21º Pangaré – 3ª etapa – Speed Hunters – 12.09.2009
Igualdade
de Condições para Pilotos que Compareceram em Massa
Quero começar este texto agradecendo o cuidado na preparação dos Karts por parte
da administração da pista. Eles estavam em condições muito próximas da
igualdade. Isto fez com que não tenha havido nenhum Kart vencedor e nenhum Kart
perdedor, daqueles que antes mesmo de entrar na pista, o piloto já sabe o que
vai acontecer. A maior parte dos resultados se deveu ao binômio posição de
largada x habilidade do piloto. Assim, em vez de escrever que este ou aquele
Kart venceu ou perdeu as corridas, eu preparei uma pequena estatística partindo
das posições de largada em comparação com as posições de chegada. Quatro (em
oito) vencedores haviam saída da pole position; seis pilotos (em oito) que
saíram em terceiro lugar chegaram entre segundo e quinto; oito pilotos (de um
total de 24) que largaram nas três últimas posições chegaram nas três últimas
posições.
E quero agradecer aos pilotos, que compareceram em massa, tendo feito duas
corridas com o grid totalmente cheio. O maior número de faltas numa bateria foi
de dois pilotos. Num hipotético campeonato de presença, o grupo 1 está levando a
melhor, com apenas 4 faltas em 78 participações. Depois vêm o grupo 3 com 7
faltas, grupo 2 com 8 e grupo 4 com 12 faltas.
Grupo 1
Na corrida A, inicialmente Edson Soares parecia que faturaria a corrrida. Mas do
meio para a frente, Fabiano Costa e Jens Holderer, àquela hora em segundo e
terceiro, começaram a baixar mais e mais o tempo das voltas. Passaram por Edson
e ficaram com as duas primeiras colocações e com as duas melhores voltas da
corrida. Na última volta, Alexandre Lacava ainda superou Edson, roubando-lhe o
último lugar do pódio.
Não que a corrida de Antonio Plá na B tenha sido fácil, mas em momento algum ele
chegou a ser ameaçado. Largou da pole e liderou de ponta a ponta. Ednei Sarri e
Tony Vitor bem que tentaram, mas não conseguiram segurar André Tristão, em mais
um dia inspirado. Final: Plá, André, Ednei e Tony.
Com este resultado, entre as equipes, já considerando o descarte, Tristão
Racing, Irmãos Rocha e Schnecke estão na frente. E Fauwebe, Fast Friends e RW
Racing estariam rebaixados, se o campeonato terminasse agora. Seria a maldição
do Campeão da temporada anterior ser rebaixado? Já aconteceu com a Sorocaba
Motors e a RW não está tendo sorte...
Mas nada está definido, entre a 3ª e a 11ª equipe, há apenas 36 pontos.
Por enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Fabiano Costa. Giulliano
Decicino, acelera!
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Grupo 2
Antonio Henrique, seja bem vindo ao mundo Pangaré.
A corrida A mostrou um bom equilíbrio entre os competidores. Ninguém conseguiu
se esquivar de disputas diretas por posições. Apesar da pista travada, vimos
várias ultrapassagens, nos mais diversos pontos da pista. No fim, Fábio
Gonçalves levou a melhor sobre Marcel Karasawa e Alexandre Pessutti e foi nesta
ordem que eles subiram ao pódio.
A corrida B foi a quarta corrida do dia. Até então ninguém havia tomado
advertência e tudo parecia bem calmo. Mas ainda seriam aplicadas 13
advertências, quatro delas nesta prova. Akira Fukamachi havia largado na segunda
posição e estava determinado a defender esta posição até o final. Enquanto ele
defendia, Marcelo Yassuo, o pole, disparou na frente, não tomou conhecimento dos
demais e venceu com meia volta de vantagem sobre o segundo colocado. Mas vamos
voltar ao pelotão. Depois de várias tentativas, alguns pilotos conseguiram
ultrapassar Akira, que acabou caindo para trás. Mas nem por isto surgiram
diferenças significativas entre os participantes. No fim, a diferença entre o
segundo e o décimo colocados era de apenas 14 segundos. Rubens Linhan e Aaron
Carmona acabaram obtendo um lugar ao sol, digo, no pódio.
No momento a classificação, já com o descarte do pior resultado, traz Sorocaba
Motors, Sangue Nozóio e Doganos nas primeiras posições.
E o troféu Acelera Parceiro iria para Fábio Gonçalves. Portanto, Akira Fukamachi,
acelera !! No mês passado, sugeri ao Marcelo Yassuo acelerar e vejam no texto o
que ele aprontou.
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Grupo 3
Antes de mais nada, bem vindos ao Pangaré, Eduardo Favilla e Leonardo Ramos. Mas
não precisavam exagerar. Os dois fizeram a melhor volta, cada um na sua corrrida.
Eduardo ainda fez a melhor volta do dia e venceu com a maior diferença para o
segundo colocado, tendo largado em último.
“O” acontecimento da corrida A já está no parágrafo acima. Eduardo Favilla fez o
que todo piloto sonha em fazer. Vamos ficar de olho nele nas próximas corridas.
O que resta dizer é que Christiano Moreno, Leonardo Prejê e Diogo Fukamachi
foram os únicos a não tomar volta do vencedor. Chegaram nesta ordem, em 2º, 3º e
4º colocados.
Já na corrida B Leandro Braghin fez o que Akira Fukamachi tentou fazer. Largou
em primeiro e segurou todo mundo durante as 39 voltas - haja nervos. Assim, o
quarto colocado chegou a menos de 1 segundo de diferença do vencedor. Luís
Pimentel, Vitor Petta e Márcio Puccio são os que tentaram passar Leandro em vão
e chegaram nesta ordem. Sylas Lopes e Jayro Duque também estavam na briga, mas
também não conseguiram.
O resultado acumulado, já com o descarte, mostra Nôno Racer, Fukateam e Octane
nas primeiras colocações.
O troféu Acelera Parceiro ficaria com Nelson Sarpi, já que Jayro Duque não pôde
comparecer nas duas primeiras provas, por estar doente. Portanto, Jayro,
torcemos pela pronta recuperação e depois disto, acelera!! Já voltou e já
acelerou.
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Grupo 4
Também neste grupo vamos dar as boas vindas a novos Pangarés. Guilherme Duarte,
Marcelo Shiraishi e Enzo Yonamine.
Este grupo continua mostrando grandes diferenças de rendimento entre os pilotos.
Talvez isto nunca mude, porque em geral, é por aqui que entra a maioria dos
novatos. Então se os outros são mais rápidos do que você, deixe o tempo jogar a
seu favor, tente aprender com eles e seja um campeão no futuro. O segrdo, a
princípio, é só treino.
Na corrida A Anderson Paes foi mais um vencedor que largou na pole position. Fez
tudo direitinho e faturou a vitória. Caio Pinho largou em terceiro, superou o
segundo colocado e tentou alcançar Anderson. Os dois fizeram suas melhores
voltas rigorosamente iguais, mas mal se viram na pista, tal a distância entre
eles. Mas segundo lugar é segundo lugar e Caio o conseguiu por merecer. Hélio
Bassi mostrou mais uma vez que está afim de receber um troféu nesta temporada,
saiu lá do fundão, superou os adversários e chegou em terceiro.
A corrida B foi muito disputada. Pelo menos cinco pilotos se revezaram nas
primerias posições. No fim Davi Gomes, Heliton Costa. Guilherme Bassi, Miro
Teixeira e Ítalo Gusmão chegaram nesta ordem, separados por míseros quatro
segundos.
Entre as equipes, Velozes & Furiosos, Bassi e A Culpa é do TI estão na frente.
Valdemar Júnior colocaria o troféu Acelera Parceiro na estante, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Miro Teixeira, acelera!!
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Quem somos
A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 3 da temporada anterior:
Nunes Kart. Quem são e o que pensam os irmãos Luiz Fernando e Marcelo Nunes?
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
Há um ano e meio. Começamos no Pangaré!
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
Há um ano e meio.
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Sobrenome da Família.
4- como vocês se tornaram Pangarés?
Após tomarmos conhecimento através da equipe “Vigaristas”.
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
Campeões do Grupo 3. Junho/2009
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Não são as melhores. Perdemos a 1ª prova por motivo de saúde e estamos sentindo
grande dificuldade para nos recuperar. É triste mas estamos lutando para não
cair !!
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
Luiz Fernando:
Eu tenho
dado um pouco mais de sorte nos circuitos menores. Porém, os dois pilotos têm um
nível técnico bem parecido. O Marcelo costuma andar melhor em circuitos maiores,
mas peca devido ao fato de não ser
tão arrojado quanto o Fernando nas tentativas de ultrapassagem.
Marcelo:
Levando em consideração que sou 5 anos mais velho e tudo que ele sabe aprendeu
comigo, falou bobagem. Não é questão de arrojo , eu tenho filho pra criar ele
não!! A propósito no momento sou o 1º piloto.
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos? –
Na opinião da equipe NUNESKART, o clima familiar incentiva a disputa “SADIA”. O
que é muito importante! Bastante respeito e competitividade entre os pilotos do
Pangaré são outras importantes qualidades deste campeonato.
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
Fomos apresentados em 82 quando o Luiz Fernando nasceu e o Marcelo já tinha 5
anos.
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
São Paulo
- Vila Mariana.
3- em que empresa vocês trabalham?
Luiz Fernando:
Eu trabalho na Engenharia da GM.
Marcelo:
Trabalho em um escritório de arquitetura em São Paulo, Mcaa Arquitetos
Associados
4- qual sua formação acadêmica?
Luiz Fernando:
Eu me formei em Engenharia Mecânica na escola de engenharia Mauá em São
Caetano.
Marcelo: Me formei em
Arquitetura e Urbanismo na Universidade
Mackenzie em São Paulo.
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Luiz Fernando:
Se Deus com uma “PITADINHA” de talento e nosso pai com o “Paitrocínio”
tivessem nos ajudado, gostaríamos de ser pilotos de Fórmula 1 ou quem sabe da
StockCar.
Marcelo:
“Pitadinha” não bastaria né !!!
Sempre gostamos de Kart e Fórmula 1, porém antes da chegada dos “INDOORS” este
esporte para nós era inviável.
6- as suas famílias vêm torcer?
Luiz Fernando:
Normalmente quando estamos próximos de levar a taça para casa apenas. Mas
sempre ligam para ver como fomos nas provas durante o semestre. A mãe liga para
perguntar se “corremos devagar”...E o pai para ver se rolou alguma ultrapassagem
arrojada. (da minha parte lógico)
Marcelo:
De novo cara ?
7- algum comentário adicional?
Luiz Fernando:
Gostaríamos de agradecer aos organizadores do Pangaré pela maneira como
nos receberam e pela forma profissional que organizam essa competição. Obrigado,
e nos vemos no grupo 1!!!
Marcelo:
Com esse teu arrojo todo !! Em 2012 né !
Para completar este texto, vai uma informação sobre o JOIS (Jogos Olímpicos do
Sesi), que ocorreu há algumas semanas. De um total de aproximadamente 60 pilotos
participantes, havia 15 Pangarés. Estes representavam todos a mesma empresa
(Volkswagen) e competiram com os outros 45 pilotos, mas principalmente entre si.
Foram cinco provas eliminatórias onde sobreviviam apenas os dois primeiros. Em
três delas havia dois ou mais Pangarés e eles tiveram que se eliminar
mutuamente. Nas outras duas só havia um Pangaré em cada e estes dois também se
classificaram. Assim, na prova final havia oito Pangarés. Estes se classificaram
nas oito primeiras posições. Alguma dúvida quanto à qualidade da “escola de
pilotagem Pangaré”, como costuma dizer o Antonio Plá? Por falar no Plá, foi ele
mesmo que levou o título do Jois, seguido por Alexandre Almeida e Eduard
Schardijn.
TURMA DO AMENDOIM
Edição 13 –
Sorte ou azar?
Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol,
só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?
No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os
demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas
e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando
de alguma coisa engraçada.
Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada
prova do Pangaré.
Sobrevivemos
a 13 edições da Turma do Amendoim!
Vamos
aproveitar o pretexto e falar um pouco sobre sorte e azar no Pangaré.
Sorte no
Pangaré é quando:
- você pega o
kart do dia no sorteio;
- o parceiro
de equipe pega o outro kart do dia no sorteio;
- você pega
no sorteio um kart tão bichado que quando vai pra pista os mecânicos avisam que
não tem como correr nele. Aí, finalmente, você sorteia o kart do dia;
- você larga
mal pra burro, somente pra ver todo mundo que te ultrapassou se enroscar na
primeira curva;
- você pega o
segundo melhor kart do dia no sorteio e, ao chegar na pista, descobre que o kart
do dia (que outro piloto pegou) está quebrado;
- você dá uma
errada na curva ou seu pé escapa do acelerador, mas de um jeito que atrapalha
totalmente o traçado de quem estava te seguindo, pronto pra te ultrapassar na
próxima freada;
- qualquer
outra situação em que o kart do dia venha a ser sorteado por você ou seu
companheiro de equipe.
Azar no
Pangaré é quando:
- você não
pega o kart do dia no sorteio;
- seu
parceiro também não pega o kart do dia no sorteio;
- você faz
uma excelente largada e ganha várias posições, só pra dividir a curva com um boi
louco que vai te botar pra fora da pista;
- você pega o
kart do dia no sorteio, mas ele quebra durante a corrida, garantindo apenas a
pole-position na corrida seguinte;
- você chega
na pista depois do sorteio e seu kart foi o último a voltar pros boxes na
bateria anterior, cheio de grama e terra, com os pneus na lona e mais torto que
chassis de opala batido;
- você pega o
kart do dia no sorteio, mas ele quebra no treino e você acaba correndo com um
kart bichado, preparado pelos mecânicos argentinos e vai garantir a
pole-position na corrida seguinte;
- você pega o
kart do dia no sorteio, ele não tem nenhum problema durante a corrida e você não
se envolve em nenhum incidente, ficando assim totalmente sem desculpas para
justificar porque chegou em último e vai largar na pole-position na corrida
seguinte;
- qualquer
outra situação que faça você descobrir ou relembrar o que é um kart preparado
pelos mecânicos argentinos.
Texto por Denis Nascimento
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo - primeiro campeonato Pangaré
Pista |
Data |
Grupo 1 |
Grupo 2 |
Grupo 3 |
Grupo 4 |
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Granja Viana |
15/08/2009 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
Speed Hunters |
12/09/2009 |
15:00 / 16:00 |
15:30 / 16:30 |
17:00 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
Granja Viana |
17/10/2009 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
Planet Kart |
14/11/2008 |
14:30 / 15:30 |
15:00 / 16:00 |
16:30 / 17:30 |
17:00 / 18:00 |
Granja Viana |
28/11/2009 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |