21º Pangaré – 2ª etapa – Granja Viana – 15.08.2009

 

Perda de Pontos

 

Desde o início do campeonato estamos com a regra da penalização em pontos nos casos de advertência na pista. Nesta corrida um total de 10 pilotos foram advertidos e, conseqüentemente, punidos. Não quero discutir se eles mereciam as advertências ou se eventualmente outros mereciam e não foram advertidos. Mas já dá para notar alterações no quadro de pontuação em função da perda destes pontos. Um total de 76 pontos deixou de ser distribuído em função das advertências.

Além disto, três pilotos realizaram operações de stop & go, perdendo importantes posições. Aqui fica difícil quantificar a perda com precisão.

Por fim, 7 pilotos perderam pontos por terem esquecido a camiseta Pangaré. 70 pontos.

Isto sem falar nas ausências. Aí o piloto, além de não pontuar, se prejudica mais ainda, porque vai largar em último na próxima etapa.

É claro que tudo isto não aconteceu com um único piloto, nem com uma única equipe, muito menos por vontade dos protagonistas. Mas no final da temporada pode haver aquela situação em que a equipe deixa de ser promovida por um ou dois pontos. Ou a equipe é rebaixada por uma diferença mínima. Nestas horas estes pontos podem vir a fazer falta.

Portanto, Pangarés, cuidado! Muito cuidado!! 

 

Grupo 1

 

Eu não estaria mentindo se dissesse que houve uma única disputa por posições durante a corrida. Só que ela envolveu todos os pilotos e durou da primeira curva da primeira volta à última curva da última volta. Para se ter uma idéia, 12 pilotos (do 9º ao 20º) chegaram num intervalo de 6 segundos. E as outras diferenças também não eram grandes. No fim, Miguel Castro venceu, com Fabiano Costa e Felipe Conrado completando o pódio.

O azarado do dia foi Antonio Plá. Não gostou do Kart sorteado no início, trocou, trocou de novo perdendo pontos e finalmente estava com um Kart bom, mas teve que largar dos boxes. E na corrida o Kart quebrou... o único consolo é largar na frente na próxima corrida.

 

Com este resultado, entre as equipes, Irmãos Rocha, Citrini e Saudade de Casa estão na frente.

Por enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Felipe Conrado. Klaus Fickert, acelera!

 

Pilotos
Pos Piloto Equipe Pontos
1 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 105
1 Felipe Conrado  GeroFick  105
3 Miguel Castro Irmãos Rocha 103
4 Roberto Citrini Citrini Racing Team 96
5 Alexandre Almeida Fauwebe  93
6 Fabiano Costa Des-kart-áveis  91
6 Luiz Tristão Tristão Racing 91
8 Erico Mosca Irmãos Rocha 88
9 Ricardo Torres RW Racing  85
10 Rodrigo Mange Fast Friends  83
11 Danilo Camarinha Muchachos  82
12 Renato Citrini Citrini Racing Team 81
13 André Tristão Tristão Racing 77
14 Jens Holderer Laranja  Mecânica 75
15 Alberto Costoya Saudade  de Casa 71
16 Alexandre Lacava Horse Car  70
17 Ednei Sarri Muchachos  67
18 Fernando Jorge Fast Friends  63
19 Edson Soares Schnecke  57
20 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  55
20 Humberto Focesi Fauwebe  55
20 Antonio Plá Schnecke  55
23 Klaus Fickert  GeroFick  49
24 Walter Torres RW Racing  43
25 Tony Vitor Horse Car  33
26 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 26
Equipes
Pos Equipe Pontos
1 Irmãos Rocha 191
2 Citrini Racing Team 177
3 Saudade  de Casa 176
4 Tristão Racing 168
5 GeroFick 154
6 Muchachos 149
7 Fauwebe 148
8 Fast Friends 146
8 Des-kart-áveis 146
10 RW Racing 128
11 Schnecke 112
12 Horse Car 103
13 Laranja  Mecânica 101

 Grupo 2 

Também neste grupo houve muitas disputas por posições do começo ao fim. Analisando o resultado final nota-se que a maioria das diferenças entre os pilotos ficou abaixo de 3 segundos, muitos abaixo de 1 segundo.

Esta foi a corrida dos Fábios. 4 deles chegaram nas seis primeiras posições. Depois de um certo tempo, Fábio Gomes voltou a vencer uma corrida. Alexandre Pessutti chegou logo atrás e trouxe Lusca Martins com ele. Depois Fábio Ferreira, Fábio Parra e Fábio Gonçalves.

 

No momento a classificação traz Sorocaba Motors, Doganos e Equipilantras nas primeiras posições.

E o troféu Acelera Parceiro no momento iria para Thiago Moura. Portanto, Marcelo Yassuo, você que está sempre bem humorado, acelera !!

 

Pilotos
Pos Piloto Equipe Pontos
1 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 124
2 Celso Ovalle Equi¶lantras  120
3 Carlos Ferreira Doganos Racing 104
4 Thiago Moura ChubbChubbs  102
5 Maurício de Lima Sorocaba Motors 101
6 Fabio Gomes Impossível?  95
7 Fabio Parra Sangue Nozóio 91
8 Iure Gomes Doganos Racing 87
9 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 85
9 Eduardo Tenan Sentopé ia  85
9 Lusca Martins Martins Team 85
12 Fabio Ferreira Vigaristas  81
13 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  77
14 Denis Nascimento Impossível?  75
15 Osmar Freitas Equi¶lantras  67
15 Cadu Martins  Martins Team 67
17 Marcel Karasawa EMD Team  61
18 Lupércio Tenan Sentopé ia  57
18 Akira Fukamachi Galo de Ouro  57
20 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  47
21 Rubens Linhan EMD Team  41
22 Marcio Soranz Domani Scuderia 37
23 Aaron Carmona Vigaristas  36
24 Henrique Ramos Domani Scuderia 33
25 Fernando Nunes Nuneskart  28
26 Marcelo Nunes Nuneskart  22
Equipes
Pos Equipe Pontos
1 Sorocaba Motors 225
2 Doganos Racing 191
3 Equi¶lantras 187
4 Sangue Nozóio 176
5 Impossível? 170
6 Martins Team 152
7 ChubbChubbs 149
8 Sentopé ia 142
9 Galo de Ouro 134
10 Vigaristas 117
11 EMD Team 102
12 Domani Scuderia 70
13 Nuneskart 50

 Grupo 3

 

O nome do grupo está sendo Bruno Luchetti. Ele ganhou a corrida anterior acelerando na mão, lembram? Pois bem, agora ele largou em último, passou todos e venceu novamente. Com isto, ele “estragou” a volta às vitórias de Nelson Sarpi, um de nossos pilotos mais antigos. Vencedor de várias provas, andou com pouca sorte na distribuição dos Karts nos últimos tempos. Chegou a liderar a prova, mas não teve como se defender de Luchetti. Mas o segundo lugar o fez voltar a sorrir, afinal, está em segundo no campeonato. Depois Rogério Migani e Diogo Fukamachi cruzaram, separados por menos de meio segundo.

 

O resultado acumulado mostra Nôno Racer, Fukateam e 100Freio nas primeiras colocações.

O troféu Acelera Parceiro ficaria com Nelson Sarpi, já que Jayro Duque não pôde comparecer, por estar doente. Portanto, Jayro, torcemos pela pronta recuperação e depois disto, acelera!!

 

Pilotos
Pos Piloto Equipe Pontos
1 Bruno Luchetti Nôno Racer  144
2 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 103
3 Diogo Fukamachi Fukateam  97
4 Rogério Migani 100Freio Racing 95
5 Christiano Moreno Octane  93
6 Leandro Braghin Nôno Racer  90
6 Vicente Akamine KART ÁS   90
8 Marcio Puccio Fukateam  89
9 Alcino Bandeira  100Freio Racing 88
10 Edu Zorzeto Jr NGBL RT  83
10 Leonardo Prjevussky QWERTY  83
12 Erich Lenzi Octane  81
13 Reinaldo Serdas The Fastest   79
14 Sylas Lopes The Fastest   67
15 André Souza NGBL RT  63
16 Luis Pimentel KART ÁS   59
17 João Ohanes Pocotó  57
18 Fabio Petta Petta Racing  55
19 Winston Iwauchi  Despinguelados  46
19 Roberto Correa Despinguelados  46
21 Gabriel Roman Pocotó  45
22 Vitor Petta Petta Racing  28
23 Rafael Camin QWERTY  24
24 Jayro Duque Braço Duro Racing 0
Equipes
Pos Equipe Pontos
1 Nôno Racer 234
2 Fukateam 186
3 100Freio Racing 183
4 Octane 174
5 KART ÁS  149
6 The Fastest  146
6 NGBL RT 146
8 QWERTY 107
9 Braço Duro Racing 103
10 Pocotó 102
11 Despinguelados 92
12 Petta Racing 83

 

Grupo 4

 

Este grupo talvez apresente a maior diferença de rendimento entre os pilotos. Mas isto é natural, porque há alguns Pangarés recém-chegados e recém-iniciados na arte da pilotagem. Wellington Menezes havia faltado à primeira corrida, por isto largou em último. Mas não se abateu, acelerou fundo, passou todos e cruzou em primeiro com uma boa vantagem. Depois chegaram Valdemar Ferreira e Hélio Bassi, também com boas atuações.

 

Entre as equipes, Velozes & Furiosos, Bassi e Compadres estão na frente.

Anderson Paes e Raphael Lozano dividiriam o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Davi Gomes e Giovanni Bernardo, acelerem!!

 

Pilotos
1 Lucinei Oliveira Velozes e Furiosos 118
2 Italo Gusmão Velozes e Furiosos 116
3 Valdemar Junior Os Compadres 115
4 Helio Bassi Bassi Racing 112
5 Guilherme Bassi Bassi Racing 91
6 Raphael Lozano Os Rojão  87
6 Anderson Paes DMB Racing  87
8 Davi Gomes DMB Racing  79
9 Leandro Bianchini Ockini Karting  77
10 Caio Pinho Cabrera Motorsports 75
11 Wellington Menezes Caixa Azul 74
12 Eduardo Zorzeto Fat Racing  73
13 Valdir Anderson Rateria VW  59
14 Miro Teixeira Os Compadres 58
15 Arthur Bastianon Street Racers 54
16 Heliton Costa Street Racers 48
17 Augusto Racanelli Fat Racing  46
17 Fábio Noffs Gallop  46
19 Marco Gomes Rateria VW  37
20 Giovanni Bernardo Os Rojão  33
21 Alexandre Kansba Ockini Karting  30
22 Tiago Cidre Caixa Azul 28
23 Edson Brito Gallop  24
24 Breno Vidal Cabrera Motorsports 0
Equipes
Pos Equipe Pontos
1 Velozes e Furiosos 234
2 Bassi Racing 203
3 Os Compadres 173
4 DMB Racing 166
5 Os Rojão 120
6 Fat Racing 119
7 Ockini Karting 107
8 Street Racers 102
8 Caixa Azul 102
10 Rateria VW 96
11 Cabrera Motorsports 75
12 Gallop 70

 

 Quem somos

 

A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 2 da temporada anterior: Laranja Mecânica. Quem são e o que pensam estes neerlando-decendentes, Eduard Schardijn e Jens Holderer (este que vos tecla)?

 

 

 

A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

Eduard: desde quando entrei no Pangaré em 2005. Tive um rápido contato com o Kart há uns 20 anos com alguns colegas admiradores do esporte.

Jens: sempre curti velocidade, mas só criei coragem de encarar um Kart em 1998.

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

Eduard/Jens: desde o 13º Pangaré. Estamos na nossa 9ª temporada.

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

Eduard/Jens: somos descendentes de holandeses, cuja cor em eventos esportivos é laranja. Juntando com a parte mecânica do Kart, deu no que deu: Laranja Mecânica. Lembra também a seleção de futebol da Holanda dos anos 70 e aquele filme de Stanley Kubrick.

4- como vocês se tornaram Pangarés?

Eduard/Jens: a Volkswagen é quem mais “fabrica” Pangarés. Fomos convidados pelos amigos PangaVolks.

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

Eduard: Campeões do Grupo 2 na temporada passada (20ª Temporada) e piloto com o maior número de pontos do campeonato.

Jens: por equipe o campeonato do Grupo 2 na temporada passada, como piloto 4º lugar no 14º Pangaré (faz tempo...).

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Eduard: as melhores, adquirir muita experiência no grupo de elite e nos mantermos nele.

Jens: sonhar não paga imposto. Se os outros ajudarem, faremos dobradinha em todas as corridas restantes e seremos campeões.

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Eduard: não oficialmente. Está sempre relacionado aos resultados de cada um ao longo do campeonato.

Jens: a resposta de sempre. O segundo piloto é sincero em dizer que é o segundo piloto. O primeiro vem com aquele papo de “depende da corrida...”, “tenho tido sorte...”. O Eduard anda mais e é o primeiro piloto.

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

Eduard: apesar de não conhecer outros campeonatos, o Pangaré na minha opinião se destaca pela: transparência, ambiente, amizade, regulamento e comprometimento da coordenação do campeonato.

Jens: organização e seriedade, sem dúvida. Os itens que o Eduard citou são conseqüência disso (efeito colateral benéfico).

 

B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

Eduard/Jens: efetivamente na Volkswagen

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

Eduard: Praia Grande – Canto do Forte

Jens: São Paulo, Capital, no bairro Morumbi, Morumtri, Morumhexa, ...

3- em que empresa vocês trabalham?

Eduard: Volkswagen

Jens: MAN LA / Volkswagen Caminhões e Ônibus

4- qual sua formação acadêmica?

Eduard: Engenheiro Mecânico / Administrador de Empresas

Jens: Contador (Ciências Contábeis, não Contador de Histórias)

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Eduard: Kartista

Jens: Piloto de Fórmula Truck

6- as suas famílias vêm torcer?

Eduard: quando os compromissos pessoais permitem.

Jens: a TOJ (Torcida Organizada do Jens) sempre vinha. Agora que faço parte da administração, fico muito tempo ajudando a cuidar de tudo e de todos. Por isto a TOJ só vem de vez em quando.

7- algum comentário adicional?

Eduard: parabéns à Coordenação do Campeonato, continuem com este espirito de melhoria contínua para que o campeonato fique cada vez mais atrativo e equilibrado.

Jens: gente, tenham paciência comigo e com os outros administradores. Não é fácil cuidar de um campeonato, mas fazemos o melhor que podemos.

 

Texto por Jens Holderer

TURMA DO AMENDOIM

O MINISTÉRIO DO PANGARÉ ADVERTE: SE BEBER NÃO DIRIJA, SE DER TÓTÓ NÃO BEBA. OU ALGO ASSIM.

Edição 12

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

Como é bom ver a prova do Pangaré 4, com pilotos cochilando na hora da largada, tempos variando mais de um segundo por volta, rodadas, rodadas e mais rodadas. E isso não só dos novatos, mas também de figurinhas carimbadas com muitos Pangarés já disputados.

Nada contra os pilotos do Grupo 4, ao contrário; correr na Granja não é fácil para ninguém, que dirá para alguém que corre lá pela primeira vez. Por isso, vale a lembrança de que, um mau resultado, uma rodada meio tosca aqui ou ali, tudo isso faz parte do aprendizado.

Este Pangaré que vos escreve, depois de quase 80 corridas no Pangaré e outras tantas por aí, ainda consegue rodar em duas corridas seguidas na Granja, uma delas sozinho...

Mudando de assunto, ainda podemos considerar que estamos na fase inicial desta 21ª rodada.

Sendo assim, ainda é tempo de cumprir com meu dever de renovar um lembrete importante aos Pangarés, novos ou não: respeitem o espaço alheio na pista para poderem exigir que o seu espaço seja respeitado (nessa ordem).

O total de advertências e punições citados pelo Jens na abertura são um sinal claro de situações em que todos saem perdendo.

Especialmente aos novos Pangarés fica a dica de que o campeonato é só uma brincadeira: entrem na pista pra se divertirem, disputem as posições com vontade, mas sabendo que, se um dia vocês vão perder, no próximo... bom provavelmente também.

Afinal, a cada bateria, 12 ou 25 pilotos tem que perder para que apenas um possa ser o vencedor... Sendo assim, o melhor é levar cautela e jogo limpo pra dentro da pista, pra poder sair dela sem brigas e fazer novas amizades (nessa ordem).

Principalmente porque, se depois de cada corrida só tem lugar pra três no pódio, cervejinha gelada tem pra todo mundo.

Aproveitem! A pista e a cervejinha (nessa ordem, sempre com moderação)

Texto por Denis Nascimento  

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato


Calendário do vigésimo - primeiro campeonato Pangaré

Pista

Data

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Pit-Stop

25/07/2009

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

Granja Viana

15/08/2009

16:00

16:30

17:00

17:30

Speed Hunters

12/09/2009

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

Granja Viana

17/10/2009

16:00

16:30

17:00

17:30

Planet Kart

14/11/2008

14:30 / 15:30

15:00 / 16:00

16:30 / 17:30

17:00 / 18:00

Granja Viana

28/11/2009

16:00

16:30

17:00

17:30