudar seu parceiro Cassio Campos a se recuperar de uma rodada ainda na primeira volta, mas não teve jeito. Logo atrás, as disputas de sempre: Leonardo Ramos com Francesco Chimenti e Carlos Tejeda com Luís Pimentel. No fim, a seqüência de chegada foi esta mesma: Sérgio, Leonardo, Francesco, Tejeda e Pimentel.

 

E na classificação final acabou dando Takt na frente, F&T um pouco depois, seguido de perto de CTR e Kart Ás.

 

E Vicente Akamine recebeu o troféu Acelera Parceiro.

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Leonardo Ramos TAKT  367
2 Eduardo Favilla TAKT  358
3 Sergio Guaraldo Team CTR  334
4 Francesco Junior F&T Compettions 290
5 Vicente Akamine KART ÁS   280
6 Carlos Tejeda F&T Compettions 273
7 Luis Pimentel KART ÁS   261
8 Cassio Campos Team CTR  249
9 Octavio Augusto Leite  233
10 Arthur Bastianon Street Racers 227
11 Ricardo Charbel CR Racing Team 218
12 Marcelo Ramaciotti CR Racing Team 204
13 Luciano Santana Speed9  201
14 Fernando Sinezio Brawnlio GP  189
15 Eduardo Pinheiro Gallop  170
16 Eduardo Romanini Speed9  146
17 Leonardo Daltrino Brawnlio GP  136
18 Daniel Rizzato Leite  121
19 Bruno Navas Street Racers 105
20 Edson Brito Gallop  101
21 Clécio Silva Botô po cano  98
22 José Horta Botô po cano  97
23 Robson Maeda ED-Speed  87
24 Edi Carlos ED-Speed  63
25 Emerson Costa Speed Racer  53
26 Marcos Souza Speed Racer  37
Pos Equipe Ptos
1 TAKT 680
2 F&T Compettions 563
3 Team CTR 557
4 KART ÁS  541
5 CR Racing Team 422
6 Leite 354
7 Speed9 347
8 Street Racers 332
9 Brawnlio GP 325
10 Gallop 271
11 Botô po cano 195
12 ED-Speed 150
13 Speed Racer 90

 

 

Mais uma vez deu Pangaré no JOIS

 

Todo ano no primeiro semestre ocorrem os JOIS, os Jogos Olímpicos Internos do Sesi. E, a exemplo dos anos anteriores, também em 2010 os Pangavolks participaram com vontade. Após as corridas eliminatórias, onde mais uma vez a grande maioria dos classificados era da Volkswagen, iniciou-se o sorteio dos Karts. Como de hábito, alguns pilotos tiveram mais sorte ao receber um equipamento vencedor, outros nem tanto. Durante o treino, os Pangavolks se revezavam na liderança com as melhores voltas. A corrida, em função da baixa possibilidade de ultrapassagens, não viu nenhum piloto fazendo aquela corrida de largar lá atrás e chegar lá na frente. No fim, como de hábito, os Pangarés da Volkswagen levaram a melhor, venceram o campeonato e mostraram mais uma vez que a família Pangaré é unida dentro e fora das pistas, dentro e fora do Pangaré.

Texto por Jens Holderer

 

TURMA DO AMENDOIM – O FIM É O COMEÇO

Edição 21

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

Acabou o Pangaré 22.

E, como ocorre a cada 6 meses, uns poucos ficaram muito felizes com suas performances, outros tantos ficaram muito desapontados com seus resultados e, a grande maioria, ficou conformada em confirmar, pela primeira, segunda ou enésima vez, que é apenas um Pangaré e que, portanto, obteve um resultado mediano no campeonato...

Mas no próximo mês começa tudo de novo do zero a zero. E voltam as esperanças para a maioria de que essa próxima rodada vai ser diferente, de que agora os sorteios vão trazer karts melhores, de que tem que haver um jeito de acertar aquela curva difícil...

E vale um recado especial para aqueles que em breve se juntarão ao Pangaré, mas válido para todos: por mais que alguém possa ter a certeza de ser a nova encarnação do Ayrton Senna, lembrem-se que o Pangaré, como o próprio nome diz, é um campeonato para amadores. Sua finalidade é proporcionar uma diversão saudável, nada além, disso.

Ou seja, junte-se a nós para brincar e tentar ganhar corridas enquanto brinca. Mas faça isso respeitando o espaço alheio e evitando contatos na pista a qualquer custo. Respeite não só as regras, mas também as práticas éticas e desportivas. Não sabe quais são elas? Pergunte à organização ou a outros Pangarés! Isso é, inclusive, uma forma de puxar conversa e fazer novas amizades.
Ou então procure um outro hobby, pois gente estressadinha e que se acha melhor que os outros não é bem vinda neste.

Enfim, se isso fosse uma propaganda de bebida alcoólica, já estaria na hora de acabar com a frase “Pangaré, aprecie com moderação.”

 

Texto por Denis Nascimento

 

 

LISTA DA VERGONHA

 

Este ranking mostra os pilotos que sofreram alguma punição na atual rodada do Pangaré, seja ela uma advertência, um stop&go ou uma desclassificação.

Pilotos com um mesmo número de “faltas” serão ordenados por ordem alfabética.

 

A epidemia das advertências se alastrou pelo Pangaré. Ao final desta 22º rodada, foram 99 penalizações entre advertências e desclassificações, muito acima do que já ocorreu em qualquer outra rodada. 14 somente na final, numa pista onde, em tese, um piloto mais rápido consegue ultrapassar um adversário mais lento com grande facilidade.
Fica aqui o apelo da organização, para cada um aproveitar o intervalo entre as rodadas para repensar o comportamento na pista. A começar pelos próprios integrantes da organização.
E também ficam votos de que, a partir da próxima corrida, a regra que trata de punições por atitudes anti-desportivas na pista nunca mais precise ser usada e acabe sendo esquecida.

 

2010
Piloto Jan Fev Mar Abr Mai Jun Penalidades
1 Edson Soares pen       pen pen   3
Fabio Ferreira pen   pen     pen   3
Jens Holderer pen pen       pen   3
Ricardo Torres pen pen   pen      3
Vicente Akamine pen   pen     pen   3
6 Akira Fukamachi   pen pen        2
Alessandro Bernardo pen   pen        2
Alexandre Lacava       pen   pen 2
André Zanetti     pen   pen    2
Arthur Bastianon pen       pen    2
Clécio Silva     pen pen      2
Danilo Camarinha     pen pen      2
Davi Gomes     pen pen      2
Fábio Gonçalves     pen pen      2
Giovanni Bernardo     pen pen     2
Iure Gomes   pen       pen   2
João Ohanes pen   pen        2
João Sanches     pen     pen   2
Luciano Santana   pen       pen   2
Luiz Tristão         pen pen   2
Lupércio Tenan   pen   pen      2
Raphael Lozano pen         pen   2
Ricardo Charbel   pen       pen   2
Rodrigo Haluska         pen pen   2
25 Alcino Bandeira    pen         1
Antonio Plá         pen    1
Augusto Racanelli     pen        1
Bruno Navas     pen        1
Caio Pinho     pen        1
Cassio Campos     pen        1
Cesar Augusto     pen       1
Daniel Rizzato         pen    1
Denis Nascimento   pen          1
Diego Kops         pen    1
Diogo Fukamachi pen            1
Edson Brito         pen    1
Eduardo Tenan       pen      1
Erich Lenzi           pen 1
Érico Mosca         pen   1
Fabiano Costa       pen      1
Fabio Parra pen            1
Fernando Nunes         pen    1
Francesco Junior       pen      1
Gabriel Roman pen            1
Giulliano Decicino     pen        1
Italo Gusmão       pen      1
Jayro Duque     pen        1
José Horta     pen        1
Leonardo Daltrino     pen        1
Leonardo Prjevussky     pen        1
Lucinei Oliveira pen            1
Luis Pimentel         pen    1
Marcel Karasawa pen            1
Marcelo Ramaciotti     pen        1
Marcio Puccio           pen 1
Mário Gusukuma   pen         1
Maurício de Lima pen            1
Octavio Augusto   pen          1
Rafael Camin     pen       1
Rafael Lee   pen          1
Reinaldo Serdas         pen    1
Ricardo Hanks pen            1
Roberto Correa     pen        1
Rogério Maciel     pen        1
Rogério Migani pen           1
Rubens Linhan     pen        1
Sergio Guaraldo     pen       1
Sérgio Vitor pen            1
Simone Tenan     pen        1
Walter Torres   pen          1

 

Texto por Denis Nascimento  

 

 

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato

 

Calendário do vigésimo - terceiro campeonato Pangaré

Data Local Grupos / Horários
1 2 2 3 3
31/07/2010 Granja Viana 17:00 17:30 18:00 18:30 19:00
21/08/2010 Granja Viana 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
18/09/2010 Pit Stop 14:00 / 15:00 14:30 / 16:00 15:30 / 17:00 16:30 / 18:00 17:30 / 18:30
16/10/2010 Planet Kart 14:30 / 15:30 15:00 / 16:30 16:00 / 17:30 17:00 / 18:30 18:00 / 19:00
06/11/2010 Speed Hunters 14:00 / 15:00 14:30 / 16:00 15:30 / 17:00 16:30 / 18:00 17:30 / 18:30
18/12/2010 Granja Viana 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
19/12/2010 Granja Viana 13º GP dos Campeões - 16h