21º Pangaré – 5ª etapa – Planet Kart – 14.11.2009
A volta a
Guarulhos, após dois anos e meio
Parece que foi ontem, mas a última corrida que o Pangaré fez no Planet Kart foi
em 16 de junho de 2007. Muita coisa mudou, desde o controle de acesso e de
consumo por leitores digitais até os Karts com santantônio e gravata de equipes
de Fórmula1. O que não mudou são os vários traçados de pista (sete ao todo) e a
cordialidade das pessoas da administração (excelente). O que também não mudou
são as bolhas que os pilotos exibem após as corridas. Mas não conheço nenhum
piloto que deixa de correr em determinada pista por causa deste pequeno
inconveniente. O traçado escolhido foi o “Indianápolis”, por não ser nem travado
nem simples demais. O ponto de ultrapassagem natural é a entrada da última
curva, no final da reta oposta. Mas também houve ultrapassagens na reta dos
boxes e entre as curvas 1 e 2.
Resumindo, o sábado da corrida proporcionou corridas interessantes para pilotos
e público com bons pegas e, porque não lembrar, uma certa ajuda de São Pedro,
que nos brindou com um dia de calor gostoso, sem chuva.
Grupo 1
A primeira corrida do dia foi do grupo 1A. como ninguém sabia ao certo se havia
grandes diferenças de rendimento entre os Karts, houve poucas trocas. No fim,
verificou-se um bom equilíbrio. É claro que não dá para se atingir o equilíbrio
total, mas eu diria que nenhum Kart se destacou em demasia. A diferença entre as
melhores voltas foi de apenas meio segundo. Fabiano Costa venceu a corrida, fez
a melhor volta do dia e é o novo líder do campeonato. Jens Holderer e Ednei
Sarri completaram o pódio após uma corrida relativamente tranqüila.
Na corrida B Rodrigo Mange largou na pole e não deu chance a ninguém. Cruzou a
linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem em relação a Tony Vitor e
Edson Soares. O prêmio azarado do dia vai para Érico, que trocou três vezes de
Kart, perdeu 12 pontos, e teve uma quebra de equipamento, chegando em último.
Como consolo, vai largar na frente na próxima corrida.
Com este resultado, considerando o descarte do pior resultado, entre as equipes
Irmãos Rocha, Tristão Racing e Saudade de Casa estão na frente, mas nada está
decidido.
Na outra ponta, a do rebaixamento, aparecem GeroFick, Muchachos e Fast Friends.
Aqui também não há definição, pois apenas 17 pontos separam o último colocado da
fuga do rebaixamento.
Parece que o troféu Acelera Parceiro vai mesmo ficar com Fabiano Costa (1º entre os pilotos). Giulliano Decicino (26º entre os pilotos), acelera!
|
|
Grupo 2
A corrida 2A mostrou uma intensa disputa pelas três primeiras posições,
envolvendo Thiago Moura, Fabio Gomes e Sérgio Vitor. No fim, acabaram chegando
nesta ordem. Também no pelotão intermediário houve uma disputa acirrada, esta
entre Marcio Soranz, Alexandre Pessutti e Celso Ovalle.
O troféu Acelera Parceiro estava indo para as mãos de Celso Ovalle, por isto,
Osmar Freitas teria que acelerar muito. Mas uma viagem a negócios afastou-o do
Pangaré e o novo parceiro de Celso, Carlos Bertho, resolveu acelerar fundo.
Venceu a corrida com a maior diferença para o segundo colocado registrada no
dia: quase 16 segundos. Fábio Parra, Maurício de Lima e Iure Gomes chegaram a
seguir e eram os únicos na mesma volta do vencedor.
Já computados estes resultados, e considerando o descarte do pior resultado,
Sorocaba Motors, Sangue Nozóio e ChubbChubbs estão no G3. Sorocaba está
matematicamente classificada, Sangue está relativamente tranqüila (só um
desastre os tira do G3), mas ChubbChubbs tem que lutar muito para não deixar a
chance escapar.
A um passo de serem rebaixados estão Domani, Nunes Kart e Vigaristas. Mas nada
está perdido. Ainda.
E o troféu Acelera Parceiro no momento iria para Fábio Gonçalves. Portanto,
Akira Fukamachi, acelera !!
|
|
Grupo 3
Nem sempre a corrida do dia é
aquela do vencedor. Embora Leonardo Prejê tenha vencido a corrida 3A com
merecimento, a corrida mais memorável do dia foi de Eduardo Favilla. No início
fez várias ultrapassagens, mas depois rodou e caiu para último. Mas se deixou
abater, passou os adversários um a um e só não passou do terceiro lugar porque
aparentemente faltou volta. Entre os dois anteriormente citados, Leandro Braghin,
fazendo uma boa corrida, como de hábito.
