22º Pangaré – 1ª etapa – Granja Viana – 30.01.2010
E tudo começa outra vez...
Alguns dizem “ano novo, vida nova”. Nós kartistas dizemos “ano novo, campeonato novo”. É assim no Pangaré, e é assim em outros clubes de Kart. Antes da primeira corrida há o empate múltiplo, envolvendo todos os pilotos e todas as equipes. Também nos critérios de desempate, onde geralmente contam vitórias, melhores voltas, pódios; tudo está empatado. Só quando chegamos aos últimos critérios de desempate, como peso ou sorteio é que teríamos definições e classificações. Mas vamos deixar isto para o final da temporada, se tivermos equipes ou pilotos empatados. Para o Pangaré este início de ano foi / está sendo especial. Houve a inclusão de mais um grupo, agora estamos com cinco grupos de 26 pilotos cada, totalizando 130 pilotos. Isto é exatamente dez vezes a quantidade e pilotos de onze anos atrás. Na época eram apenas 13, logo aumentado para 14. Um pouco depois aumentou para 28, depois para 42. Mais um pouco e chegamos a 70 pilotos. No próximo passo fomos a 88, e depois a 104. E agora 130. Alteramos um pouco a composição dos grupos, com a criação de grupos paralelos (azul e vermelho). Tudo isto está devidamente descrito no regulamento, cujo link está logo aí ao lado.
Para o mês mais chuvoso dos últimos anos, com 27 dias de chuva em São Paulo, demos sorte e corremos num dos quatro dias em que não choveu. Os Karts, sempre tão equilibrados entre si, desta vez apresentaram diferenças acima do normal. E o diretor de prova teve que frear o ímpeto dos pilotos mais afoitos, punindo-os com bandeiras de advertência, stop & go e até desclassificação. É claro que cada um dos “bandeirados” se julga injustiçado, mas certamente há espaço para melhorarmos.
Grupo 1
Vamos dar as boas vindas aos novos integrantes do Grupo 1: Celso Ovalle, Osmar Feitas, Sérgio Vitor e Fabio Parra. E bom retorno a Alexandre Pessutti e Mauricio de Lima.
André Tristão e Renato Citrini fizeram os dois melhores tempos no treino classificatório e estavam tão mais rápidos, que os outros só os viram de binóculo. Mas eles se viram bem de perto durante a corrida inteira. A diferença jamais passou de um segundo e foi assim que eles chegaram ao final, separados por apenas 0,3 segundo. Felipe Cobrado completou o pódio, seguido de perto por Alexandre Pessutti.
Ainda é cedo para fazer prognósticos de como vai terminar o
campeonato, mas no momento Tristão, Rocha e GeroFick estão na frente. Desta vez
quatro equipes serão rebaixadas; após esta primeira corrida seriam
Des-Kart-áveis, Equipilantras, Saudade de Casa e Schnecke.
Por enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Renato Citrini.
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Grupo 2
Azul
Agora há dois Grupos 2, o azul e o vermelho. Eles são formados pelos antigos
Grupos 2 e 3, distribuídos de forma a gerar dois grupos equivalentes. Os novatos
do grupo 2 azul são Walter Torres e Ricardo Torres, vindos do grupo 1, Lucinei
Oliveira, Ítalo Gusmão, Valdemar Junior e Miro Teixeira, vindos do antigo Grupo
4; e Rogério Maciel, novo parceiro de Fabio Ferreira.
Alcino Bandeira está mesmo com muita vontade. Após ganhar a última corrida da
temporada passada, agora fez a pole da primeira corrida da nova temporada.
Infelizmente na corrida teve gente mais rápida, mas o quarto lugar certamente
não foi ruim. Quem acabou fazendo a melhor volta foi Iure Gomes, mas não
conseguiu passar de uma quinta colocação. Então quem chegou na frente? Foram
três pilotos que mostraram muita regularidade: Marcelo Yassuo, Fabio Ferreira e
Diogo Fukamachi.
Deste grupo apenas duas equipes sobem ao Grupo 1. No momento seriam ChubbCubbs e
Doganos. E três equipes serão rebaixadas. Se o campeonato terminasse agora,
estas equipes seriam RW, Octane e Petta.
E o troféu Acelera Parceiro no momento iria para Fabio Ferreira ou Alcino Bandeira, empatados.
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Grupo 2
Vermelho
Damos as boas vindas a Fernando Jorge, Rodrigo Mange, Ednei Sarri e Danilo
Camarinha, vindos do grupo 1, e Hélio Bassi e Guilherme Bassi, vindos do antigo
grupo 4.
A exemplo do grupo 1, os dois primeiros no treino classificatório disputaram uma
corrida separada, abrindo um enorme vantagem para os demais, mas brigando
fortemente entre si. E fizeram as duas melhores voltas da corrida. Os pilotos
foram Danilo Camarinha e Rodrigo Mange. Para completar o pódio, um Pangaré bem
veterano, Nelson Sarpi, mostrando que continua sabendo pilotar.
Assim como no Grupo 2 Azul, também do Grupo 2 Vermelho as duas melhores equipes
subirão ao grupo 1. No momento estas equipes seriam Muchachos e Fast Friends. E
as três piores cairão aos grupos 3. Por enquanto este mico está com as equipes
Bassi, Qwerty e Despinguelados.
O troféu Acelera Parceiro ficaria com Bruno Luchetti.
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Grupo 3
Azul
Aqui as boas vindas especiais são para Simone Tenan, de volta ao Pangaré,
mostrando o talento e o jeito feminino de pilotar. Como novos Pangarés temos:
João Sanches, Rafael Lee, Mario Gusukama, Fabio Oliveira, Mauricio Copiano,
Wellington Costa, Fernando Manão, Rafael Boccato, Alexandre Benedetto,
Alessandro Bernardo, André Zanetti, José Carlos Taroco, Guilherme Taroco e
Rafael Mendes.
Apesar de tantos novatos, a corrida esteve na mão de veteranos. As primeiras
quatro posições de largada ficaram com Raphael Lozano, Gabriel Roman, Caio Pinho
e Anderson Paes. O pódio inteiro também foi veterano com Raphael Lozano, João
Ohanes e Gabriel Roman. E também a melhor volta da corrida, com João Ohanes.
As três melhores equipes serão promovidas. No momento são Pocotó, Unipneus e Sua
Mãe.
O troféu Acelera Parceiro ficaria com Raphael Lozano.
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Grupo 3
Vermelho
Também aqui a lista das boas vindas é extensa: Bruno Navas, Eduardo Pinheiro,
Cassio Campos, Sergio Guaraldo, Marcelo Ramaciotti, Ricardo Charbel, Octavio
Augusto, Cesar Augusto, Leonardo Daltrino, Fernando Sinezio, Carlos Tejeda,
Francesco Chimenti, Luciano Santana, Eduardo Romanini, Anderson Sforcini,
Marcelo Komatsu, Alessandro Zinetti e Rubens Lima. Sejam bem-vindos.
Ao contrário do Grupo 3 Azul, aqui veteranos e novatos brigaram de igual para
igual. Entre os seis primeiros do grid de laragda havia três veteranos e três
novatos: Luis Pimentel, Ricardo Charbel, Leonardo Ramos, Francesco Chimenti,
Vicente Akamine e Carlos Tejeda. Também entre os seis primeiros a cruzarem a
linha de chegada havia três veteranos e três novatos: Francesco Chimenti, Luis
Pimentel, Arthur Bastianon, Leonardo Ramos, Carlos Tejeda e Fernando Sinezio.
Nem das melhores voltas veio o desempate; dos seis melhores, três de cada,
novamente: Leonardo Ramos, Francesco Chimenti, Arthur Bastianon, Luis Pimentel,
Ricardo Charbel e Carlos Tejeda.
O desempate é dado pelas equipes que seriam promovidas, se o campeonato
terminasse hoje: F&T (novata), Kart Ás (veterana) e Takt (veterana).
Arthur Bastianon receberia o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje.
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Quem
somos
A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 1 da temporada anterior:
Irmão Rocha. Quem são e o que pensam os pilotos Miguel Castro e Érico Mosca?
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
Erico: Perdi as contas....é a mesma idade do Pangaré
Miguel: Desde 2000.
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
Erico: Entrei no Pangaré na última corrida da primeira temporada. E foi
minha primeira corrida de kart. E o melhor, cheguei em penúltimo pois o último
teve que fazer um pit stop emergencial pra vomitar. Kkkkk
Miguel: Acho que desde 2002, entrei na 7ª temporada, cheguei em 4 na minha
primeira corrida, corria em parceria com o Nelson Sarpi na equipe Narrows.
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Erico: Na época a equipe era eu e um amigo do trabalho. Pegamos o nome de
uma das equipes do desenho Corrida Maluca, onde tinham dois homens das cavernas
que iam batendo seus tacapes no carro pra fazer ele andar.
Miguel: Vide resposta do Érico que é o chefe da equipe.
4- como vocês se tornaram Pangarés?
Erico: O chefe (Luiz Tristão) mandou.
Miguel: Eu não me tornei um Pangaré, eu já nasci assim!!! kkkkk
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
Erico: Antigamente eu ganhava alguns campeonatos, hoje dependo do meu
parceiro pra me carregar.
Miguel: Já fui Campeão por equipes algumas vezes com meu antigo parceiro o
Marcelo Franção, e também agora com o Érico fomos campeões.
Como piloto, já cheguei como o piloto de maior pontuação no campeonato uma ou
duas vezes.
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Erico: Sempre procuro entrar em uma competição pra vencer, mas fico bem
feliz me mantendo no grupo 1.
Miguel: Como bem disse meu parceiro, o objetivo é ser campeão, mas a permanência
no grupo 1 já me deixa feliz.
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
Erico: Sim. Meu parceiro, vide as últimas 3 temporadas. Ainda bem que sou
o dono da equipe.....kkkk
Miguel: Não entendo que haja um primeiro e um segundo piloto, trabalhamos para
que a equipe saia vencedora, tenho estado mais bem pontuado nas ultimas
temporadas, mas o Érico tem totais condições de se sair melhor que eu, talvez o
que falte a ele nesse momento, é um pouco mais de treino.
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
Erico: Não conheço os outros campeonatos, mas se tem algo que acho
excelente é o clima entre os participantes. Não conheço todos os pangarés mas os
poucos que conheço são muito bacanas.
Miguel: Principalmente o modelo de competição que privilegia a disputa entre
equipes.
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
Erico: No próprio Pangaré, meu parceiro era de outra equipe.
Miguel: No Pangaré mesmo, corríamos em equipes diferentes um do outro.
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
Erico: Butantã – SP
Miguel: Vila Cristiane - SBC
3- em que empresa vocês trabalham?
Erico: Oportuna Consultoria e Informática.
Miguel: Aon Affinity do Brasil
4- qual sua formação acadêmica?
Erico: Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Miguel: Bacharel em Matemática pela Fundação Santo André.
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Erico: Essa é muito difícil, ainda bem que já sou um kartista e não
preciso me preocupar com isso.
Miguel: Kart. kkkkkk
6- as suas famílias vêm torcer?
Erico: Minha esposa vinha, depois de alguns anos ela desistiu. Não sei
por que?!?!?!?!
Miguel: Vinham mais no início, hoje aparecem raramente.
7- algum comentário adicional?
Erico: O Pangaré começou dentro de um escritório onde havia alguns
“loucos” por kart (uns 4 ou 5). Após as corridas perdíamos a manhã inteira
falando sobre as ultrapassagens, os vacilos, tirações de sarro etc. Hoje estamos
com uns 130 “loucos” e participar disso desde o começo é muito bom. Espero poder
continuar assim por mais uns bons anos.
Miguel: É bom constatar o kart amador ao invés de esfriar, esquenta ano a ano, inclusive no ano de 2009 tivemos campeonato brasileiro da categoria homologado pela CBA, ou seja, teremos com certeza, muitos anos de diversão pela frente.
Texto por Jens Holderer
TURMA DO AMENDOIM
Edição 17
Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol,
só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?
No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os
demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas
e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando
de alguma coisa engraçada.
Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada
prova do Pangaré.
Feliz 2010,
com muita velocidade e muito Pangaré na pista.
Os dois meses
de férias, como de costume, demoraram a passar, mas felizmente o Pangaré já
começou de novo.
As regras são
as mesmas. Já o novo sistema de grupos deixou ao mesmo tempo mais fácil e mais
difícil subir ao grupo principal. Mais fácil, porque agora um estreante no grupo
3 precisa subir apenas 2 vezes de grupo para chegar à elite, enquanto no passado
esse número já foi de até 4 subidas de grupo. E também ficou mais difícil, pois
agora ao invés de 13 equipes em cada grupo buscando 3 vagas, um total de 26
equipes por grupo busca 4 vagas de acesso ao grupo superior (ou 2 vagas para
cada sub-grupo de 13, como queiram).
Mas regras à
parte, o que é bom mesmo é curtir aquela emoção de início de rodada: para os
mais experientes, poder começar de novo do zero e tentar repetir aquele bom
resultado do ano passado ou fazer melhor do que na rodada anterior.
Já para os
novatos, fica aquela expectativa de começar com o pé direito, conferir o quanto
os Pangarés são realmente “pangarés” na pista ou não.
Claro que
alguns já começam muito bem, enquanto outros ainda vão ter que remar bastante.
Aliás, alguns
dos novatos ainda não sabem, mas já tiveram a oportunidade de conhecer os
famosos mecânicos argentinos, que há
mais de 10 anos preparam alguns dos karts de maneira toda especial a cada
corrida, sem exceções. Os felizardos Pangarés que sorteiam esses karts podem
fazer suas corridas com bastante calma e paciência, b-e-m
d-e-v-a-g-a-r, ou, como muitos dizem, apenas assistindo a corrida de
dentro da pista.
Mas o
importante é cada um lembrar que o Pangaré é uma oportunidade de se divertir,
sair da rotina estressante, fazer amigos e, quem sabe, até correr bem de vez em
quando.
Bem vindos ao
Pangaré 22.
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo - segundo campeonato Pangaré
Data |
Local |
Grupos / Horários |
||||
1 |
2 |
2 |
3 |
3 |
||
30/01/10 |
Granja |
15:00 |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
27/02/10 |
Granja |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
20/03/10 |
Pit Stop |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
17/04/10 |
Speed |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
15/05/10 |
Planet |
14:00 / 15:00 |
14:30 / 16:00 |
15:30 / 17:00 |
16:30 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
12/06/10 |
Granja |
15:00 |
15:30 |
16:00 |
16:30 |
17:00 |