24º Pangaré –
4ª etapa – Aldeia da Serra – 09.04.2011
Corrida 141
do Pangaré
Sorteou um kart e não sabe o que dizer? Faça o teste!
O Pangaré 24
vai chegando à fase decisiva.
A 4ª etapa
foi realizada na Aldeia da Serra, que voltamos a visitar depois de vários anos
de ausência no calendário e um estoque de paciência renovado para ficar olhando
o relógio e ver a tarde inteira passar enquanto as baterias vão atrasando.
As corridas
pegaram o final do tempo bom do sábado, embora para muitos o tempo estava muito
melhor que o kart.
Mas para que
o site não vire apenas um boletim de reclamações, vamos nos “inspirar” (copiar
em linguagem de fresco) nas revistas de adolescentes e de novelas, cheias de
testes e “quizzes”*, para ajudar aos
Pangarés que sortearam um kart e não sabem o que dizer sobre ele, ou preferem
não falar a primeira coisa que lhes veio à cabeça.
Como em todos
os testes deste tipo, é muito fácil: basta ir vendo cada um dos tópicos e
identificar a alternativa que mais tem a ver com o kart sorteado na última
corrida. Cada opção corresponde a um determinado número de pontos. Some os
pontos dos 6 tópicos e, com o total, veja que tipo de kart você sorteou na
tabela resposta abaixo.
(*) O Ministério do Pangaré informa: ler revistas como
Capricho, Nova, Tititi, Conta Mais ou similares não causa nenhum mal
à inteligência.
O que faz mal à
inteligência é ler somente Capricho, Nova, Tititi, Conta Mais
ou similares. |
Tópicos
1-Reação no momento do sorteio:
A- os demais pilotos ficam chateados e desistem de acompanhar o restante do
sorteio (3 pontos)
B- ninguém se manifesta (2 pontos)
C- você ouve risadinhas e piadinhas (1 ponto)
D- pilotos se compadecem e avisam que é melhor dar uma volta e trocar logo (0
ponto)
2-Aparência do kart:
A- chassis, motor e pneus brilham e parecem 0km (3 pontos)
B- tem uma sujeirinha aqui e ali, provavelmente o piloto que correu antes saiu
da pista (2 pontos)
C- impressão geral de que o kart já está bem rodado, só os pneus se salvam (1
ponto)
D- o chassis tem pontos de ferrugem, o motor tem peças remendadas e ao ver os
pneus você aprende como eles são por dentro (0 ponto)
3-Nos boxes, ao ligar o motor:
A-pega de primeira e você se surpreende com a agressividade do rugido (3 pontos)
B- pega com facilidade e te dá confiança para acelerar (2 pontos)
C- não pega na primeira puxada e, quando finalmente pega, te dá a nítida
impressão de que o barulho dos karts em volta está mais interessante que o do
seu (1 ponto)
D- o mecânico precisa chamar o chefe, pois só ele sabe fazer esse kart pegar e,
quando finalmente pega, faz um barulho tão estranho que você tem a falsa
esperança de que o kart será barrado e você terá que sortear outro sem ser
penalizado (0 ponto)
4-Arrancada / largada:
A- o kart reage imediatamente e ganha aceleração rapidamente (3 pontos)
B- o kart reage rápido, começa devagar, mas logo dá um tranco e acelera (2
pontos)
C- você percebe um nítido intervalo entre o momento em que começou a acelerar e
o momento em que o kart saiu do lugar ; a aceleração é lenta (1 ponto)
D- todo mundo acha que você se distraiu na hora da largada, pois além do kart
ter ficado parado por alguns segundos, a aceleração é tão lenta que todos já te
passaram antes da primeira curva (0 ponto)
5-Nas curvas:
A- você pode frear do jeito que quiser que o kart se mantém estável e contorna
as curvas com perfeição (3 pontos)
B- se descuidar na freada corre o risco de passar reto ou rodar, mas quando
reduz no ponto certo e faz a tomada correta, a curva sai limpa (2 pontos)
C- não importa o quanto você acerte a entrada da curva, o kart sempre dá uma
saída de frente ou de traseira, acompanhado de uma trepidação que te faz perder
tempo (1 ponto)
D- o chassis está tão empenado que o kart vira demais para um lado, quase
rodando, enquanto você praticamente tem que parar para fazer as curvas para o
outro lado, pois além de não virar direito, quase não consegue enxergar nada de
tanto que o kart balança (0 ponto)
6-Nas retas:
A- o motor é tão potente que, mesmo quando entra mal na reta, recupera a
velocidade e chega no final mais rápido que os demais (3 pontos)
B- o motor é bom, se fizer o traçado direitinho dá pra brigar com qualquer um no
final da reta (2 pontos)
C- você tem que sacrificar a entrada de curva para tentar acelerar o máximo na
saída e, mesmo assim, você perde para vários pilotos no final da reta (1 ponto)
D- não importa como faça o traçado ou quanto você fique dando pulinhos no banco,
os demais vão te passando com facilidade ; essa condição geralmente vem com a
enganosa sensação de que sua habilidade como piloto melhorou muito, pois nem
precisa mais frear para fazer as curvas (0 ponto)
Tabela resposta
>18 pontos:
Red Bull – verdadeiro canhão. Tem gente até que acha que não existe, pois nunca
viu um de perto
>15-17 pontos:
McLaren / Ferrari – não é o kart do dia, mas vai terminar numa boa posição e,
com um pouco de sorte e muito talento, dá pra ganhar
>12-14 pontos:
Renault / Mercedes – dificilmente vai ganhar, mas dá pra fazer um bom resultado,
mesmo não largando entre os primeiros
>9-11 pontos:
Williams / Sauber – não interessa onde você comece a corrida, vai terminar
sempre no pelotão do meio, isso se não passar do limite tentando se defender e
acabar rodando
>6-8 pontos:
Toro Rosso / Force India – no início parece promissor, mas depois você descobre
que só tem chance de fazer algo melhor se chover
>4-5 pontos:
Lotus – o kart não anda nada, mas tem o consolo de saber que ainda tem alguns em
situação pior
>0-3 pontos:
Virgin / Hispania – você só vai até o final porque é teimoso, gosta mesmo do
esporte ou porque já pagou, pois não vai fazer diferença nenhuma no campeonato
nem no próximo grid de largada
Texto de
Denis
Nascimento
Grupo 1
Resultado:
Vencedor:
Alberto Costoya (Saudade de Casa)
2º colocado:
Rodrigo Mange (Fast Friends)
3º colocado:
André Tristão (Tristão Racing)
|
|
Grupo 2 Vermelho
Resultado:
Vencedor:
Cassio Campos (Team CTR)
2º colocado:
Fabio Ferreira (Des-kart-áveis)
3º colocado:
Antonio Pla (Schnecke)
|
|
Grupo 2 Azul
Resultado:
Vencedor:
Octavio Augusto (Leite)
2º colocado:
Fábio Francesco (Nunes Kart)
3º colocado:
Celso Ovalle (Equi¶lantras)
|
|
Grupo 3 Vermelho
Resultado:
Vencedor:
Nelson Sarpi (Braço Duro Racing)
2º colocado:
Eduardo Romanini (Speed9)
3º colocado:
André Souza (NGBL RT)
|
|
Grupo 3 Azul
Resultado:
Vencedor:
Rodrigo Godói (RR Racing)
2º colocado:
Marcelo Roxa (Rox Racing)
3º colocado:
João Sanches (Unipneus Racing)
|
|
Estatísticas e Curiosidades
Mais uma vez, a Aldeia da Serra nos brindou com Karts que não estavam em
condições de igualdade. Assim, dou os parabéns aos pilotos vencedores (não basta
ter um Kart bom se o piloto não sabe fazer uso dele...), e ao mesmo tempo
lamento pelos que não tiveram sorte no sorteio. A seguir vocês podem apreciar a
lista dos Karts, a média da colocação de chegada e a média da melhor volta de
cada utilização. Vejam a diferença entre os Karts
bons e os
ruins. Para o
pessoal da administração da Aldeia, vai o aviso: 3 segundos de diferença é
demais!!
Kart
posição de chegada
melhor volta
1
13
50,9
2
17
51,3
3
3
49,1
4
21
52,2
5
14
50,4
6
8
49,6
7
16
51,0
8
14
50,6
9
11
49,8
10
12
49,9
11
17
50,9
12
6
49,6
13
22
51,9
14
5
49,2
15
3
49,2
16
4
49,3
17
15
52,1
18
13
50,4
19
12
50,1
20
10
49,9
21
21
52,3
22
18
51,0
23
6
49,6
24
21
52,7
25
5
49,3
26
6
49,4
27
--
50,2
28
7
49,7
29
14
50,5
30
15
50,7
31
19
51,7
32
19
51,4
Furo Jornalístico !!
No texto do mês passado este que vos tecla listou as equipes que mais vezes
foram promovidas e as que mais vezes foram rebaixadas. Para preservar os pilotos
das equipes “campeãs” de rebaixamento, os nomes dos pilotos haviam sido
omitidos. Mas os dados vazaram e eis a lista com os nomes:
Braço Duro | 6 vezes |
Os Compadres | 6 |
Impossível? | 5 |
The Fastest | 4 |
Octane | 4 |
Doganos | 3 |
Domani | 3 |
Kart Ás | 3 |
Schnecke | 3 |
Quem somos
A entrevista do mês apresenta mais uma dupla de parentes, neste caso, pai e
filho: Bassi Racing. Vamos saber um pouco mais dos campeões do Grupo 3 Azul do
ano passado, Hélio e Guilherme Bassi.
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
Hélio – De maneira um pouco mais constante desde abril 2005.
Guilherme – Desde 2006, andava no Kart In com 11/12 anos.
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
Hélio – Desde abril 2005 (Meu Deus, já fazem 6 anos e eu ainda não
aprendi...).
Guilherme – Desde 2008. Sempre subi de grupo por desistência (com a
outra equipe), até que fomos campeões ano passado...(risos).
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Hélio – Isso devemos a uma Criação do Marketing do nosso time.
Guilherme – Bassi é o nosso sobrenome, adaptamos como o nome da
equipe...
4- como vocês se tornaram Pangarés?
Hélio – Meu antigo parceiro e ainda Pangaré Reinaldo Serdas que
achou vocês na Internet. Eu só fui junto com ele.
Guilherme – Através de uma conversa entre o meu pai e o Eduard
(Laranja Mecânica) pra fazer uma equipe mais jovem, alias, bem mais jovem, né?!
E na temporada seguinte foi criada a Nóis Kpota + num BreK.
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
Hélio – Como resultado campeões do Grupo 3 Azul no ano passado. Mas
o que eu mais gostei foi quando ainda corria pela The Fastest (não me lembro o
ano) e viemos disputando com a Domani até a última rodada. Precisamos chegar até
o 4º critério de desempate (peso dos pilotos) para definir a equipe campeã. Como
ele ganharam, de lá para cá me preparei bastante e engordei uns 8 kgs.
(NR: foi na 16ª rodada)
Guilherme – Fomos campeões na última temporada do Grupo 3 Azul.
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Hélio – Continuar me divertindo.
Guilherme – Se possível tentar um acesso ao Grupo 1, mas se não for,
pretendo continuar no 2 mesmo, né?!
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
Hélio – Espero que o Guilherme seja pra que eu possa me divertir
mais ainda.
Guilherme – Acho que eu, né?! (risos). Não acho que tenha um primeiro
ou segundo piloto, cada um faz o seu na pista, a gente dá o melhor que pode, a
gente se ajuda, ele (Hélio) vai bem nas pistas grandes e eu vou bem nas menores.
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
Hélio – Não conheço outros campeonatos. Aqui é Pangaré mano !!!
Guilherme – É um Campeonato bastante disputado, com muita gente e
muito emocionante.
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
Hélio – Foi o dia que eu mais chorei de alegria, quando ele nasceu.
Guilherme – Na maternidade, mas eu não lembro, não... pra mim foi um
pouco depois (risos).
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
Hélio – São Paulo / Pirituba.
Guilherme – São Paulo / Pirituba.
3- em que empresa vocês trabalham?
Hélio – Essencis Soluções Ambientais S/A.
Guilherme – Ainda não trabalho.
4- qual sua formação acadêmica?
Hélio – Administrador de empresas com especialização em Marketing e
MBA em Vendas, mas o salário oh !!! Acho que terei de estudar mais ...
Guilherme – No momento ainda no 2º Grau ou Ensino Médio, como
queiram.
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Hélio – Músico. Tocaria guitarra. Mas isso ficou no passado.
Guilherme – Músico. Tocaria bateria. Aliás, eu já toco.
6- as suas famílias vêm torcer?
Hélio – Minha mulher ultimamente tem vindo às corridas, mas meu
filho sempre vem.
Guilherme – Só a minha mãe.
7- algum comentário adicional?
Hélio – O que eu gosto demais no Pangaré é que todo mundo corre
junto, independente de idade, peso, etc. Acho uma tremenda idiotice segmentar
uma brincadeira em categorias como fazem em outros campeonatos. O acesso e o
descenso entre os grupos é o melhor do campeonato. Gosto tanto do Pangaré que
montei um campeonato muito parecido na empresa onde trabalho. O que é bom a
gente copia, né ?!?!?
Lamento que ultimamente tem havido muita confusão na pista, talvez
pelo excesso de vontade de alguns. Se o Pangaré fosse um campeonato
profissional, possivelmente alguns pilotos teriam sido suspensos ou eliminados.
Já fomos melhores nesse quesito.
Guilherme – Nada a comentar.
Texto por Jens Holderer
Confira a classificação do campeonato Calendário do vigésimo - quarto campeonato Pangaré Data Local Início Baterias 29/01/11 Granja Viana 15:30 5 05/02/11
Granja Viana 15:30 5 19/03/11 Pit Stop 14:30 10 09/04/11 Aldeia 14:30 5 21/05/11 Speed 14:30 10 05/06/11
Granja Viana 15:00 5