22º Pangaré – 1ª etapa – Granja Viana – 30.01.2010 

E tudo começa outra vez... 

Alguns dizem “ano novo, vida nova”. Nós kartistas dizemos “ano novo, campeonato novo”. É assim no Pangaré, e é assim em outros clubes de Kart. Antes da primeira corrida há o empate múltiplo, envolvendo todos os pilotos e todas as equipes. Também nos critérios de desempate, onde geralmente contam vitórias, melhores voltas, pódios; tudo está empatado. Só quando chegamos aos últimos critérios de desempate, como peso ou sorteio é que teríamos definições e classificações. Mas vamos deixar isto para o final da temporada, se tivermos equipes ou pilotos empatados. Para o Pangaré este início de ano foi / está sendo especial. Houve a inclusão de mais um grupo, agora estamos com cinco grupos de 26 pilotos cada, totalizando 130 pilotos. Isto é exatamente dez vezes a quantidade e pilotos de onze anos atrás. Na época eram apenas 13, logo aumentado para 14. Um pouco depois aumentou para 28, depois para 42. Mais um pouco e chegamos a 70 pilotos. No próximo passo fomos a 88, e depois a 104. E agora 130. Alteramos um pouco a composição dos grupos, com a criação de grupos paralelos (azul e vermelho). Tudo isto está devidamente descrito no regulamento, cujo link está logo aí ao lado.

Para o mês mais chuvoso dos últimos anos, com 27 dias de chuva em São Paulo, demos sorte e corremos num dos quatro dias em que não choveu. Os Karts, sempre tão equilibrados entre si, desta vez apresentaram diferenças acima do normal. E o diretor de prova teve que frear o ímpeto dos pilotos mais afoitos, punindo-os com bandeiras de advertência, stop & go e até desclassificação. É claro que cada um dos “bandeirados” se julga injustiçado, mas certamente há espaço para melhorarmos.

 

Grupo 1

Vamos dar as boas vindas aos novos integrantes do Grupo 1: Celso Ovalle, Osmar Feitas, Sérgio Vitor e Fabio Parra. E bom retorno a Alexandre Pessutti e Mauricio de Lima.

André Tristão e Renato Citrini fizeram os dois melhores tempos no treino classificatório e estavam tão mais rápidos, que os outros só os viram de binóculo. Mas eles se viram bem de perto durante a corrida inteira. A diferença jamais passou de um segundo e foi assim que eles chegaram ao final, separados por apenas 0,3 segundo. Felipe Cobrado completou o pódio, seguido de perto por Alexandre Pessutti.

Ainda é cedo para fazer prognósticos de como vai terminar o campeonato, mas no momento Tristão, Rocha e GeroFick estão na frente. Desta vez quatro equipes serão rebaixadas; após esta primeira corrida seriam Des-Kart-áveis, Equipilantras, Saudade de Casa e Schnecke.

Por enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Renato Citrini. 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 André Tristão Tristão Racing 74
2 Renato Citrini Citrini Racing Team 66
3 Felipe Conrado  GeroFick  60
4 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 56
5 Alexandre Lacava Horse Car  54
6 Alexandre Almeida Fauwebe  52
7 Erico Mosca Irmãos Rocha 50
8 Miguel Castro Irmãos Rocha 48
9 Luiz Tristão Tristão Racing 46
10 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  42
11 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 40
11 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 40
13 Klaus Fickert  GeroFick  36
14 Celso Ovalle Equi¶lantras  34
14 Fabio Parra Sangue Nozóio 34
16 Tony Vitor Horse Car  32
17 Humberto Focesi Fauwebe  30
18 Alberto Costoya Saudade  de Casa 26
19 Edson Soares Schnecke  24
20 Jens Holderer Laranja  Mecânica 20
21 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 18
21 Osmar Freitas Equi¶lantras  18
23 Roberto Citrini Citrini Racing Team 14
24 Antonio Plá Schnecke  12
24 Fabiano Costa Des-kart-áveis  12
24 Maurício de Lima Sorocaba Motors 12
Pos Equipe Ptos
1 Tristão Racing 120
2 Irmãos Rocha 98
3 GeroFick 96
4 Horse Car 86
5 Fauwebe 82
6 Citrini Racing Team 80
7 Sangue Nozóio 74
8 Sorocaba Motors 68
9 Laranja  Mecânica 60
10 Des-kart-áveis 54
11 Equi¶lantras 52
12 Saudade  de Casa 44
13 Schnecke 36

 

 

Grupo 2 Azul

 

Agora há dois Grupos 2, o azul e o vermelho. Eles são formados pelos antigos Grupos 2 e 3, distribuídos de forma a gerar dois grupos equivalentes. Os novatos do grupo 2 azul são Walter Torres e Ricardo Torres, vindos do grupo 1, Lucinei Oliveira, Ítalo Gusmão, Valdemar Junior e Miro Teixeira, vindos do antigo Grupo 4; e Rogério Maciel, novo parceiro de Fabio Ferreira.

 

Alcino Bandeira está mesmo com muita vontade. Após ganhar a última corrida da temporada passada, agora fez a pole da primeira corrida da nova temporada. Infelizmente na corrida teve gente mais rápida, mas o quarto lugar certamente não foi ruim. Quem acabou fazendo a melhor volta foi Iure Gomes, mas não conseguiu passar de uma quinta colocação. Então quem chegou na frente? Foram três pilotos que mostraram muita regularidade: Marcelo Yassuo, Fabio Ferreira e Diogo Fukamachi.

 

Deste grupo apenas duas equipes sobem ao Grupo 1. No momento seriam ChubbCubbs e Doganos. E três equipes serão rebaixadas. Se o campeonato terminasse agora, estas equipes seriam RW, Octane e Petta.

E o troféu Acelera Parceiro no momento iria para Fabio Ferreira ou Alcino Bandeira, empatados. 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  64
2 Fabio Ferreira Vigaristas  56
2 Alcino Bandeira  100Freio Racing 56
4 Iure Gomes Doganos Racing 54
4 Diogo Fukamachi Fukateam  54
6 Lusca Martins Martins Kart 50
7 Carlos Ferreira Doganos Racing 48
8 Cadu Martins  Martins Kart 46
9 Walter Torres RW Racing  44
10 Fabio Gomes Impossível?  42
11 Erich Lenzi Octane  40
12 Thiago Moura ChubbChubbs  38
12 Rogério Migani 100Freio Racing 38
14 Denis Nascimento Impossível?  36
15 Valdemar Junior Os Compadres 32
16 Reinaldo Serdas The Fastest   30
16 Lucinei Oliveira Velozes e Furiosos 30
18 Miro Teixeira Os Compadres 28
19 Sylas Lopes The Fastest   26
20 Italo Gusmão Velozes e Furiosos 24
21 Rogério Maciel Vigaristas  22
22 Fabio Petta Petta Racing  20
23 Ricardo Torres RW Racing  0
23 Marcio Puccio Fukateam  0
23 Christiano Moreno Octane  0
23 Vitor Petta Petta Racing  0
Pos Equipe Ptos
1 ChubbChubbs 102
1 Doganos Racing 102
3 Martins Kart 96
4 100Freio Racing 94
5 Impossível? 78
5 Vigaristas 78
7 Os Compadres 60
8 The Fastest  56
9 Fukateam 54
9 Velozes e Furiosos 54
11 RW Racing 44
12 Octane 40
13 Petta Racing 20

 

 

Grupo 2 Vermelho

 

Damos as boas vindas a Fernando Jorge, Rodrigo Mange, Ednei Sarri e Danilo Camarinha, vindos do grupo 1, e Hélio Bassi e Guilherme Bassi, vindos do antigo grupo 4.

 

A exemplo do grupo 1, os dois primeiros no treino classificatório disputaram uma corrida separada, abrindo um enorme vantagem para os demais, mas brigando fortemente entre si. E fizeram as duas melhores voltas da corrida. Os pilotos foram Danilo Camarinha e Rodrigo Mange. Para completar o pódio, um Pangaré bem veterano, Nelson Sarpi, mostrando que continua sabendo pilotar.

 

Assim como no Grupo 2 Azul, também do Grupo 2 Vermelho as duas melhores equipes subirão ao grupo 1. No momento estas equipes seriam Muchachos e Fast Friends. E as três piores cairão aos grupos 3. Por enquanto este mico está com as equipes Bassi, Qwerty e Despinguelados.

O troféu Acelera Parceiro ficaria com Bruno Luchetti.

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Danilo Camarinha Muchachos  74
2 Rodrigo Mange Fast Friends  66
3 Bruno Luchetti Nôno Racer  56
4 Jayro Duque Braço Duro Racing 54
5 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  52
6 Fernando Jorge Fast Friends  50
6 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 50
8 Ednei Sarri Muchachos  48
9 Eduardo Tenan Sentopé ia  44
10 Marcel Karasawa Furacão Racing 42
10 Augusto Racanelli NGBL RT  42
12 Marcelo Nunes Nuneskart  40
13 Marcio Soranz Domani Scuderia 38
14 Leandro Braghin Nôno Racer  36
15 Fernando Nunes Nuneskart  34
16 Helio Bassi Bassi Racing 32
17 André Souza NGBL RT  30
18 Lupércio Tenan Sentopé ia  28
19 Guilherme Bassi Bassi Racing 26
20 Rubens Linhan Furacão Racing 24
21 Akira Fukamachi Galo de Ouro  22
22 Antonio Henrique Domani Scuderia 20
23 Rafael Camin QWERTY  18
24 Winston Iwauchi  Despinguelados  16
25 Leonardo Prjevussky QWERTY  14
26 Roberto Correa Despinguelados  0
Pos Equipe Ptos
1 Muchachos 122
2 Fast Friends 116
3 Braço Duro Racing 104
4 Nôno Racer 92
5 Galo de Ouro 74
5 Nuneskart 74
7 Sentopé ia 72
7 NGBL RT 72
9 Furacão Racing 66
10 Domani Scuderia 58
10 Bassi Racing 58
12 QWERTY 32
13 Despinguelados 16

 

 

Grupo 3 Azul

 

Aqui as boas vindas especiais são para Simone Tenan, de volta ao Pangaré, mostrando o talento e o jeito feminino de pilotar. Como novos Pangarés temos: João Sanches, Rafael Lee, Mario Gusukama, Fabio Oliveira, Mauricio Copiano, Wellington Costa, Fernando Manão, Rafael Boccato, Alexandre Benedetto, Alessandro Bernardo, André Zanetti, José Carlos Taroco, Guilherme Taroco e Rafael Mendes.

Apesar de tantos novatos, a corrida esteve na mão de veteranos. As primeiras quatro posições de largada ficaram com Raphael Lozano, Gabriel Roman, Caio Pinho e Anderson Paes. O pódio inteiro também foi veterano com Raphael Lozano, João Ohanes e Gabriel Roman. E também a melhor volta da corrida, com João Ohanes.

 

As três melhores equipes serão promovidas. No momento são Pocotó, Unipneus e Sua Mãe.

O troféu Acelera Parceiro ficaria com Raphael Lozano. 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Raphael Lozano Os Rojão  60
2 João Ohanes Pocotó  56
2 Mário Gusukuma Q M S  56
4 Gabriel Roman Pocotó  54
4 Caio Pinho Cabrera Motorsports 54
6 Rafael Boccato Sua mãe Racing Team 52
7 Rafael Lee Unipneus Racing 50
8 Anderson Paes A Culpa é do T.I. 48
9 Simone Tenan Corrida Maluca 46
10 João Sanches Unipneus Racing 44
11 Davi Gomes A Culpa é do T.I. 42
12 Fernando Manão Sua mãe Racing Team 40
13 Mauricio Copiano Muido´s Racing  38
14 Breno Vidal Cabrera Motorsports 36
15 Fábio Oliveira Q M S  32
16 Giovanni Bernardo Os Rojão  30
16 Alessandro Bernardo Osmar Xalenta  30
18 André Zanetti Osmar Xalenta  28
19 Eduardo Zorzeto Fat Racing  26
20 Alexandre Benedetto Hot Weels  24
21 Wellington Costa Muido´s Racing  22
22 José Carlos Taroco KART eiros  20
23 Rafael Mendes Corrida Maluca 18
24 Guilherme Taroco KART eiros  16
25 Luciano Catelan Fat Racing  0
25 Gilberto Rodrigues Hot Weels  0
Pos Equipe Ptos
1 Pocotó 110
2 Unipneus Racing 94
3 Sua mãe Racing Team 92
4 A Culpa é do T.I. 90
4 Os Rojão 90
4 Cabrera Motorsports 90
7 Q M S 88
8 Corrida Maluca 64
9 Muido´s Racing 60
10 Osmar Xalenta 58
11 KART eiros 36
12 Fat Racing 26
13 Hot Weels 24

 

 

Grupo 3 Vermelho

 

Também aqui a lista das boas vindas é extensa: Bruno Navas, Eduardo Pinheiro, Cassio Campos, Sergio Guaraldo, Marcelo Ramaciotti, Ricardo Charbel, Octavio Augusto, Cesar Augusto, Leonardo Daltrino, Fernando Sinezio, Carlos Tejeda, Francesco Chimenti, Luciano Santana, Eduardo Romanini, Anderson Sforcini, Marcelo Komatsu, Alessandro Zinetti e Rubens Lima. Sejam bem-vindos.

 

Ao contrário do Grupo 3 Azul, aqui veteranos e novatos brigaram de igual para igual. Entre os seis primeiros do grid de laragda havia três veteranos e três novatos: Luis Pimentel, Ricardo Charbel, Leonardo Ramos, Francesco Chimenti, Vicente Akamine e Carlos Tejeda. Também entre os seis primeiros a cruzarem a linha de chegada havia três veteranos e três novatos: Francesco Chimenti, Luis Pimentel, Arthur Bastianon, Leonardo Ramos, Carlos Tejeda e Fernando Sinezio. Nem das melhores voltas veio o desempate; dos seis melhores, três de cada, novamente: Leonardo Ramos, Francesco Chimenti, Arthur Bastianon, Luis Pimentel, Ricardo Charbel e Carlos Tejeda.

 

O desempate é dado pelas equipes que seriam promovidas, se o campeonato terminasse hoje: F&T (novata), Kart Ás (veterana) e Takt (veterana).

Arthur Bastianon receberia o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje.

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Francesco Junior F&T Compettions 74
2 Luis Pimentel KART ÁS   66
3 Leonardo Ramos TAKT  56
4 Arthur Bastianon Street Racers 54
4 Carlos Tejeda F&T Compettions 54
6 Fernando Sinezio Brawnlio GP  52
7 Ricardo Charbel CR Racing Team 50
8 Eduardo Favilla TAKT  46
9 Vicente Akamine KART ÁS   44
9 Marcelo Komatsu Palestra Team  44
11 Sergio Guaraldo Team CTR  42
12 Marcelo Ramaciotti CR Racing Team 40
13 Eduardo Pinheiro Gallop  38
14 Octavio Augusto Leite  36
15 Bruno Navas Street Racers 34
16 Leonardo Daltrino Brawnlio GP  32
17 Anderson Sforcini Palestra Team  30
18 Marcelo Shiraishi GD-V Racing Team 28
19 Cassio Campos Team CTR  26
20 Cesar Augusto Leite  24
21 Edson Brito Gallop  22
22 Eduardo Romanini Speed9  20
23 Alessandro Zinetti Johnnie Walked 18
24 Rubens Lima Johnnie Walked 16
25 Luciano Santana Speed9  14
26 Enzo Yonamine GD-V Racing Team 0
Pos Equipe Ptos
1 F&T Compettions 128
2 KART ÁS  110
3 TAKT 102
4 CR Racing Team 90
5 Street Racers 88
6 Brawnlio GP 84
7 Palestra Team 74
8 Team CTR 68
9 Gallop 60
9 Leite 60
11 Speed9 34
11 Johnnie Walked 34
13 GD-V Racing Team 28

 

 Quem somos 

A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 1 da temporada anterior: Irmão Rocha. Quem são e o que pensam os pilotos Miguel Castro e Érico Mosca? 

 

A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

Erico: Perdi as contas....é a mesma idade do Pangaré

Miguel: Desde 2000.

 

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

Erico: Entrei no Pangaré na última corrida da primeira temporada. E foi minha primeira corrida de kart. E o melhor, cheguei em penúltimo pois o último teve que fazer um pit stop emergencial pra vomitar. Kkkkk

Miguel: Acho que desde 2002, entrei na 7ª temporada, cheguei em 4 na minha primeira corrida, corria em parceria com o Nelson Sarpi na equipe Narrows.

 

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

Erico: Na época a equipe era eu e um amigo do trabalho. Pegamos o nome de uma das equipes do desenho Corrida Maluca, onde tinham dois homens das cavernas que iam batendo seus tacapes no carro pra fazer ele andar.

Miguel: Vide resposta do Érico que é o chefe da equipe.

 

4- como vocês se tornaram Pangarés?

Erico: O chefe (Luiz Tristão) mandou.

Miguel: Eu não me tornei um Pangaré, eu já nasci assim!!! kkkkk

 

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

Erico: Antigamente eu ganhava alguns campeonatos, hoje dependo do meu parceiro pra me carregar.

Miguel: Já fui Campeão por equipes algumas vezes com meu antigo parceiro o Marcelo Franção, e também agora com o Érico fomos campeões.

Como piloto, já cheguei como o piloto de maior pontuação no campeonato uma ou duas vezes.

 

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Erico: Sempre procuro entrar em uma competição pra vencer, mas fico bem feliz me mantendo no grupo 1.

Miguel: Como bem disse meu parceiro, o objetivo é ser campeão, mas a permanência no grupo 1 já me deixa feliz.

 

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Erico: Sim. Meu parceiro, vide as últimas 3 temporadas. Ainda bem que sou o dono da equipe.....kkkk

Miguel: Não entendo que haja um primeiro e um segundo piloto, trabalhamos para que a equipe saia vencedora, tenho estado mais bem pontuado nas ultimas temporadas, mas o Érico tem totais condições de se sair melhor que eu, talvez o que falte a ele nesse momento, é um pouco mais de treino.

 

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

Erico: Não conheço os outros campeonatos, mas se tem algo que acho excelente é o clima entre os participantes. Não conheço todos os pangarés mas os poucos que conheço são muito bacanas.

Miguel: Principalmente o modelo de competição que privilegia a disputa entre equipes.

 

B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

Erico: No próprio Pangaré, meu parceiro era de outra equipe.

Miguel: No Pangaré mesmo, corríamos em equipes diferentes um do outro.

 

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

Erico: Butantã – SP

Miguel: Vila Cristiane - SBC

 

3- em que empresa vocês trabalham?

Erico: Oportuna Consultoria e Informática.

Miguel: Aon Affinity do Brasil

 

4- qual sua formação acadêmica?

Erico: Processamento de Dados pelo Mackenzie.

Miguel: Bacharel em Matemática pela Fundação Santo André.

 

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Erico: Essa é muito difícil, ainda bem que já sou um kartista e não preciso me preocupar com isso.

Miguel: Kart. kkkkkk

 

6- as suas famílias vêm torcer?

Erico: Minha esposa vinha, depois de alguns anos ela desistiu. Não sei por que?!?!?!?!

Miguel: Vinham mais no início, hoje aparecem raramente.

 

7- algum comentário adicional?

Erico: O Pangaré começou dentro de um escritório onde havia alguns “loucos” por kart (uns 4 ou 5). Após as corridas perdíamos a manhã inteira falando sobre as ultrapassagens, os vacilos, tirações de sarro etc. Hoje estamos com uns 130 “loucos” e participar disso desde o começo é muito bom. Espero poder continuar assim por mais uns bons anos.

Miguel: É bom constatar o kart amador ao invés de esfriar, esquenta ano a ano, inclusive no ano de 2009 tivemos campeonato brasileiro da categoria homologado pela CBA, ou seja, teremos com certeza, muitos anos de diversão pela frente. 

 

Texto por Jens Holderer

 

 

 

TURMA DO AMENDOIM

Edição 17

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

Feliz 2010, com muita velocidade e muito Pangaré na pista.

Os dois meses de férias, como de costume, demoraram a passar, mas felizmente o Pangaré já começou de novo.

As regras são as mesmas. Já o novo sistema de grupos deixou ao mesmo tempo mais fácil e mais difícil subir ao grupo principal. Mais fácil, porque agora um estreante no grupo 3 precisa subir apenas 2 vezes de grupo para chegar à elite, enquanto no passado esse número já foi de até 4 subidas de grupo. E também ficou mais difícil, pois agora ao invés de 13 equipes em cada grupo buscando 3 vagas, um total de 26 equipes por grupo busca 4 vagas de acesso ao grupo superior (ou 2 vagas para cada sub-grupo de 13, como queiram).

Mas regras à parte, o que é bom mesmo é curtir aquela emoção de início de rodada: para os mais experientes, poder começar de novo do zero e tentar repetir aquele bom resultado do ano passado ou fazer melhor do que na rodada anterior.

Já para os novatos, fica aquela expectativa de começar com o pé direito, conferir o quanto os Pangarés são realmente “pangarés” na pista ou não.

Claro que alguns já começam muito bem, enquanto outros ainda vão ter que remar bastante.

Aliás, alguns dos novatos ainda não sabem, mas já tiveram a oportunidade de conhecer os famosos mecânicos argentinos, que há mais de 10 anos preparam alguns dos karts de maneira toda especial a cada corrida, sem exceções. Os felizardos Pangarés que sorteiam esses karts podem fazer suas corridas com bastante calma e paciência, b-e-m  d-e-v-a-g-a-r, ou, como muitos dizem, apenas assistindo a corrida de dentro da pista.

Mas o importante é cada um lembrar que o Pangaré é uma oportunidade de se divertir, sair da rotina estressante, fazer amigos e, quem sabe, até correr bem de vez em quando.

Bem vindos ao Pangaré 22.

 

Texto por Denis Nascimento

 

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato

 

Calendário do vigésimo - segundo campeonato Pangaré

Data

Local

Grupos / Horários

1

2

2

3

3

30/01/10

Granja Viana

15:00

15:30

16:00

16:30

17:00

27/02/10

Granja Viana

15:30

16:00

16:30

17:00

17:30

20/03/10

Pit Stop

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

17/04/10

Speed Hunters

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

15/05/10

Planet Kart

14:00 / 15:00

14:30 / 16:00

15:30 / 17:00

16:30 / 18:00

17:30 / 18:30

12/06/10

Granja Viana

15:00

15:30

16:00

16:30

17:00