21º Pangaré – 5ª etapa – Planet Kart – 14.11.2009

 

A volta a Guarulhos, após dois anos e meio

 

Parece que foi ontem, mas a última corrida que o Pangaré fez no Planet Kart foi em 16 de junho de 2007. Muita coisa mudou, desde o controle de acesso e de consumo por leitores digitais até os Karts com santantônio e gravata de equipes de Fórmula1. O que não mudou são os vários traçados de pista (sete ao todo) e a cordialidade das pessoas da administração (excelente). O que também não mudou são as bolhas que os pilotos exibem após as corridas. Mas não conheço nenhum piloto que deixa de correr em determinada pista por causa deste pequeno inconveniente. O traçado escolhido foi o “Indianápolis”, por não ser nem travado nem simples demais. O ponto de ultrapassagem natural é a entrada da última curva, no final da reta oposta. Mas também houve ultrapassagens na reta dos boxes e entre as curvas 1 e 2.

Resumindo, o sábado da corrida proporcionou corridas interessantes para pilotos e público com bons pegas e, porque não lembrar, uma certa ajuda de São Pedro, que nos brindou com um dia de calor gostoso, sem chuva.

 

 

Grupo 1

 

A primeira corrida do dia foi do grupo 1A. como ninguém sabia ao certo se havia grandes diferenças de rendimento entre os Karts, houve poucas trocas. No fim, verificou-se um bom equilíbrio. É claro que não dá para se atingir o equilíbrio total, mas eu diria que nenhum Kart se destacou em demasia. A diferença entre as melhores voltas foi de apenas meio segundo. Fabiano Costa venceu a corrida, fez a melhor volta do dia e é o novo líder do campeonato. Jens Holderer e Ednei Sarri completaram o pódio após uma corrida relativamente tranqüila.

Na corrida B Rodrigo Mange largou na pole e não deu chance a ninguém. Cruzou a linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem em relação a Tony Vitor e Edson Soares. O prêmio azarado do dia vai para Érico, que trocou três vezes de Kart, perdeu 12 pontos, e teve uma quebra de equipamento, chegando em último. Como consolo, vai largar na frente na próxima corrida.

 

Com este resultado, considerando o descarte do pior resultado, entre as equipes Irmãos Rocha, Tristão Racing e Saudade de Casa estão na frente, mas nada está decidido.

Na outra ponta, a do rebaixamento, aparecem GeroFick, Muchachos e Fast Friends. Aqui também não há definição, pois apenas 17 pontos separam o último colocado da fuga do rebaixamento.

Parece que o troféu Acelera Parceiro vai mesmo ficar com Fabiano Costa (1º entre os pilotos). Giulliano Decicino (26º entre os pilotos), acelera!

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Fabiano Costa Des-kart-áveis  263
2 Miguel Castro Irmãos Rocha 239
3 André Tristão Tristão Racing 222
4 Alexandre Almeida Fauwebe  219
5 Antonio Plá Schnecke  214
6 Jens Holderer Laranja  Mecânica 213
7 Luiz Tristão Tristão Racing 211
8 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 207
9 Alberto Costoya Saudade  de Casa 205
9 Felipe Conrado  GeroFick  205
11 Erico Mosca Irmãos Rocha 204
12 Ednei Sarri Muchachos  197
13 Ricardo Torres RW Racing  187
14 Renato Citrini Citrini Racing Team 179
15 Alexandre Lacava Horse Car  176
16 Tony Vitor Horse Car  174
17 Edson Soares Schnecke  173
18 Rodrigo Mange Fast Friends  165
19 Roberto Citrini Citrini Racing Team 164
20 Walter Torres RW Racing  163
21 Fernando Jorge Fast Friends  147
22 Klaus Fickert  GeroFick  141
23 Humberto Focesi Fauwebe  139
24 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 136
25 Marcelo Fogaça Muchachos  119
26 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  116
Pos Equipe Ptos
1 Irmãos Rocha 443
2 Tristão Racing 433
3 Saudade  de Casa 412
4 Schnecke 387
5 Des-kart-áveis 379
6 Fauwebe 358
7 RW Racing 350
7 Horse Car 350
9 Laranja  Mecânica 349
10 GeroFick 346
11 Citrini Racing Team 343
12 Muchachos 316
13 Fast Friends 312

 

 

 

Grupo 2

 

A corrida 2A mostrou uma intensa disputa pelas três primeiras posições, envolvendo Thiago Moura, Fabio Gomes e Sérgio Vitor. No fim, acabaram chegando nesta ordem. Também no pelotão intermediário houve uma disputa acirrada, esta entre Marcio Soranz, Alexandre Pessutti e Celso Ovalle.

O troféu Acelera Parceiro estava indo para as mãos de Celso Ovalle, por isto, Osmar Freitas teria que acelerar muito. Mas uma viagem a negócios afastou-o do Pangaré e o novo parceiro de Celso, Carlos Bertho, resolveu acelerar fundo. Venceu a corrida com a maior diferença para o segundo colocado registrada no dia: quase 16 segundos. Fábio Parra, Maurício de Lima e Iure Gomes chegaram a seguir e eram os únicos na mesma volta do vencedor.

 

Já computados estes resultados, e considerando o descarte do pior resultado, Sorocaba Motors, Sangue Nozóio e ChubbChubbs estão no G3. Sorocaba está matematicamente classificada, Sangue está relativamente tranqüila (só um desastre os tira do G3), mas ChubbChubbs tem que lutar muito para não deixar a chance escapar.

A um passo de serem rebaixados estão Domani, Nunes Kart e Vigaristas. Mas nada está perdido. Ainda.

E o troféu Acelera Parceiro no momento iria para Fábio Gonçalves. Portanto, Akira Fukamachi, acelera !!

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 286
2 Maurício de Lima Sorocaba Motors 261
3 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 239
4 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  234
5 Thiago Moura ChubbChubbs  233
6 Fabio Parra Sangue Nozóio 226
7 Fabio Gomes Impossível?  220
8 Celso Ovalle Equi¶lantras  215
9 Carlos Ferreira Doganos Racing 178
10 Denis Nascimento Impossível?  177
11 Eduardo Tenan Sentopé ia  170
12 Marcel Karasawa EMD Team  169
13 Lusca Martins Martins Team 167
14 Marcio Soranz Domani Scuderia 165
14 Cadu Martins  Martins Team 165
16 Carlos Bertho Equi¶lantras  163
17 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  162
18 Iure Gomes Doganos Racing 157
19 Lupércio Tenan Sentopé ia  155
20 Leonardo Teodoro EMD Team  149
21 Akira Fukamachi Galo de Ouro  119
22 Fabio Ferreira Vigaristas  110
23 Fernando Nunes Nuneskart  106
24 Marcelo Nunes Nuneskart  96
25 Antonio Henrique Domani Scuderia 84
26 Aaron Carmona Vigaristas  81
Pos Equipe Ptos
1 Sorocaba Motors 547
2 Sangue Nozóio 465
3 Impossível? 397
4 ChubbChubbs 395
5 Equi¶lantras 378
6 Galo de Ouro 353
7 Doganos Racing 335
8 Martins Team 332
9 Sentopé ia 325
10 EMD Team 318
11 Domani Scuderia 249
12 Nuneskart 202
13 Vigaristas 191

 

 

Grupo 3

 

Nem sempre a corrida do dia é aquela do vencedor. Embora Leonardo Prejê tenha vencido a corrida 3A com merecimento, a corrida mais memorável do dia foi de Eduardo Favilla. No início fez várias ultrapassagens, mas depois rodou e caiu para último. Mas se deixou abater, passou os adversários um a um e só não passou do terceiro lugar porque aparentemente faltou volta. Entre os dois anteriormente citados, Leandro Braghin, fazendo uma boa corrida, como de hábito.

Na corrida B, Bruno Luchetti largou na pole e passou a corrida inteira abrindo mais e mais a vantagem para o segundo colocado. Para saber quem chegou em segundo lugar, tivemos que recorrer ao sistema automatizado de cronometragem. Só no visual não daria para saber. Afinal apenas 0,01 segundo separavam o Kart de Leonardo Ramos do de Fábio Petta. Na verdade ambos mereceriam estar no segundo degrau do pódio. Gabriel Roman, fazendo uma corrida muito boa, chegou em quarto.

 

O resultado acumulado, considerando o descarte do pior resultado, mostra Nôno Racer (matematicamente classificado para levar subir ao grupo 2), Fukateam e Octane nas primeiras colocações.

Por outro lado, Kart Ás, Pocotó e Takt estão nas últimas posições. A Takt conta com dois excelentes pilotos, mas como entrou só na terceira corrida desta temporada, ficou difícil alcançar os outros.

O troféu Acelera Parceiro ficaria com Leonardo Prejê, que trocou de parceiro para estas duas últimas corridas. Portanto, Thiago Prejê, acelera !!

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Bruno Luchetti Nôno Racer  283
2 Leandro Braghin Nôno Racer  272
3 Diogo Fukamachi Fukateam  257
4 Leonardo Prjevussky QWERTY  230
5 Marcio Puccio Fukateam  209
6 Rogério Migani 100Freio Racing 207
7 Erich Lenzi Octane  205
8 Christiano Moreno Octane  196
9 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 185
10 Reinaldo Serdas The Fastest   181
11 Alcino Bandeira  100Freio Racing 178
12 Roberto Correa Despinguelados  176
13 Fabio Petta Petta Racing  171
14 André Souza NGBL RT  161
14 Edu Zorzeto Jr NGBL RT  161
16 Sylas Lopes The Fastest   158
16 Vicente Akamine KART ÁS   158
18 Eduardo Favilla TAKT  150
19 Vitor Petta Petta Racing  148
20 Winston Iwauchi  Despinguelados  146
21 Luis Pimentel KART ÁS   138
22 Gabriel Roman Pocotó  137
23 João Ohanes Pocotó  123
24 Jayro Duque Braço Duro Racing 118
25 Thiago Prjevussky QWERTY  90
26 Leonardo Ramos TAKT  87
Pos Equipe Ptos
1 Nôno Racer 555
2 Fukateam 466
3 Octane 401
4 100Freio Racing 385
5 The Fastest  339
6 Despinguelados 322
6 NGBL RT 322
8 QWERTY 320
9 Petta Racing 319
10 Braço Duro Racing 303
11 KART ÁS  296
12 Pocotó 260
13 TAKT 237

 

 

Grupo 4

 

A corrida 4A teve vários líderes. Mas depois que Raphael Lozano assumiu a ponta, ele não deixou ninguém chegar perto. Anderson Paes, Fábio Noffs e Lucinei Oliveira bem que tentaram, mas não conseguiram e acabaram chegando nesta ordem.

Já a corrida B foi muito confusa. Vários pilotos se excederam nas disputas e tomaram advertências e paradas obrigatórias (stop & go). Outros juram não ter feito nada errado e também tomaram stop & go. Assim, em determinada hora, alguns dos pilotos mais rápidos estavam uma volta atrás dos líderes. Para tirar a diferença nesta condição, o piloto tem que negociar direitinho, senão pode acontecer um acidente. No fim, na última volta ocorreu mais uma colisão seguida de rodada, que acabou causando a desclassificação de um piloto. O vencedor Miro Teixeira só soube de sua vitória ao receber o papel com a classificação da corrida. Em segundo lugar chegou Guilherme Bassi, seguido de Marcelo Shiraishi.

 

Entre as equipes, já considerando o descarte do pior resultado, Velozes & Furiosos, Bassi Racing e Compadres estão na frente. Mas A Culpa é do TI e Os Rojão também estão no páreo.

Anderson Paes receberia o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Davi Gomes, acelera !! 

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Lucinei Oliveira Velozes e Furiosos 266
2 Helio Bassi Bassi Racing 258
3 Italo Gusmão Velozes e Furiosos 256
4 Anderson Paes A Culpa é do T.I. 246
5 Valdemar Junior Os Compadres 237
6 Guilherme Bassi Bassi Racing 232
7 Miro Teixeira Os Compadres 219
8 Raphael Lozano Os Rojão  213
9 Caio Pinho Cabrera Motorsports 210
10 Davi Gomes A Culpa é do T.I. 195
11 Arthur Bastianon Street Racers 194
12 Fábio Noffs Gallop  190
13 Giovanni Bernardo Os Rojão  159
14 Leandro Bianchini Ockini Karting  143
15 Heliton Costa Street Racers 141
16 Augusto Racanelli Fat Racing  136
17 Eduardo Zorzeto Fat Racing  123
18 Wellington Menezes Caixa Azul 111
19 Marcelo Shiraishi GD-V Racing Team 102
20 Enzo Yonamine GD-V Racing Team 92
21 Marco Gomes Rateria VW  87
22 Alexandre Kansba Ockini Karting  84
23 Edson Brito Gallop  82
24 Tiago Cidre Caixa Azul 62
25 Valdir Anderson Rateria VW  59
26 Guilherme Duarte Cabrera Motorsports 54
Pos Equipe Ptos
1 Velozes e Furiosos 522
2 Bassi Racing 490
3 Os Compadres 456
4 A Culpa é do T.I. 441
5 Os Rojão 372
6 Street Racers 335
7 Gallop 272
8 Cabrera Motorsports 264
9 Fat Racing 259
10 Ockini Karting 227
11 GD-V Racing Team 194
12 Caixa Azul 173
13 Rateria VW 146

 

 

 

 

Quem somos

 

A entrevista do mês mostra uma das duplas mais simpáticas do Pangaré: Pocotó. Quem são e o que pensam estes sempre sorridentes pilotos João Ohanes e Gabriel Roman?

 

 

Questionário Pangaré “quem são vocês”

 

A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

João – Olha, eu andei a primeira vez quando tinha 18 anos, mas andando firme  mesmo a  dois anos.

Gabriel – A primeira vez que andei de kart, estava fazendo o ginásio. Foi uma época que o kart tinha virado mania.. tinha pista de kart em todos os lugares.. depois fiquei um tempão sem correr e voltei a correr em 2008 quando eu, o João e o pessoal da empresa resolvemos fazer algumas disputas de kart.

 

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

João / Gabriel – 1 ano e meio

 

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

João / Gabriel – Vem de um cavalo que anda bem devagar.., inspirado no cavalo do pica – pau (pé de pano)

 

4- como vocês se tornaram Pangarés?

João / Gabriel – Ficamos sabendo pelo Lucinei que conheceu o Pangaré no ABC Kart.

 

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

João / Gabriel – O melhor resultado foi subir para o grupo 3 no leilão...rs

 

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

João / Gabriel – Não cair para a Quarta

 

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

João / Gabriel – Não, quem estiver melhor pontuado fica sendo....

 

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

João / Gabriel –  Apesar de não conhecermos outros campeonatos, o que chama bastante atenção do Pangaré, é o clima de amizade.

 

B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

João / Gabriel –Nos conhecemos no trabalho a mais ou menos 8 anos

 

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

João – Moro em Osasco – Presidente Altino – Zona Oeste de SP

Gabriel – São Paulo – Alto do Mandaqui

 

3- em que empresa vocês trabalham?

João / Gabriel – Face print Etiquetas e Rótulos Adesivos

 

4- qual sua formação acadêmica?

João – Sou formado e Adm. De Empresas (FITO)

Gabriel – Designer Digital

 

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

João – Bom, na verdade eu divido o Kart com os aeromodelos e também voo de Ultraleve nos finais de semana.

Gabriel – Jogador de futebol eu já sou..rss.. e também seria jogador de tênis.

 

6- as suas famílias vêm torcer?

João – De vez em quando vem.

Gabriel – Algumas vezes sim, mas só quando a corrida é na Granja Viana.

 

7- algum comentário adicional?

João – Gosto muito deste campeonato, pois alem de ser divertido é super organizado. E na minha opinião as corridas poderiam ser todas na Granja.

Gabriel – Espero que esse clima de amizade, que é o fator mais legal do Pangaré, mantenha-se para sempre.. E que o São Paulo continue ganhando o Brasileirão todos os anos..rs

Texto por Jens Holderer

 

TURMA DO AMENDOIM

Edição 15

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

O Pangaré tem mais a ver com a Fórmula-1 do que parece. Vejam só:

O Pangaré, assim como a Fórmula-1, nasceu por um bando de gente entusiasmada pelo esporte a motor.

O Pangaré, assim como a Fórmula-1, começou como uma diversão para amadores.

O Pangaré, assim como a Fórmula-1, até hoje é mais divertido para quem está dentro do que para quem está fora da pista.

O Pangaré, assim como a Fórmula-1, não parou de crescer conforme os anos foram passando.

O Pangaré, assim como a Fórmula-1, tem pilotos bons, pilotos ruins, pilotos que levam a coisa a sério, pilotos que perdem a corrida pra não perder uma cervejinha, enfim, pilotos de tudo quanto é jeito.

O Pangaré, assim como a Fórmula-1, tem até um piloto que já correu e outro que corre agora com o capacete do Ayrton Senna.

 

Só que a Fórmula-1, ao contrário do Pangaré, um dia foi comprada pelos maiores fabricantes de automóveis do mundo. Cada um deles teve a idéia genial de investir um caminhão de dinheiro para fazer bonito, dinheiro que os amadores nunca poderiam ter, para ganhar fácil deles e usar isso como argumento para vender ainda mais carros mundo afora. Só que todas as montadoras tiveram a idéia quase ao mesmo tempo e nenhuma delas entendeu que, exceto uma, todas iam perder, no final.

Pois bem: a Mercedes ganhou, todas as montadoras, mesmo a Mercedes, enterraram um dinheiro sem tamanho que nunca vão recuperar do bolso do Bernie Eclestone e, uma após a outra, estão saindo do esporte. Quando todas as outras saírem, vai ficar apenas a Fiat, que vai deixar a Ferrari e todas as outras equipes voltarem a ser o que nunca deveriam ter deixado de ser: amadores.

Ok, são uns amadores high-tech, com vários milhões de Euros pra gastar todo ano, mas ainda assim amadores. Isso porque os amadores estão ali para tentarem ganhar e poderem competir de novo na temporada seguinte, exatamente como fizeram desde o início.

 

Na Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré, claro que também há problemas, desentendimentos, confusões.

Mas na Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré, tudo é mais simples.

Na Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré, ninguém está ali para sabotar o sucesso do seu próprio chefe imediato, só para ganhar pontos com alguém importante na companhia e depois ser promovido a vice-presidente financeiro ou de sei lá o que.

Na Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré, todos querem ganhar, mas todos se dão o direito de perder.

Aliás, na Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré, todos, menos um vão de fato perder. E sabem que vão ter que tentar de novo depois, até conseguirem ou morrerem tentando. Simples assim.

E na Fórmula-1 de amadores, assim como no Pangaré e, ao contrário da Fórmula-1 das montadoras, a coisa é tão boa que além de grid cheio ainda tem fila de espera para participar.

 

Texto por Denis Nascimento

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato


Calendário do vigésimo - segundo campeonato Pangaré

Data

Local

Grupos / Horários

1

2

2

3

3

30/01/10

Granja Viana

15:00

15:30

16:00

16:30

17:00

27/02/10

Granja Viana

15:30

16:00

16:30

17:00

17:30

20/03/10

Pit Stop

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

17/04/10

Speed Hunters

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

15/05/10

Planet Kart

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

12/06/10

Granja Viana

15:00

15:30

16:00

16:30

17:00