Na corrida B, Bruno Luchetti largou na pole e passou a corrida inteira abrindo
mais e mais a vantagem para o segundo colocado. Para saber quem chegou em
segundo lugar, tivemos que recorrer ao sistema automatizado de cronometragem. Só
no visual não daria para saber. Afinal apenas 0,01 segundo separavam o Kart de
Leonardo Ramos do de Fábio Petta. Na verdade ambos mereceriam estar no segundo
degrau do pódio. Gabriel Roman, fazendo uma corrida muito boa, chegou em quarto.
O resultado acumulado, considerando o descarte do pior resultado, mostra Nôno
Racer (matematicamente classificado para levar subir ao grupo 2), Fukateam e
Octane nas primeiras colocações.
Por outro lado, Kart Ás, Pocotó e Takt estão nas últimas posições. A Takt conta
com dois excelentes pilotos, mas como entrou só na terceira corrida desta
temporada, ficou difícil alcançar os outros.
O troféu Acelera Parceiro ficaria com Leonardo Prejê, que trocou de parceiro
para estas duas últimas corridas. Portanto, Thiago Prejê, acelera !!
|
|
Grupo 4
A corrida 4A teve vários líderes. Mas depois que Raphael Lozano assumiu a ponta,
ele não deixou ninguém chegar perto. Anderson Paes, Fábio Noffs e Lucinei
Oliveira bem que tentaram, mas não conseguiram e acabaram chegando nesta ordem.
Já a corrida B foi muito confusa. Vários pilotos se excederam nas disputas e
tomaram advertências e paradas obrigatórias (stop & go). Outros juram não ter
feito nada errado e também tomaram stop & go. Assim, em determinada hora, alguns
dos pilotos mais rápidos estavam uma volta atrás dos líderes. Para tirar a
diferença nesta condição, o piloto tem que negociar direitinho, senão pode
acontecer um acidente. No fim, na última volta ocorreu mais uma colisão seguida
de rodada, que acabou causando a desclassificação de um piloto. O vencedor Miro
Teixeira só soube de sua vitória ao receber o papel com a classificação da
corrida. Em segundo lugar chegou Guilherme Bassi, seguido de Marcelo Shiraishi.
Entre as equipes, já considerando o descarte do pior resultado, Velozes &
Furiosos, Bassi Racing e Compadres estão na frente. Mas A Culpa é do TI e Os
Rojão também estão no páreo.
Anderson Paes receberia o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Davi Gomes, acelera !!
|
|
Quem
somos
A entrevista do mês mostra uma das duplas mais simpáticas do Pangaré: Pocotó.
Quem são e o que pensam estes sempre sorridentes pilotos João Ohanes e Gabriel
Roman?
Questionário Pangaré “quem são vocês”
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
João – Olha, eu andei a primeira vez quando tinha 18 anos, mas andando firme
mesmo a dois anos.
Gabriel – A primeira vez que andei de kart, estava fazendo o ginásio. Foi uma
época que o kart tinha virado mania.. tinha pista de kart em todos os lugares..
depois fiquei um tempão sem correr e voltei a correr em 2008 quando eu, o João e
o pessoal da empresa resolvemos fazer algumas disputas de kart.
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
João / Gabriel – 1 ano e meio
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
João / Gabriel – Vem de um cavalo que anda bem devagar.., inspirado no cavalo do
pica – pau (pé de pano)
4- como vocês se tornaram Pangarés?
João / Gabriel – Ficamos sabendo pelo Lucinei que conheceu o Pangaré no ABC
Kart.
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
João / Gabriel – O melhor resultado foi subir para o grupo 3 no leilão...rs
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
João / Gabriel – Não cair para a Quarta
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
João / Gabriel – Não, quem estiver melhor pontuado fica sendo....
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
João / Gabriel – Apesar de não
conhecermos outros campeonatos, o que chama bastante atenção do Pangaré, é o
clima de amizade.
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
João / Gabriel –Nos conhecemos no trabalho a mais ou menos 8 anos
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
João – Moro em Osasco – Presidente Altino – Zona Oeste de SP
Gabriel – São Paulo – Alto do Mandaqui
3- em que empresa vocês trabalham?
João / Gabriel – Face print Etiquetas e Rótulos Adesivos
4- qual sua formação acadêmica?
João – Sou formado e Adm. De Empresas (FITO)
Gabriel – Designer Digital
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
João – Bom, na verdade eu divido o Kart com os aeromodelos e também voo de
Ultraleve nos finais de semana.
Gabriel – Jogador de futebol eu já sou..rss.. e também seria jogador de tênis.
6- as suas famílias vêm torcer?
João – De vez em quando vem.
Gabriel – Algumas vezes sim, mas só quando a corrida é na Granja Viana.
7- algum comentário adicional?
João – Gosto muito deste campeonato, pois alem de ser divertido é super
organizado. E na minha opinião as corridas poderiam ser todas na Granja.
Gabriel – Espero que esse clima de amizade, que é o fator mais legal do Pangaré,
mantenha-se para sempre.. E que o São Paulo continue ganhando o Brasileirão
todos os anos..rs
TURMA DO AMENDOIM
Edição 15
Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol,
só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?
No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os
demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas
e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando
de alguma coisa engraçada.
Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada
prova do Pangaré.
O Pangaré tem
mais a ver com a Fórmula-1 do que parece. Vejam só:
O Pangaré,
assim como a Fórmula-1, nasceu por um bando de gente entusiasmada pelo esporte a
motor.
O Pangaré,
assim como a Fórmula-1, começou como uma diversão para amadores.
O Pangaré,
assim como a Fórmula-1, até hoje é mais divertido para quem está dentro do que
para quem está fora da pista.
O Pangaré,
assim como a Fórmula-1, não parou de crescer conforme os anos foram passando.
O Pangaré,
assim como a Fórmula-1, tem pilotos bons, pilotos ruins, pilotos que levam a
coisa a sério, pilotos que perdem a corrida pra não perder uma cervejinha,
enfim, pilotos de tudo quanto é jeito.
O Pangaré,
assim como a Fórmula-1, tem até um piloto que já correu e outro que corre agora
com o capacete do Ayrton Senna.
Só que a
Fórmula-1, ao contrário do Pangaré, um dia foi comprada pelos maiores
fabricantes de automóveis do mundo. Cada um deles teve a idéia genial de
investir um caminhão de dinheiro para fazer bonito, dinheiro que os amadores
nunca poderiam ter, para ganhar fácil deles e usar isso como argumento para
vender ainda mais carros mundo afora. Só que todas as montadoras tiveram a idéia
quase ao mesmo tempo e nenhuma delas entendeu que, exceto uma, todas iam perder,
no final.
Pois bem: a
Mercedes ganhou, todas as montadoras, mesmo a Mercedes, enterraram um dinheiro
sem tamanho que nunca vão recuperar do bolso do Bernie Eclestone e, uma após a
outra, estão saindo do esporte. Quando todas as outras saírem, vai ficar apenas
a Fiat, que vai deixar a Ferrari e todas as outras equipes voltarem a ser o que
nunca deveriam ter deixado de ser: amadores.
Ok, são uns
amadores high-tech, com vários milhões de Euros pra gastar todo ano, mas ainda
assim amadores. Isso porque os amadores estão ali para tentarem ganhar e poderem
competir de novo na temporada seguinte, exatamente como fizeram desde o início.
Na Fórmula-1
de amadores, assim como no Pangaré, claro que também há problemas,
desentendimentos, confusões.
Mas na
Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré, tudo é mais simples.
Na Fórmula-1
de amadores, assim como no Pangaré, ninguém está ali para sabotar o sucesso do
seu próprio chefe imediato, só para ganhar pontos com alguém importante na
companhia e depois ser promovido a vice-presidente financeiro ou de sei lá o
que.
Na Fórmula-1
de amadores, assim como no Pangaré, todos querem ganhar, mas todos se dão o
direito de perder.
Aliás, na
Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré, todos, menos um vão de fato
perder. E sabem que vão ter que tentar de novo depois, até conseguirem ou
morrerem tentando. Simples assim.
E na
Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré e, ao contrário da Fórmula-1 das
montadoras, a coisa é tão boa que além de grid cheio ainda tem fila de espera
para participar.
Texto por Denis Nascimento
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo - segundo campeonato Pangaré
Data |
Local |
Grupos / Horários |
||||
1 |
2 |
2 |
3 |
3 |
||
30/01/10 |
Granja |
15:00 |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
27/02/10 |
Granja |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
20/03/10 |
Pit Stop |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
17/04/10 |
Speed |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
15/05/10 |
Planet |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
12/06/10 |
Granja |
15:00 |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |