22º Pangaré – 3ª etapa – Pit Stop – 20.03.2010

 

Punições... a história continua !!

 

Pilotos, vamos por a mão na consciência. 29 advertências em um único fim de semana representa algo inaceitável. Na verdade temos que somar mais 5 punições, que foram do tipo stop & go. Os maiores prejudicados são vocês mesmos. Uma advertência custa a pontuação de duas posições. Numa pista como a utilizada neste fim de semana isto representa entre 8 e 17 pontos perdidos de bobeira. Fora o fato não mensurável de prejudicar um amigo e eventualmente perder a amizade dele. A próxima corrida também irá ocorrer numa pista onde as ultrapassagens são difíceis. Então vamos maneirar. E vamos lembrar que piloto bom é aquele que ultrapassa sem precisar dar totó ou jogar o adversário nos pneus.

 

 

(Des)igualdade de condições

 

O intuito do nosso campeonato (e de todos os campeonatos amadores) é termos equipamentos equivalentes aos dos demais competidores. É natural que haja um Kart um pouquinho melhor, e um um pouquinho pior. Mas o que vimos neste fim de semana foi uma desigualdade muito grande. Os Karts 7, 11, 12 e 13 estavam meio segundo mais rápidos que os demais, enquanto os Karts 2, 3 e 14 estavam um segundo mais lentos. O que dá para fazer quando há 13 pilotos para 12 Karts (contando apenas os “bons” e os “normais”)? E o que dá para fazer quando o Kart “bom” ou “normal” quebra? É... só dá para sentar, chorar e fazer a pole para a corrida seguinte. 

 

Grupo 1

 

Os pilotos “A” foram os primeiros a irem para a pista, então eles não sabiam quais eram os Karts a serem evitados. No fim, os quatro últimos se deram mal, com quebras e lesmas. Lá na frente, os tais Karts bons fizeram a festa. Felipe Conrado e Celso Ovalle brigaram até o fim e chegaram com menos de um segundo de diferença. Alberto Costoya conseguiu uma importante ultrapassagem nas voltas finais e chegou em terceiro. Estes três fizeram suas melhores voltas em 30,6 segundos, que não passou de um sonho para os demais pilotos.

Já os pilotos “B” viram um Tony Vitor endiabrado dar uma volta até no quinto colocado. Se a corrida tivesse mais duas ou três voltas, teria feito o memso com o quarto e terceiro colocados. No fim, deu Tony Vitor - longa pausa - Edson Soares, Maurício de Lima e Érico Mosca.

 

Metade do campeonato. No momento Sorocaba, e Rocha e Tristão estão na frente. Desta vez quatro equipes serão rebaixadas; após as três primeiras corridas seriam Des-Kart-áveis, Laranja Mecânica, Equipilantras e Sangue Nozóio.

Por enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Felipe Conrado.

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 175
2 Felipe Conrado  GeroFick  154
3 Erico Mosca Irmãos Rocha 139
3 Alberto Costoya Saudade  de Casa 139
3 Luiz Tristão Tristão Racing 139
6 Miguel Castro Irmãos Rocha 135
7 André Tristão Tristão Racing 123
7 Alexandre Almeida Fauwebe  123
9 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 119
10 Tony Vitor Horse Car  118
10 Celso Ovalle Equi¶lantras  118
12 Antonio Plá Schnecke  115
12 Alexandre Lacava Horse Car  115
12 Maurício de Lima Sorocaba Motors 115
15 Renato Citrini Citrini Racing Team 105
16 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  103
17 Edson Soares Schnecke  100
18 Klaus Fickert  GeroFick  99
19 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 95
19 Roberto Citrini Citrini Racing Team 95
21 Fabiano Costa Des-kart-áveis  93
21 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 93
23 Humberto Focesi Fauwebe  87
24 Jens Holderer Laranja  Mecânica 67
25 Osmar Freitas Equi¶lantras  65
26 Fabio Parra Sangue Nozóio 51
Pos Equipe Ptos
1 Sorocaba Motors 290
2 Irmãos Rocha 274
3 Tristão Racing 262
4 GeroFick 253
5 Saudade  de Casa 234
6 Horse Car 233
7 Schnecke 215
8 Fauwebe 210
9 Citrini Racing Team 200
10 Des-kart-áveis 196
11 Laranja  Mecânica 186
12 Equi¶lantras 183
13 Sangue Nozóio 144

 

  

Grupo 2 Azul

 

Na corrida “A” Walter Torres estava com o tal Kart canhão. Largou lá atrás, passou todos os adversários e ganhou com tranqüilidade. Na seqüência chegaram Fabio Petta e Fabio Ferreira.

E Ricardo Torres mais uma vez deu show, mas não conseguiu a vitória, porque Valdemar Junior também estava inspirado. Ele largou bem, não cometeu erros e estava concentradíssimo. Quem acompanhou a corrida, via seu olhar decidido a cada contorno da  última curva do circuito. Em terceiro chegou Marcio Puccio, que brigou muito com Lucieni Oliveiro, o quarto colocado.

 

Deste grupo apenas duas equipes sobem ao Grupo 1. No momento seriam RW e Martins. E três equipes serão rebaixadas. Se o campeonato terminasse agora, estas equipes seriam The Fastest, Vigaristas e 100Freio.

E o troféu Acelera Parceiro no momento iria para Marcelo Yassuo. Mas aqui temos que dar um desconto ao parceiro Thiago Moura, que se acidentou na última corrida e não pôde participar desta.

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Walter Torres RW Racing  174
2 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  161
3 Lusca Martins Martins Kart 147
4 Iure Gomes Doganos Racing 137
5 Diogo Fukamachi Fukateam  129
6 Erich Lenzi Octane  125
6 Fabio Ferreira Vigaristas  125
8 Valdemar Junior Os Compadres 124
9 Cadu Martins  Martins Kart 119
10 Miro Teixeira Os Compadres 115
11 Ricardo Torres RW Racing  114
12 Carlos Ferreira Doganos Racing 113
13 Lucinei Oliveira Velozes e Furiosos 107
14 Fabio Petta Petta Racing  102
15 Sylas Lopes The Fastest   101
16 Italo Gusmão Velozes e Furiosos 89
17 Denis Nascimento Impossível?  85
18 Fabio Gomes Impossível?  83
18 Christiano Moreno Octane  83
20 Vitor Petta Petta Racing  79
21 Marcio Puccio Fukateam  73
22 Alcino Bandeira  100Freio Racing 62
23 Thiago Moura ChubbChubbs  56
24 Reinaldo Serdas The Fastest   55
25 Rogério Migani 100Freio Racing 54
26 Rogério Maciel Vigaristas  31
Pos Equipe Ptos
1 RW Racing 288
2 Martins Kart 266
3 Doganos Racing 250
4 Os Compadres 239
5 ChubbChubbs 217
6 Octane 208
7 Fukateam 202
8 Velozes e Furiosos 196
9 Petta Racing 181
10 Impossível? 168
11 Vigaristas 156
11 The Fastest  156
13 100Freio Racing 116

 

 

Grupo 2 Vermelho

 

Márcio Soranz está tendo que levar a equipe nas costas, porque seu parceiro não aparece para correr. Então ele faz tudo sozinho. Ele venceu a corrida “A”, tirou a equipe da zona do rebaixamento e está com uma mão no troféu acelera parceiro. Os outros pareciam ser apenas coadjuvantes, mas são pilotos com um histórico de glória: Rodrigo Mange chegou em segundo, seguido por Eduardo Tenan e Danilo Camarinha.

André Souza tinha ido mal na corrida anterior, por isto pôde largar na frente na corrida “B”. E não titubeou, foi abrindo vantagem até estar confortável e passou a administrar a corrida. Boa tática, bom resultado. Mas a briga pela segunda posição foi intensa. Cinco pilotos chegaram com uma diferença inferior a três segundos. Foram eles Leandro Braghin, Ednei Sarri, Roberto Correa, Rafael Camin e Fernando Nunes.

 

Assim como no Grupo 2 Azul, também do Grupo 2 Vermelho as duas melhores equipes subirão ao grupo 1. No momento estas equipes são Muchachos e Fast Friends, empatados em pontos. E as três piores cairão aos grupos 3. Por enquanto este mico está com as equipes Despinguelados, Furacão e Bassi.

O troféu Acelera Parceiro ficaria com Márcio Soranz.

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Rodrigo Mange Fast Friends  176
2 Danilo Camarinha Muchachos  171
3 Bruno Luchetti Nôno Racer  155
4 Marcio Soranz Domani Scuderia 148
5 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  147
6 Leandro Braghin Nôno Racer  144
7 Ednei Sarri Muchachos  139
8 Eduardo Tenan Sentopé ia  133
9 Fernando Jorge Fast Friends  129
10 André Souza NGBL RT  120
11 Winston Iwauchi  Despinguelados  119
12 Jayro Duque Braço Duro Racing 109
13 Leonardo Prjevussky QWERTY  107
14 Marcel Karasawa Furacão Racing 105
15 Fernando Nunes Nuneskart  101
16 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 98
17 Marcelo Nunes Nuneskart  95
18 Lupércio Tenan Sentopé ia  85
19 Augusto Racanelli NGBL RT  77
20 Rubens Linhan Furacão Racing 71
21 Helio Bassi Bassi Racing 60
21 Guilherme Bassi Bassi Racing 60
23 Rafael Camin QWERTY  55
24 Akira Fukamachi Galo de Ouro  53
25 Roberto Correa Despinguelados  41
26 Antonio Henrique Domani Scuderia 20
Pos Equipe Ptos
1 Muchachos 310
2 Fast Friends 305
3 Nôno Racer 299
4 Sentopé ia 218
5 Braço Duro Racing 207
6 Galo de Ouro 200
7 NGBL RT 197
8 Nuneskart 196
9 Furacão Racing 176
10 Domani Scuderia 168
11 QWERTY 162
12 Despinguelados 160
13 Bassi Racing 120

 

 

 Grupo 3 Azul

 

Parece que os veteranos estão se impondo. Os três primeiros colocados na corrida “A” são veteranos. Raphael Lozano largou no meio do grid e passou todo mundo. Não dá para saber quanto mais ele teria resistido ao assédio de Gabriel Roman, em mais uma tarde inspirada, tendo largado lá atrás e tendo passado um a um todos os demais. No fim, eles cruzaram a linha de chegada praticamente juntos. Um pouco atrás, Caio Pinho, que marcou importantes pontos para sua equipe.

Também a corrida “B” teve um vencedor veterano. Anderson Paes largou da última posíção e passou todos os adversários numa boa. Rafael Lee bem que tentou dar o troco no final, mas teve que se contantar com a segunda colocação. Bem mais atrás, Fabio Oliveira cruzou na terceira posição.

 

As três melhores equipes serão promovidas. No momento são Pocotó, QMS e Unipneus.

O troféu Acelera Parceiro ficaria com Raphael Lozano.

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Gabriel Roman Pocotó  172
2 Raphael Lozano Os Rojão  170
3 Mário Gusukuma Q M S  161
4 João Ohanes Pocotó  145
4 Caio Pinho Cabrera Motorsports 145
6 Fábio Oliveira Q M S  141
7 Rafael Lee Unipneus Racing 140
8 João Sanches Unipneus Racing 139
9 Simone Tenan Corrida Maluca 129
10 Breno Vidal Cabrera Motorsports 127
11 Davi Gomes A Culpa é do T.I. 123
12 Anderson Paes A Culpa é do T.I. 118
13 Giovanni Bernardo Os Rojão  113
14 Alessandro Bernardo Osmar Xalenta  111
15 Rafael Boccato Sua mãe  Racing Team 90
16 André Zanetti Osmar Xalenta  87
17 Eduardo Zorzeto Fat Racing  79
18 Rafael Mendes Corrida Maluca 69
19 Luciano Catelan Fat Racing  67
20 Fernando Manão Sua mãe  Racing Team 66
21 José Carlos Taroco KART eiros  61
21 Guilherme Taroco KART eiros  61
23 Alexandre Benedetto Hot Weels  57
24 Mauricio Copiano Muido´s Racing  56
25 Wellington Costa Muido´s Racing  54
26 Gilberto Rodrigues Hot Weels  25
Pos Equipe Ptos
1 Pocotó 317
2 Q M S 302
3 Os Rojão 283
4 Unipneus Racing 279
5 Cabrera Motorsports 272
6 A Culpa é do T.I. 241
7 Osmar Xalenta 198
7 Corrida Maluca 198
9 Sua mãe  Racing Team 156
10 Fat Racing 146
11 KART eiros 122
12 Muido´s Racing 110
13 Hot Weels 82

 

 

Grupo 3 Vermelho

 

Leonardo Ramos e Eduardo Favilla aprenderam a andar de Kart no Pit Stop. E aprenderam direitinho. Ambos largaram na parte de trás do grid, ambos fizeram a melhor volta de suas corridas, ambos venceram suas corridas, ambos deram uma volta no sexto colocado e ambos NÃO estavam com os canhões do dia.

Os outros foram meros coadjuvantes. Na corrida “A”  estes foram os pilotos Eduardo Pinheiro e Sérgio Guaraldo, e na corrida “B” Vicente Akamine e Cassio Campos

 

Se o campeonato terminasse hoje, a classificação seria assim: Takt, F&T e CTR.

Arthur Bastianon receberia o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje.

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Leonardo Ramos TAKT  186
2 Eduardo Favilla TAKT  168
3 Sergio Guaraldo Team CTR  161
4 Carlos Tejeda F&T Compettions 159
5 Arthur Bastianon Street Racers 141
6 Francesco Junior F&T Compettions 140
7 Vicente Akamine KART ÁS   133
7 Ricardo Charbel CR Racing Team 133
9 Cassio Campos Team CTR  121
10 Fernando Sinezio Brawnlio GP  119
11 Marcelo Ramaciotti CR Racing Team 117
12 Luis Pimentel KART ÁS   108
13 Octavio Augusto Leite  107
14 Bruno Navas Street Racers 105
15 Eduardo Pinheiro Gallop  96
16 Leonardo Daltrino Brawnlio GP  95
17 Luciano Santana Speed9  91
18 Cesar Augusto Leite  77
19 Marcelo Komatsu Palestra Team  76
20 Eduardo Romanini Speed9  73
20 Clécio Silva Botô po cano  73
22 Anderson Sforcini Palestra Team  50
23 Edson Brito Gallop  43
24 José Horta Botô po cano  39
25 Alessandro Zinetti Johnnie Walked 18
26 Rubens Lima Johnnie Walked 16
Pos Equipe Ptos
1 TAKT 354
2 F&T Compettions 299
3 Team CTR 282
4 CR Racing Team 250
5 Street Racers 246
6 KART ÁS  241
7 Brawnlio GP 214
8 Leite 184
9 Speed9 164
10 Gallop 139
11 Palestra Team 126
12 Botô po cano 112
13 Johnnie Walked 34

 

 Quem somos

 

A entrevista do mês mostra a dupla Sangue NoZóio, terceira colocada do Grupo 2 da temporada anterior. Quem são e o que pensam os pilotos Sérgio Vitor e Fabio Parra? 

 

A- Kart

1-     há quanto tempo vocês andam de Kart?

3,5 anos

 

2-     há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

3,5 anos

 

3-     de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

Sangue NoZóio surgiu porque imaginamos algo que demonstra toda a adrenalina quando andamos de kart, sem medo / sem limites.

 

4-     como vocês se tornaram Pangarés?

O irmão do Sérgio e alguns amigos da VW nos incentivaram a participar.

 

5-     qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

O maior conquista de nossa equipe foi chegar ao grupo 1 (A Elite do Pangaré), e como pilotos foi participar da Corrida dos Campeões.

 

6-     quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Nesta temporada começamos bem, mas neste momento  não estamos tão bem assim na pontuação.Vamos acelerar para reverter essa situação até o final da temporada.

 

7-     existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Às vezes um leva vantagem nas pontuações, mas no geral sempre estamos equilibrados, talvez este tenha sido o “segredo” de nossa equipe.

 

8-     o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

Acredito que seja a organização e a união que proporciona entre os pilotos, afinal fora das pistas todos são amigos. 

 

B- Pessoal

1-     como vocês se conheceram?

Sérgio: Na empresa em que trabalhamos

Fabio: Na empresa em que trabalhamos

 

2-     onde vocês moram (cidade / bairro)?

Sérgio: Santo André, bairro Valparaiso.

Fabio: São Caetano do Sul, bairro Santa Maria.

 

3-     em que empresa vocês trabalham?

Sérgio: Volkswagen

Fabio: Volkswagen

 

4-     qual sua formação acadêmica?

Sérgio: Formado em Economia pela PUC São Paulo.

Fabio: Administração de Empresas - IMES

 

5-     se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Sérgio: Talvez pescador.

Fabio: Não sei, talvez jogador de futebol ou truco.

 

6-     as suas famílias vêm torcer?

Sérgio: Na verdade como diz o Jens, 1/3 do Pangaré são pessoas da minha família e um 1/3 trabalha na Volks, o restante já são nossos amigos.

Fabio: Sim, as vezes torcem por nós. 

 

7-     algum comentário adicional?

Ambos: Queríamos parabenizar o Tristão e a organização do Pangaré pela persistência em todos estes anos, afinal o nosso Campeonato já é famoso em S.Paulo e os pilotos tem um nível excelente.

 

Texto por Jens Holderer

 

TURMA DO AMENDOIM – TOLERÂNCIA ZERO

Edição 19

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

Parabéns aos fiscais e à direção de prova da Pit Stop que não mostraram nenhuma complacência com os totós maldosos e com quaisquer outras atitudes anti-desportivas na pista. Tolerância zero é o que precisamos.

1 advertência já seria demais para, mas 29 advertências constitui uma vergonha para um campeonato que tem como lema “mais vale um dia ruim no kart que um bom dia de trabalho”.

Para deixar claro que esse tipo de atitude não só não é bem vindo, mas também que a tolerância a atitudes anti-desportivas vai ser cada vez menor, vou começar a divulgar, a partir desta edição, a lista da vergonha, um ranking dos pilotos que receberam alguma punição e quantas vezes ao longo do campeonato.

E, em nome da transparência e da coerência, vergonha em dobro para este Pangaré que vos escreve que, ao invés de liderar pelo exemplo, por um momento de burrice absoluta também integra a lista.

 

LISTA DA VERGONHA

 

Este ranking mostra os pilotos que sofreram alguma punição na atual rodada do Pangaré, seja ela uma advertência, um stop&go ou uma desclassificação.

Pilotos com um mesmo número de “faltas” serão ordenados por ordem alfabética.

 

Pra não começar pegando tão pesado, nesta primeira versão não faremos distinção entre advertências, stop&gos e desclassificações. Mas já fiquem avisados que, caso tenhamos punições mais graves a partir da próxima corrida, além da Lista da Vergonha criaremos também alguma coisa como a “vitrine da deslealdade” ou algo assim bem... simpático.

 

E fica lançado o desafio: a lista sairá do ar no dia em que tivermos 0 (zero) problemas de indisciplina ao longo de todas as baterias.

 

1

Akira Fukamachi

2

Alessandro Bernardo

2

Fabio Ferreira

2

Jens Holderer

2

João Ohanes

2

Ricardo Torres

2

Sérgio Vitor

2

Vicente Akamine

2

9

Alcino Bandeira

1

André Zanetti

1

Arthur Bastianon

1

Augusto Racanelli

1

Bruno Navas

1

Caio Pinho

1

Cassio Campos

1

Cesar Augusto

1

Clécio Silva

1

Danilo Camarinha

1

Davi Gomes

1

Denis Nascimento

1

Diogo Fukamachi

1

Edson Soares

1

Fábio Gonçalves

1

Fabio Parra

1

Gabriel Roman

1

Giovanni Bernardo

1

Iure Gomes

1

Jayro Duque

1

João Sanches

1

José Horta

1

Leonardo Daltrino

1

Leonardo Prjevussky

1

Luciano Santana

1

Lucinei Oliveira

1

Lupércio Tenan

1

Marcel Karasawa

1

Marcelo Ramaciotti

1

Mário Gusukuma

1

Maurício de Lima

1

Octavio Augusto

1

Rafael Camin

1

Rafael Lee

1

Raphael Lozano

1

Ricardo Charbel

1

Ricardo Hanks

1

Roberto Correa

1

Rogério Maciel

1

Rogério Migani

1

Rubens Linhan

1

Sergio Guaraldo

1

Simone Tenan

1

Walter Torres

1

 

Texto por Denis Nascimento

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato

 

Calendário do vigésimo - segundo campeonato Pangaré

Data

Local

Grupos / Horários

1

2

2

3

3

30/01/10

Granja Viana

15:00

15:30

16:00

16:30

17:00

27/02/10

Granja Viana

15:30

16:00

16:30

17:00

17:30

20/03/10

Pit Stop

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

17/04/10

Speed Hunters

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

15/05/10

Planet Kart

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

12/06/10

Granja Viana

15:00

15:30

16:00

16:30

17:00