22º
Pangaré – 3ª etapa – Pit Stop – 20.03.2010
Punições... a história continua !!
Pilotos,
vamos por a mão na consciência. 29 advertências em um único fim de semana
representa algo inaceitável. Na verdade temos que somar mais 5 punições, que
foram do tipo stop & go. Os maiores prejudicados são vocês mesmos. Uma
advertência custa a pontuação de duas posições. Numa pista como a utilizada
neste fim de semana isto representa entre 8 e 17 pontos perdidos de bobeira.
Fora o fato não mensurável de prejudicar um amigo e eventualmente perder a
amizade dele. A próxima corrida também irá ocorrer numa pista onde as
ultrapassagens são difíceis. Então vamos maneirar. E vamos lembrar que piloto
bom é aquele que ultrapassa sem precisar dar totó ou jogar o adversário nos
pneus.
(Des)igualdade de condições
O intuito
do nosso campeonato (e de todos os campeonatos amadores) é termos equipamentos
equivalentes aos dos demais competidores. É natural que haja um Kart um
pouquinho melhor, e um um pouquinho pior. Mas o que vimos neste fim de semana
foi uma desigualdade muito grande. Os Karts 7, 11, 12 e 13 estavam meio segundo
mais rápidos que os demais, enquanto os Karts 2, 3 e 14 estavam um segundo mais
lentos. O que dá para fazer quando há 13 pilotos para 12 Karts (contando apenas
os “bons” e os “normais”)? E o que dá para fazer quando o Kart “bom” ou “normal”
quebra? É... só dá para sentar, chorar e fazer a pole para a corrida seguinte.
Grupo 1
Os pilotos
“A” foram os primeiros a irem para a pista, então eles não sabiam quais eram os
Karts a serem evitados. No fim, os quatro últimos se deram mal, com quebras e
lesmas. Lá na frente, os tais Karts bons fizeram a festa. Felipe Conrado e Celso
Ovalle brigaram até o fim e chegaram com menos de um segundo de diferença.
Alberto Costoya conseguiu uma importante ultrapassagem nas voltas finais e
chegou em terceiro. Estes três fizeram suas melhores voltas em 30,6 segundos,
que não passou de um sonho para os demais pilotos.
Já os
pilotos “B” viram um Tony Vitor endiabrado dar uma volta até no quinto colocado.
Se a corrida tivesse mais duas ou três voltas, teria feito o memso com o quarto
e terceiro colocados. No fim, deu Tony Vitor - longa pausa - Edson Soares,
Maurício de Lima e Érico Mosca.
Metade do
campeonato. No momento Sorocaba, e Rocha e Tristão estão na frente. Desta vez
quatro equipes serão rebaixadas; após as três primeiras corridas seriam
Des-Kart-áveis, Laranja Mecânica, Equipilantras e Sangue Nozóio.
Por
enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Felipe Conrado.
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|
Grupo 2 Azul
Na corrida
“A” Walter Torres estava com o tal Kart canhão. Largou lá atrás, passou todos os
adversários e ganhou com tranqüilidade. Na seqüência chegaram Fabio Petta e
Fabio Ferreira.
E Ricardo
Torres mais uma vez deu show, mas não conseguiu a vitória, porque Valdemar
Junior também estava inspirado. Ele largou bem, não cometeu erros e estava
concentradíssimo. Quem acompanhou a corrida, via seu olhar decidido a cada
contorno da última curva do
circuito. Em terceiro chegou Marcio Puccio, que brigou muito com Lucieni
Oliveiro, o quarto colocado.
Deste
grupo apenas duas equipes sobem ao Grupo 1. No momento seriam RW e Martins. E
três equipes serão rebaixadas. Se o campeonato terminasse agora, estas equipes
seriam The Fastest, Vigaristas e 100Freio.
E o troféu
Acelera Parceiro no momento iria para Marcelo Yassuo. Mas aqui temos que dar um
desconto ao parceiro Thiago Moura, que se acidentou na última corrida e não pôde
participar desta.
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Grupo 2 Vermelho
Márcio
Soranz está tendo que levar a equipe nas costas, porque seu parceiro não aparece
para correr. Então ele faz tudo sozinho. Ele venceu a corrida “A”, tirou a
equipe da zona do rebaixamento e está com uma mão no troféu acelera parceiro. Os
outros pareciam ser apenas coadjuvantes, mas são pilotos com um histórico de
glória: Rodrigo Mange chegou em segundo, seguido por Eduardo Tenan e Danilo
Camarinha.
André
Souza tinha ido mal na corrida anterior, por isto pôde largar na frente na
corrida “B”. E não titubeou, foi abrindo vantagem até estar confortável e passou
a administrar a corrida. Boa tática, bom resultado. Mas a briga pela segunda
posição foi intensa. Cinco pilotos chegaram com uma diferença inferior a três
segundos. Foram eles Leandro Braghin, Ednei Sarri, Roberto Correa, Rafael Camin
e Fernando Nunes.
Assim como
no Grupo 2 Azul, também do Grupo 2 Vermelho as duas melhores equipes subirão ao
grupo 1. No momento estas equipes são Muchachos e Fast Friends, empatados em
pontos. E as três piores cairão aos grupos 3. Por enquanto este mico está com as
equipes Despinguelados, Furacão e Bassi.
O troféu
Acelera Parceiro ficaria com Márcio Soranz.
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Grupo 3 Azul
Parece que
os veteranos estão se impondo. Os três primeiros colocados na corrida “A” são
veteranos. Raphael Lozano largou no meio do grid e passou todo mundo. Não dá
para saber quanto mais ele teria resistido ao assédio de Gabriel Roman, em mais
uma tarde inspirada, tendo largado lá atrás e tendo passado um a um todos os
demais. No fim, eles cruzaram a linha de chegada praticamente juntos. Um pouco
atrás, Caio Pinho, que marcou importantes pontos para sua equipe.
Também a
corrida “B” teve um vencedor veterano. Anderson Paes largou da última posíção e
passou todos os adversários numa boa. Rafael Lee bem que tentou dar o troco no
final, mas teve que se contantar com a segunda colocação. Bem mais atrás, Fabio
Oliveira cruzou na terceira posição.
As três
melhores equipes serão promovidas. No momento são Pocotó, QMS e Unipneus.
O troféu
Acelera Parceiro ficaria com Raphael Lozano.
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Grupo 3 Vermelho
Leonardo
Ramos e Eduardo Favilla aprenderam a andar de Kart no Pit Stop. E aprenderam
direitinho. Ambos largaram na parte de trás do grid, ambos fizeram a melhor
volta de suas corridas, ambos venceram suas corridas, ambos deram uma volta no
sexto colocado e ambos NÃO estavam com os canhões do dia.
Os outros
foram meros coadjuvantes. Na corrida “A” estes
foram os pilotos Eduardo Pinheiro e Sérgio Guaraldo, e na corrida “B” Vicente
Akamine e Cassio Campos
Se o
campeonato terminasse hoje, a classificação seria assim: Takt, F&T e CTR.
Arthur
Bastianon receberia o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje.
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|
Quem somos
A
entrevista do mês mostra a dupla Sangue NoZóio, terceira colocada do Grupo 2 da
temporada anterior. Quem são e o que pensam os pilotos Sérgio Vitor e Fabio
Parra?
A- Kart
1-
há quanto tempo vocês andam de Kart?
3,5 anos
2-
há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
3,5 anos
3-
de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Sangue NoZóio surgiu porque imaginamos algo que demonstra toda a adrenalina
quando andamos de kart, sem medo / sem limites.
4-
como vocês se tornaram Pangarés?
O irmão do Sérgio e alguns amigos da VW nos incentivaram a participar.
5-
qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
O maior conquista de nossa equipe foi chegar ao grupo 1 (A Elite do Pangaré), e
como pilotos foi participar da Corrida dos Campeões.
6-
quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Nesta temporada começamos bem, mas neste momento
não estamos tão bem assim na pontuação.Vamos acelerar para reverter essa
situação até o final da temporada.
7-
existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre
vocês?
Às vezes um leva vantagem nas pontuações, mas no geral sempre estamos
equilibrados, talvez este tenha sido o “segredo” de nossa equipe.
8-
o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
Acredito que seja a organização e a união que proporciona entre os pilotos,
afinal fora das pistas todos são amigos.
B- Pessoal
1-
como vocês se conheceram?
Sérgio: Na empresa em que trabalhamos
Fabio:
Na empresa em que trabalhamos
2-
onde vocês moram (cidade / bairro)?
Sérgio: Santo André, bairro Valparaiso.
Fabio: São Caetano do Sul, bairro Santa Maria.
3-
em que empresa vocês trabalham?
Sérgio: Volkswagen
Fabio: Volkswagen
4-
qual sua formação acadêmica?
Sérgio: Formado em Economia pela PUC São Paulo.
Fabio: Administração de Empresas - IMES
5-
se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Sérgio: Talvez pescador.
Fabio: Não sei, talvez jogador de futebol ou truco.
6-
as suas famílias vêm torcer?
Sérgio: Na verdade como diz o Jens, 1/3 do Pangaré são pessoas da minha família
e um 1/3 trabalha na Volks, o restante já são nossos amigos.
Fabio: Sim, as vezes torcem por nós.
7-
algum comentário adicional?
Ambos: Queríamos parabenizar o Tristão e a organização do Pangaré pela persistência em todos estes anos, afinal o nosso Campeonato já é famoso em S.Paulo e os pilotos tem um nível excelente.
Texto por Jens Holderer
TURMA DO
AMENDOIM – TOLERÂNCIA ZERO
Edição 19
Sabe
aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só
reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?
No Pangaré
é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos,
amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de
assuntos diversos. às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa
engraçada.
Esta
coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do
Pangaré.
Parabéns aos fiscais e à
direção de prova da Pit Stop que não mostraram nenhuma complacência com os totós
maldosos e com quaisquer outras atitudes anti-desportivas na pista. Tolerância
zero é o que precisamos.
1 advertência já seria
demais para, mas 29 advertências constitui uma vergonha para um campeonato que
tem como lema “mais vale um dia ruim no kart que um bom dia de trabalho”.
Para deixar claro que esse
tipo de atitude não só não é bem vindo, mas também que a tolerância a atitudes
anti-desportivas vai ser cada vez menor, vou começar a divulgar, a partir desta
edição, a lista da vergonha, um ranking dos pilotos que receberam alguma punição
e quantas vezes ao longo do campeonato.
E, em nome da transparência
e da coerência, vergonha em dobro para este Pangaré que vos escreve que, ao
invés de liderar pelo exemplo, por um momento de burrice absoluta também integra
a lista.
LISTA DA
VERGONHA
Este
ranking mostra os pilotos que sofreram alguma punição na atual rodada do
Pangaré, seja ela uma advertência, um stop&go ou uma desclassificação.
Pilotos
com um mesmo número de “faltas” serão ordenados por ordem alfabética.
Pra não começar pegando tão
pesado, nesta primeira versão não faremos distinção entre advertências, stop&gos
e desclassificações. Mas já fiquem avisados que, caso tenhamos punições mais
graves a partir da próxima corrida, além da Lista da Vergonha criaremos também
alguma coisa como a “vitrine da deslealdade” ou algo assim bem... simpático.
E fica lançado o desafio: a
lista sairá do ar no dia em que tivermos 0 (zero) problemas de indisciplina ao
longo de todas as baterias.
1 |
Akira Fukamachi |
2 |
Alessandro
Bernardo |
2 |
|
Fabio Ferreira |
2 |
|
Jens Holderer |
2 |
|
João Ohanes |
2 |
|
Ricardo Torres |
2 |
|
Sérgio Vitor |
2 |
|
Vicente Akamine |
2 |
|
9 |
Alcino Bandeira |
1 |
André Zanetti |
1 |
|
Arthur
Bastianon |
1 |
|
Augusto
Racanelli |
1 |
|
Bruno Navas |
1 |
|
Caio Pinho |
1 |
|
Cassio Campos |
1 |
|
Cesar Augusto |
1 |
|
Clécio Silva |
1 |
|
Danilo
Camarinha |
1 |
|
Davi Gomes |
1 |
|
Denis Nascimento |
1 |
|
Diogo Fukamachi |
1 |
|
Edson Soares |
1 |
|
Fábio Gonçalves |
1 |
|
Fabio Parra |
1 |
|
Gabriel Roman |
1 |
|
Giovanni
Bernardo |
1 |
|
Iure Gomes |
1 |
|
Jayro Duque |
1 |
|
João Sanches |
1 |
|
José Horta |
1 |
|
Leonardo
Daltrino |
1 |
|
Leonardo
Prjevussky |
1 |
|
Luciano Santana |
1 |
|
Lucinei
Oliveira |
1 |
|
Lupércio Tenan |
1 |
|
Marcel Karasawa |
1 |
|
Marcelo
Ramaciotti |
1 |
|
Mário Gusukuma |
1 |
|
Maurício de Lima |
1 |
|
Octavio Augusto |
1 |
|
Rafael Camin |
1 |
|
Rafael Lee |
1 |
|
Raphael Lozano |
1 |
|
Ricardo Charbel |
1 |
|
Ricardo Hanks |
1 |
|
Roberto Correa |
1 |
|
Rogério Maciel |
1 |
|
Rogério Migani |
1 |
|
Rubens Linhan |
1 |
|
Sergio Guaraldo |
1 |
|
Simone Tenan |
1 |
|
Walter Torres |
1 |
Texto por Denis Nascimento
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo - segundo campeonato Pangaré
Data |
Local |
Grupos / Horários |
||||
1 |
2 |
2 |
3 |
3 |
||
30/01/10 |
Granja |
15:00 |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
27/02/10 |
Granja |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
20/03/10 |
Pit Stop |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
17/04/10 |
Speed |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
15/05/10 |
Planet |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
12/06/10 |
Granja |
15:00 |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |