21º Pangaré – 2ª etapa – Granja Viana – 15.08.2009
Perda de
Pontos
Desde o início do campeonato estamos com a regra da penalização em pontos
nos casos de advertência na pista. Nesta corrida um total de 10 pilotos
foram advertidos e, conseqüentemente, punidos. Não quero discutir se eles
mereciam as advertências ou se eventualmente outros mereciam e não foram
advertidos. Mas já dá para notar alterações no quadro de pontuação em função
da perda destes pontos. Um total de 76 pontos deixou de ser distribuído em
função das advertências.
Além disto, três pilotos realizaram operações de stop & go, perdendo
importantes posições. Aqui fica difícil quantificar a perda com precisão.
Por fim, 7 pilotos perderam pontos por terem esquecido a camiseta Pangaré.
70 pontos.
Isto sem falar nas ausências. Aí o piloto, além de não pontuar, se prejudica
mais ainda, porque vai largar em último na próxima etapa.
É claro que tudo isto não aconteceu com um único piloto, nem com uma única
equipe, muito menos por vontade dos protagonistas. Mas no final da temporada
pode haver aquela situação em que a equipe deixa de ser promovida por um ou
dois pontos. Ou a equipe é rebaixada por uma diferença mínima. Nestas horas
estes pontos podem vir a fazer falta.
Portanto, Pangarés, cuidado! Muito cuidado!!
Grupo 1
Eu não estaria mentindo se dissesse que houve uma única disputa por posições
durante a corrida. Só que ela envolveu todos os pilotos e durou da primeira
curva da primeira volta à última curva da última volta. Para se ter uma
idéia, 12 pilotos (do 9º ao 20º) chegaram num intervalo de 6 segundos. E as
outras diferenças também não eram grandes. No fim, Miguel Castro venceu, com
Fabiano Costa e Felipe Conrado completando o pódio.
O azarado do dia foi Antonio Plá. Não gostou do Kart sorteado no início,
trocou, trocou de novo perdendo pontos e finalmente estava com um Kart bom,
mas teve que largar dos boxes. E na corrida o Kart quebrou... o único
consolo é largar na frente na próxima corrida.
Com este resultado, entre as equipes, Irmãos Rocha, Citrini e Saudade de
Casa estão na frente.
Por enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Felipe Conrado. Klaus Fickert, acelera!
Pilotos
|
Equipes
|
Grupo 2
Também neste grupo houve muitas disputas por posições do começo ao fim.
Analisando o resultado final nota-se que a maioria das diferenças entre os
pilotos ficou abaixo de 3 segundos, muitos abaixo de 1 segundo.
Esta foi a corrida dos Fábios. 4 deles chegaram nas seis primeiras posições.
Depois de um certo tempo, Fábio Gomes voltou a vencer uma corrida. Alexandre
Pessutti chegou logo atrás e trouxe Lusca Martins com ele. Depois Fábio
Ferreira, Fábio Parra e Fábio Gonçalves.
No momento a classificação traz Sorocaba Motors, Doganos e Equipilantras nas
primeiras posições.
E o troféu Acelera Parceiro no momento iria para Thiago Moura. Portanto, Marcelo Yassuo, você que está sempre bem humorado, acelera !!
Pilotos
|
Equipes
|
Grupo 3
O nome do grupo está sendo Bruno Luchetti. Ele ganhou a corrida anterior
acelerando na mão, lembram? Pois bem, agora ele largou em último, passou
todos e venceu novamente. Com isto, ele “estragou” a volta às vitórias de
Nelson Sarpi, um de nossos pilotos mais antigos. Vencedor de várias provas,
andou com pouca sorte na distribuição dos Karts nos últimos tempos. Chegou a
liderar a prova, mas não teve como se defender de Luchetti. Mas o segundo
lugar o fez voltar a sorrir, afinal, está em segundo no campeonato. Depois
Rogério Migani e Diogo Fukamachi cruzaram, separados por menos de meio
segundo.
O resultado acumulado mostra Nôno Racer, Fukateam e 100Freio nas primeiras
colocações.
O troféu Acelera Parceiro ficaria com Nelson Sarpi, já que Jayro Duque não pôde comparecer, por estar doente. Portanto, Jayro, torcemos pela pronta recuperação e depois disto, acelera!!
Pilotos
|
Equipes
|
Grupo 4
Este grupo talvez apresente a maior diferença de rendimento entre os
pilotos. Mas isto é natural, porque há alguns Pangarés recém-chegados e
recém-iniciados na arte da pilotagem. Wellington Menezes havia faltado à
primeira corrida, por isto largou em último. Mas não se abateu, acelerou
fundo, passou todos e cruzou em primeiro com uma boa vantagem. Depois
chegaram Valdemar Ferreira e Hélio Bassi, também com boas atuações.
Entre as equipes, Velozes & Furiosos, Bassi e Compadres estão na frente.
Anderson Paes e Raphael Lozano dividiriam o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Davi Gomes e Giovanni Bernardo, acelerem!!
Pilotos
|
Equipes
|
Quem somos
A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 2 da temporada anterior:
Laranja Mecânica. Quem são e o que pensam estes neerlando-decendentes,
Eduard Schardijn e Jens Holderer (este que vos tecla)?
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
Eduard: desde quando entrei no Pangaré em 2005. Tive um rápido contato
com o Kart há uns 20 anos com alguns colegas admiradores do esporte.
Jens: sempre curti velocidade, mas só criei coragem de encarar um Kart em
1998.
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
Eduard/Jens:
desde o 13º Pangaré. Estamos na nossa 9ª temporada.
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Eduard/Jens:
somos descendentes de holandeses, cuja cor em eventos esportivos é laranja.
Juntando com a parte mecânica do Kart, deu no que deu:
Laranja Mecânica.
Lembra também a seleção de futebol da Holanda dos anos 70 e aquele filme de
Stanley Kubrick.
4- como vocês se tornaram Pangarés?
Eduard/Jens:
a Volkswagen é quem mais “fabrica” Pangarés. Fomos convidados pelos amigos
PangaVolks.
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
Eduard: Campeões do Grupo 2 na temporada passada (20ª Temporada) e piloto
com o maior número de pontos do campeonato.
Jens: por equipe o campeonato do Grupo 2 na temporada passada, como piloto
4º lugar no 14º Pangaré (faz tempo...).
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Eduard: as melhores, adquirir muita experiência no grupo de elite e nos
mantermos nele.
Jens: sonhar não paga imposto. Se os outros ajudarem, faremos dobradinha em
todas as corridas restantes e seremos campeões.
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
Eduard: não oficialmente. Está sempre relacionado aos resultados de cada
um ao longo do campeonato.
Jens: a resposta de sempre. O segundo piloto é sincero em dizer que é o
segundo piloto. O primeiro vem com aquele papo de “depende da corrida...”,
“tenho tido sorte...”. O Eduard anda mais e é o primeiro piloto.
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
Eduard: apesar de não conhecer outros campeonatos, o Pangaré na minha
opinião se destaca pela: transparência, ambiente, amizade, regulamento e
comprometimento da coordenação do campeonato.
Jens: organização e seriedade, sem dúvida. Os itens que o Eduard citou são
conseqüência disso (efeito colateral benéfico).
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
Eduard/Jens:
efetivamente na Volkswagen
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
Eduard: Praia Grande – Canto do Forte
Jens: São Paulo, Capital, no bairro Morumbi, Morumtri, Morumhexa, ...
3- em que empresa vocês trabalham?
Eduard: Volkswagen
Jens: MAN LA / Volkswagen Caminhões e Ônibus
4- qual sua formação acadêmica?
Eduard: Engenheiro Mecânico / Administrador de Empresas
Jens: Contador (Ciências Contábeis, não Contador de Histórias)
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Eduard: Kartista
Jens: Piloto de Fórmula Truck
6- as suas famílias vêm torcer?
Eduard: quando os compromissos pessoais permitem.
Jens: a TOJ (Torcida Organizada do Jens) sempre vinha. Agora que faço parte
da administração, fico muito tempo ajudando a cuidar de tudo e de todos. Por
isto a TOJ só vem de vez em quando.
7- algum comentário adicional?
Eduard: parabéns à Coordenação do Campeonato, continuem com este espirito
de melhoria contínua para que o campeonato fique cada vez mais atrativo e
equilibrado.
Jens: gente, tenham paciência comigo e com os outros administradores. Não é
fácil cuidar de um campeonato, mas fazemos o melhor que podemos.
TURMA DO AMENDOIM
O MINISTÉRIO DO PANGARÉ ADVERTE: SE BEBER NÃO DIRIJA, SE DER TÓTÓ NÃO BEBA.
OU ALGO ASSIM.
Edição 12
Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de
futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?
No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os
demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às
corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase
sempre falando de alguma coisa engraçada.
Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada
prova do Pangaré.
Como é
bom ver a prova do Pangaré 4, com pilotos cochilando na hora da largada,
tempos variando mais de um segundo por volta, rodadas, rodadas e mais
rodadas. E isso não só dos novatos, mas também de figurinhas carimbadas com
muitos Pangarés já disputados.
Nada
contra os pilotos do Grupo 4, ao contrário; correr na Granja não é fácil
para ninguém, que dirá para alguém que corre lá pela primeira vez. Por isso,
vale a lembrança de que, um mau resultado, uma rodada meio tosca aqui ou
ali, tudo isso faz parte do aprendizado.
Este
Pangaré que vos escreve, depois de quase 80 corridas no Pangaré e outras
tantas por aí, ainda consegue rodar em duas corridas seguidas na Granja, uma
delas sozinho...
Mudando
de assunto, ainda podemos considerar que estamos na fase inicial desta 21ª
rodada.
Sendo
assim, ainda é tempo de cumprir com meu dever de renovar um lembrete
importante aos Pangarés, novos ou não: respeitem o espaço alheio na pista
para poderem exigir que o seu espaço seja respeitado (nessa ordem).
O total
de advertências e punições citados pelo Jens na abertura são um sinal claro
de situações em que todos saem perdendo.
Especialmente aos novos Pangarés fica a dica de que o campeonato é só uma
brincadeira: entrem na pista pra se divertirem, disputem as posições com
vontade, mas sabendo que, se um dia vocês vão perder, no próximo... bom
provavelmente também.
Afinal, a
cada bateria, 12 ou 25 pilotos tem que perder para que apenas um possa ser o
vencedor... Sendo assim, o melhor é levar cautela e jogo limpo pra dentro da
pista, pra poder sair dela sem brigas e fazer novas amizades (nessa ordem).
Principalmente porque, se depois de cada corrida só tem lugar pra três no
pódio, cervejinha gelada tem pra todo mundo.
Aproveitem! A pista e a cervejinha (nessa ordem, sempre com moderação)
Texto por Denis Nascimento
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo - primeiro campeonato Pangaré
Pista |
Data |
Grupo 1 |
Grupo 2 |
Grupo 3 |
Grupo 4 |
|
|
|
|
|
|
Granja Viana |
15/08/2009 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
Speed Hunters |
12/09/2009 |
15:00 / 16:00 |
15:30 / 16:30 |
17:00 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
Granja Viana |
17/10/2009 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
Planet Kart |
14/11/2008 |
14:30 / 15:30 |
15:00 / 16:00 |
16:30 / 17:30 |
17:00 / 18:00 |
Granja Viana |
28/11/2009 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |