22º Pangaré – 6ª etapa – Granja Viana – 12.06.2010
10 Promovidos e 10 Rebaixados
Chegamos ao final do primeiro Pangaré no novo formato, com dois grupos 2 e dois
grupos 3. O que vimos foi muita competitividade entre os participantes, o que
não é nenhuma surpresa, porque o Kartismo precisa disto: muita competitividade.
E cada um deve ter sua própria opinião sobre qual grupo era mais forte, o azul
ou o vermelho. Os azuis acham que forma os azuis e os vermelhos juram que foram
os vermelhos. De qualquer forma, seguindo o regulamento, para a próxima
temporada os grupos serão misturados, buscando equilíbrio. Aqueles que no final
estavam em uma posição par, permanecem na mesma cor; e aqueles que terminaram
numa posição ímpar, trocam de cor. Exceto aqueles envolvidos com o grupo 1.
Assim, cada um dos novos grupos 2 se compõe de:
- duas equipes vindas do grupo 1;
- quatro que permanecem no mesmo grupo;
- quatro vindas do outro grupo 2;
- uma promovida do grupo 3, da mesma cor;
- e duas promovidas do grupo 3, da outra cor.
Assim, há mais gente nova no grupo do que remanescente, garantindo novos pegas e
novas emoções. Que venha o 23º Pangaré !!
Corrida disputada. Isto é o que sempre acontece quando há Pangarés na pista. Mas
o que dizer quando após 20 minutos de prova o 25º e último colocado está a 42
segundos do líder? Isto representa uma diferença média de 1,7 segundo. E é sinal
de equilíbrio entre os Karts e equilíbrio entre os pilotos.
Os destaques da corrida foram Miguel Castro, que venceu a prova, e Alexandre
Lacava, que fez a melhor volta. Mas como Lacava largou em último e passou 20
competidores em 16 voltas, aparentemente faltou tempo para brigar pela vitória.
Ele teve que se contentar com a sexta colocação. Já o parceiro de equipe de
Miguel, Érico Mosca, também fez uma boa corrida e completou a dobradinha para a
equipe, que garantiu o terceiro lugar no campeonato. Alexandre Almeida agarrou a
terceira vaga no pódio.
O título de campeão do grupo 1 acabou escapando da Tristão Racing e foi para
Sorocaba Motors. Assim, os três primeiros acabaram sendo Sorocaba, Tristão e
Irmãos Rocha.
Já na outra ponta, a do rebaixamento, houve uma situação curiosa. Ao longo do
campeonato, o grupo 1 registrou apenas quatro faltas. E justamente as equipes
destes quatro faltantes acabaram sendo rebaixadas: Sangue Nozóio, Horse Car,
Citrini e Equipilantras.
O troféu Acelera Parceiro ficou com Alberto Costoya.
|
|
Com estes resultados, as equipes que subiram ao grupo 1 foram RW e Impossível?.
ChubbChubbs acabou ficando com a terceira colocação entre as equipes.
E três equipes acabaram por cair para o grupo 3. São elas: The Fastest,
Vigaristas e A Culpa é do T.I.
E o troféu Acelera Parceiro foi para Diogo Fukamachi.
|
|
Grupo 2
Vermelho
Esta foi a terceira corrida do dia e o público presente viu a terceira
dobradinha. Desta vez os pilotos foram Rodrigo Mange e Fernando Jorge. Com isto
eles garantiram o primeiro lugar no grupo e a sonhada promoção ao grupo 1. O
pódio foi completado por Leandro Braghin.
Assim como no Grupo 2 Azul, também do Grupo 2 Vermelho as duas melhores equipes
sobem ao grupo 1. desde o início, quem estava nas primeiras posições eram Fast
Friends e Muchachos. E estas equipes confirmaram esta condição ao final do
campeonato. Quem completa o trio e levou um lindo troféu para casa foi Nôno
Racer.
Infelizmente três equipes têm que ir para o grupo 3. E estas acabaram sendo
Bassi, Braço Duro e Despinguelados.
O troféu Acelera Parceiro ficou com Fábio Gonçalves.
|
|
Grupo 3
Azul
Aqui não houve dobradinha. Na verdade os cinco primeiros colocados pertencem a
equipes diferentes. Mário Gusukuma largou em último, passou todo mundo, fez a
melhor volta e venceu a corrida. Isto dispensa mais comentários. Em segundo
chegou Rodrigo Haluska e Alessandro Bernardo completou o pódio.
Com estes resultados, a equipe Pocotó garantiu a primeira colocação no grupo e
colocou os pilotos nas duas primeiras posições no campeonato de pilotos.
Unipneus ficou em segundo e QMS completou o trio de promovidos.
O troféu Acelera Parceiro ficou com Raphael Lozano.
|
|
Grupo 3
Vermelho
Desde o início da temporada quatro equipes lutaram pelas vagas para subir ao
grupo 2. E nesta última corrida não foi diferente. Sérgio Guaraldo conseguiu se
impor e vencer a corrida. Ele ainda tentou ajudar seu parceiro Cassio Campos a
se recuperar de uma rodada ainda na primeira volta, mas não teve jeito. Logo
atrás, as disputas de sempre: Leonardo Ramos com Francesco Chimenti e Carlos
Tejeda com Luís Pimentel. No fim, a seqüência de chegada foi esta mesma: Sérgio,
Leonardo, Francesco, Tejeda e Pimentel.
E na classificação final acabou dando Takt na frente, F&T um pouco depois,
seguido de perto de CTR e Kart Ás.
E Vicente Akamine recebeu o troféu Acelera Parceiro.
|
|
Mais uma
vez deu Pangaré no JOIS
Todo ano no primeiro semestre ocorrem os JOIS, os Jogos Olímpicos Internos do
Sesi. E, a exemplo dos anos anteriores, também em 2010 os Pangavolks
participaram com vontade. Após as corridas eliminatórias, onde mais uma vez a
grande maioria dos classificados era da Volkswagen, iniciou-se o sorteio dos
Karts. Como de hábito, alguns pilotos tiveram mais sorte ao receber um
equipamento vencedor, outros nem tanto. Durante o treino, os Pangavolks se
revezavam na liderança com as melhores voltas. A corrida, em função da baixa
possibilidade de ultrapassagens, não viu nenhum piloto fazendo aquela corrida de
largar lá atrás e chegar lá na frente. No fim, como de hábito, os Pangarés da
Volkswagen levaram a melhor, venceram o campeonato e mostraram mais uma vez que
a família Pangaré é unida dentro e fora das pistas, dentro e fora do Pangaré.
Texto por Jens Holderer
TURMA DO AMENDOIM – O FIM É O COMEÇO
Edição 21
Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de
futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?
No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os
demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às
corridas e/ou falando de assuntos diversos. às vezes reclamando, mas quase
sempre falando de alguma coisa engraçada.
Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada
prova do Pangaré.
Acabou o
Pangaré 22.
E, como
ocorre a cada 6 meses, uns poucos ficaram muito felizes com suas
performances, outros tantos ficaram muito desapontados com seus resultados
e, a grande maioria, ficou conformada em confirmar, pela primeira, segunda
ou enésima vez, que é apenas um Pangaré e que, portanto, obteve um resultado
mediano no campeonato...
Mas no
próximo mês começa tudo de novo do zero a zero. E voltam as esperanças para
a maioria de que essa próxima rodada vai ser diferente, de que agora os
sorteios vão trazer karts melhores, de que tem que haver um jeito de acertar
aquela curva difícil...
E vale um
recado especial para aqueles que em breve se juntarão ao Pangaré, mas válido
para todos: por mais que alguém possa ter a certeza de ser a nova encarnação
do Ayrton Senna, lembrem-se que o Pangaré, como o próprio nome diz, é um
campeonato para amadores. Sua finalidade é proporcionar uma diversão
saudável, nada além, disso.
Ou seja,
junte-se a nós para brincar e tentar ganhar corridas enquanto brinca. Mas
faça isso respeitando o espaço alheio e evitando contatos na pista a
qualquer custo. Respeite não só as regras, mas também as práticas éticas e
desportivas. Não sabe quais são elas? Pergunte à organização ou a outros
Pangarés! Isso é, inclusive, uma forma de puxar conversa e fazer novas
amizades.
Ou então procure um outro hobby, pois gente estressadinha e que se acha
melhor que os outros não é bem vinda neste.
Enfim, se
isso fosse uma propaganda de bebida alcoólica, já estaria na hora de acabar
com a frase “Pangaré, aprecie com moderação.”
Texto por Denis Nascimento
LISTA DA VERGONHA
Este ranking mostra os pilotos que sofreram alguma punição na atual rodada
do Pangaré, seja ela uma advertência, um stop&go ou uma desclassificação.
Pilotos com um mesmo número de “faltas” serão ordenados por ordem
alfabética.
A
epidemia das advertências se alastrou pelo Pangaré. Ao final desta 22º
rodada, foram 99 penalizações entre advertências e desclassificações, muito
acima do que já ocorreu em qualquer outra rodada. 14 somente na final, numa
pista onde, em tese, um piloto mais rápido consegue ultrapassar um
adversário mais lento com grande facilidade.
Fica aqui o apelo da organização, para cada um aproveitar o intervalo entre
as rodadas para repensar o comportamento na pista. A começar pelos próprios
integrantes da organização.
E também ficam votos de que, a partir da próxima corrida, a regra que trata
de punições por atitudes anti-desportivas na pista nunca mais precise ser
usada e acabe sendo esquecida.
2010 | ||||||||
Piloto | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Penalidades | |
1 | Edson Soares | pen | pen | pen | 3 | |||
Fabio Ferreira | pen | pen | pen | 3 | ||||
Jens Holderer | pen | pen | pen | 3 | ||||
Ricardo Torres | pen | pen | pen | 3 | ||||
Vicente Akamine | pen | pen | pen | 3 | ||||
6 | Akira Fukamachi | pen | pen | 2 | ||||
Alessandro Bernardo | pen | pen | 2 | |||||
Alexandre Lacava | pen | pen | 2 | |||||
André Zanetti | pen | pen | 2 | |||||
Arthur Bastianon | pen | pen | 2 | |||||
Clécio Silva | pen | pen | 2 | |||||
Danilo Camarinha | pen | pen | 2 | |||||
Davi Gomes | pen | pen | 2 | |||||
Fábio Gonçalves | pen | pen | 2 | |||||
Giovanni Bernardo | pen | pen | 2 | |||||
Iure Gomes | pen | pen | 2 | |||||
João Ohanes | pen | pen | 2 | |||||
João Sanches | pen | pen | 2 | |||||
Luciano Santana | pen | pen | 2 | |||||
Luiz Tristão | pen | pen | 2 | |||||
Lupércio Tenan | pen | pen | 2 | |||||
Raphael Lozano | pen | pen | 2 | |||||
Ricardo Charbel | pen | pen | 2 | |||||
Rodrigo Haluska | pen | pen | 2 | |||||
25 | Alcino Bandeira | pen | 1 | |||||
Antonio Plá | pen | 1 | ||||||
Augusto Racanelli | pen | 1 | ||||||
Bruno Navas | pen | 1 | ||||||
Caio Pinho | pen | 1 | ||||||
Cassio Campos | pen | 1 | ||||||
Cesar Augusto | pen | 1 | ||||||
Daniel Rizzato | pen | 1 | ||||||
Denis Nascimento | pen | 1 | ||||||
Diego Kops | pen | 1 | ||||||
Diogo Fukamachi | pen | 1 | ||||||
Edson Brito | pen | 1 | ||||||
Eduardo Tenan | pen | 1 | ||||||
Erich Lenzi | pen | 1 | ||||||
Érico Mosca | pen | 1 | ||||||
Fabiano Costa | pen | 1 | ||||||
Fabio Parra | pen | 1 | ||||||
Fernando Nunes | pen | 1 | ||||||
Francesco Junior | pen | 1 | ||||||
Gabriel Roman | pen | 1 | ||||||
Giulliano Decicino | pen | 1 | ||||||
Italo Gusmão | pen | 1 | ||||||
Jayro Duque | pen | 1 | ||||||
José Horta | pen | 1 | ||||||
Leonardo Daltrino | pen | 1 | ||||||
Leonardo Prjevussky | pen | 1 | ||||||
Lucinei Oliveira | pen | 1 | ||||||
Luis Pimentel | pen | 1 | ||||||
Marcel Karasawa | pen | 1 | ||||||
Marcelo Ramaciotti | pen | 1 | ||||||
Marcio Puccio | pen | 1 | ||||||
Mário Gusukuma | pen | 1 | ||||||
Maurício de Lima | pen | 1 | ||||||
Octavio Augusto | pen | 1 | ||||||
Rafael Camin | pen | 1 | ||||||
Rafael Lee | pen | 1 | ||||||
Reinaldo Serdas | pen | 1 | ||||||
Ricardo Hanks | pen | 1 | ||||||
Roberto Correa | pen | 1 | ||||||
Rogério Maciel | pen | 1 | ||||||
Rogério Migani | pen | 1 | ||||||
Rubens Linhan | pen | 1 | ||||||
Sergio Guaraldo | pen | 1 | ||||||
Sérgio Vitor | pen | 1 | ||||||
Simone Tenan | pen | 1 | ||||||
Walter Torres | pen | 1 |
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo - terceiro campeonato Pangaré
Data | Local | Grupos / Horários | ||||
1 | 2 | 2 | 3 | 3 | ||
31/07/2010 | Granja Viana | 17:00 | 17:30 | 18:00 | 18:30 | 19:00 |
21/08/2010 | Granja Viana | 15:00 | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 |
18/09/2010 | Pit Stop | 14:00 / 15:00 | 14:30 / 16:00 | 15:30 / 17:00 | 16:30 / 18:00 | 17:30 / 18:30 |
16/10/2010 | Planet Kart | 14:30 / 15:30 | 15:00 / 16:30 | 16:00 / 17:30 | 17:00 / 18:30 | 18:00 / 19:00 |
06/11/2010 | Speed Hunters | 14:00 / 15:00 | 14:30 / 16:00 | 15:30 / 17:00 | 16:30 / 18:00 | 17:30 / 18:30 |
18/12/2010 | Granja Viana | 15:00 | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 |
19/12/2010 | Granja Viana | 13º GP dos Campeões - 16h |