20º Pangaré – 5ª etapa – ABC Kart – 30.05.2009
O Mistério
do Kart nº 7 na pista que acaba com os Karts e com os Pilotos
Quem já correu na pista do ABC Kart sabe que as ondulações ao longo de todo
o traçado provocam bolhas nas mãos e hematomas nas costas dos pilotos e
desgaste acelerado nos Karts. E neste fim de semana não foi diferente. Os
pilotos exibiam, orgulhosos, as palmas de suas mãos com bolhas feitas e
estouradas. Pouco adianta proteger-se com luvas e esparadrapos. Mas tudo
bem, daqui a uns dez dias isto é passado e a vida segue normalmente. Quanto
aos Karts, estes sofrem na pista e não são “auto-consertantes”; se os
mecânicos não ajudam colocando peças novas, como pneus, lonas de freios,
entre outros, o coitado do Kart definha. Felizmente havia pneus para reporem
aqueles que iam furando ao longo do dia. Mas estes infelizmente também não
estavam muito melhores.
No sorteio dos Karts, nós pilotos sempre ficamos felizes quando pegamos um
Kart bom, que já mostrou estar acima da média naquele dia. Ou então quando
na pista conseguimos nos entender bem com o Kart. Bem, neste fim de semana o
Kart 7 estava bem ajustado, rápido e de bem com todos que o pilotaram. Mas
esta lua de mel, que só precisa durar 30 minutos, (dez de treino e vinte de
corrida) acabava aos 25 minutos. Ou seja, o piloto estava bem posicionado na
corrida e o Kart, simplesmente apagava a algumas voltas da bandeirada final.
Os mecânicos analisavam o Kart e - surpresa - nada de errado achavam. Ele
ligava normalmente, estava bem disposto e pronto para pregar a mesma peça na
próxima vítima. Isto aconteceu em quatro ocasiões nas seis primeiras
corridas, nas duas restantes banimos este vilão do sorteio. Até agora
ninguém sabe o porquê do mau humor do Kart 7...
Grupo 1
Na corrida “A”, Walter Torres largou na segunda posição e incomodou o pole
Maurício Lima desde o início. Após algumas voltas conseguiu a ultrapassagem
e não deu chance aos demais, fazendo voltas cada vez mais rápidas. Alexandre
Almeida veio lá de trás, passou vários adversários e chegou em terceiro,
atrás de Maurício Lima. Antonio Plá, apesar da costela inflamada obrigá-lo a
correr com uma proteção extra, resolveu brincar. Primeiro deixou todo mundo
passar e fez parecer que ia abandonar. Mas depois resolveu acelerar, passou
um, dois, oito adversários e chegou em quinto.
Nesta corrida o Kart nº 7 fez a primeira vítima: Felipe Conrado, a duas
voltas do final.
A corrida “B” foi marcada por três pilotos com performances excepcionais.
André Tristão, que largou em quarto, venceu a corrida e tirou a equipe da
incômoda 11ª posição. Ricardo Torres, que largou em sétimo, brigou muito com
André, mas teve que se contentar com o segundo lugar. E Ricardo Hanks, que
veio da nona posição no grid para completar o pódio.
Nesta corrida o Kart nº 7 fez a segunda vítima: Alexandre Pessutti, também a
duas voltas do final.
Com este resultado, entre as equipes, RW voltou para a ponta e Saudade de
Casa assumiu o terceiro lugar.
E quem passou a figurar entre os candidatos a ir para o grupo 2 é a Fauwebe,
ao lado de Sorocaba Motors e ChubbChubbs.
Mas nada está definido: o 8º colocado tem apenas 8 pontos a mais do que o
11º.
E se o campeonato terminasse hoje, André Campos (1º entre os pilotos)
levaria o troféu Acelera Parceiro. Então Simone Tenan (26º entre os
pilotos), acelera !
Grupo 2
A briga acirrada pela liderança entre as equipes Laranja Mecânica e Citrini
Racing continua. Faltando uma corrida (Granja Viana - 27.06) apenas 2 pontos
os separam. Não percam mais este emocionante capítulo da história do
Pangaré.
Na corrida “A”, Marcio Soranz liderou boa parte da corrida. Na verdade ele
liderou até a última curva da última volta, quando foi surpreendido por
Celso Ovalle, atrevido como sempre. Eduard Schardijn, na condição de
espectador privilegiado desta ultrapassagem, completou o pódio. Detalhe da
corrida: Márcio estava no Kart nº 7, e não quebrou.
Já na corrida “B”, Danilo Camarinha venceu com larga vantagem. Márcio Puccio
herdou a segunda posição do Kart nº 7 e não foi incomodado pelo trio que
vinha atrás e brigando entre si. Em determinado momento Sylas Lopes chegou a
ultrapassar Jens Holderer, mas devolveu a posição, ao ver a bandeira azul
(que não estava sendo mostrada a ele...). Melhor para Jens, que chegou em
terceiro.
Nesta corrida o Kart nº 7 fez a terceira vítima: Eduardo Tenan, a umas oito
voltas do final.
Laranja Mecânica e Citrini não estão matematicamente classificadas para
subir ao Grupo 1, mas dificilmente serão ultrapassadas pelos outros.
Muchachos deu mais um passo rumo ao Grupo 1, mas Equipilantras está na
briga.
Ainda há tempo para Sentopé ia e The Fastest se salvarem do rebaixamento,
mas no momento são eles que estão na zona da degola, junto com Octane.
Celso Ovalle (1º entre os pilotos) seria o piloto a levar o troféu Acelera
Parceiro para casa, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Osmar Freitas
(20º entre os pilotos), acelera !
Grupo 3
Na corrida “A”, Bruno Luchetti e Aaron Carmona fizeram bonito, tendo partido
das últimas posições, e chegando em primeiro e segundo. Detalhe: Aaron
estava no Kart nº 7, e não quebrou. Winston Iwauchi completou o pódio
e ajudou sua equipe Despinguelados a sair da incômoda 13ª posição.
Já a corrida “B” brindou o público com uma soberba vitória de André Souza.
Logo após a largada, ele assumiu a ponta, não tomou conhecimento dos
adversários e fez a melhor volta da prova. Já os outros dois pilotos a
subirem no pódio tiveram mais trabalho. Largaram em antepenúltimo e
penúltimo, respectivamente. Fábio Ferreira e Roberto Correia fizeram
corridas de recuperação com belas ultrapassagens. De quebra, ajudaram suas
equipes a melhorarem as posições no campeonato.
Na classificação, Vigaristas ultrapassou Nunes e assumiu a primeira posição.
Se antes Despinguelados estava em 13º e a 37 pontos do 10º colocado, agora
ocupa a 11ª posição e está a apenas 3 pontinhos de se salvar do
rebaixamento. Com a falta coletiva, Bassi se afundou mais e tem poucas
chances de escapar do Grupo 4.
Rogério Migani (5º entre os pilotos) está com uma mão no troféu Acelera
Parceiro. Alcino Bandeira (24º entre os pilotos), faça alguma coisa !
Grupo 4
É difícil dizer se na corrida “A” algum dos participantes não liderou
por pelo menos uma volta. Houve uma alternância dos líderes nunca vista. No
fim, deu Leonardo Prjevussky, seguido por Tiago Cidre e Lucinei Oliveira. Na
última volta ainda houve uma confusão entre os quarto, quinto e sexto
colocados. Achando que a corrida acabara, eles tiraram o pé na última volta.
Com isto, quando finalmente cruzaram a linha de chegada, as posições estavam
invertidas.
Nesta corrida o Kart nº 7 fez a quarta vítima: Breno Vidal, a cinco voltas
do final.
Se na corrida “B” anterior, Ítalo Gusmão estava sorridente com o terceiro
lugar, agora ele deve estar radiante. Largou em penúltimo, errou na primeira
volta, caiu para último meia volta atrás do penúltimo e começou a
recuperação. Fez a maior parte das voltas perto de dois segundos mais rápido
do que os outros e passou todos eles. Não contente, abriu meia volta de
vantagem em relação ao segundo colocado. Assim os outros pilotos foram
apenas coadjuvantes. Marcel Karasawa chegou em segundo e Giovanni Bernardo
completou o pódio.
EMD está assegurada entre o três que subirão ao Grupo 3 e Qwerty tem
excelentes chances. A terceira vaga será decidida na prova final. Estão no
páreo: Cariocas, Cabrera, Street Racers e Velozes & Furiosos. Os demais têm
chances matemáticas, mas precisariam de uma complicada combinação de
resultados.
Se o campeonato terminasse hoje, o troféu Acelera Parceiro seria de Lucinei
Oliveira (4º entre os pilotos). Então, Ítalo Gusmão (21º colocado), continua
acelerando ! Aqui há um detalhe a ser lembrado. Lucinei foi abandonado pelo
antigo parceiro e Ítalo só entrou na terceira corrida.
Quem somos
A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 3 da última temporada:
Equipilantras. Leiam na entrevista o que significa este nome e quem são seus
pilotos, Celso Ovalle e Osmar Freitas.
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
Celso: Minha primeira prova foi em 98, depois disso
andei esporadicamente. Passou a se tornar sério após a entrada no Pangaré.
Osmar: Minha primeira vez… (rsrsrs) foi em 96, numa
pista indoor atrás do Cabeça Branca em Santo André, de lá pra cá, só de vez
em quando com os amigos.
Passou a se tornar sério após a entrada no Pangaré.
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
Celso/Osmar: Essa é nossa quarta temporada.
Estreamos na segunda prova da temporada do 17º Campeonato Pangaré.
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Celso: Essa, o Osmar, idealizador do nome pode
explicar melhor. Mas creio que o nome é auto-explicativo (hehehehe).
Osmar: Equi¶lantras
= Equipe de Pilantras, com uma pitada de ciências exatas…
4- como vocês se tornaram Pangarés?
Celso: Certo dia em meados de 2007, o Osmar me
disse que um grupo de colegas da VW estava andando em um campeonato. Me
perguntou se eu não toparia formar dupla com ele. Topei e estamos
participando desde então.
Osmar: Se eu disser pra pular num poço ele vai ?! (rs)
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
Celso/Osmar: Campeão do 19º campeonato grupo 3.
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Celso/Osmar: Está complicado. Estamos em quarto, 55
pontos atrás dos Muchachos, faltando apenas uma prova (Granja Viana). Osmar
teve um compromisso na etapa do Speed Hunter e não pôde comparecer, como
consequência largou em último na etapa do ABC Kart. Estes pontos vão fazer
falta. Outro complicador é que Celso vai ter que largar em último na Granja
Viana, já que ganhou a etapa do ABC Kart. Queríamos muito subir ao grupo 1,
mas acho que vamos ter que dar um sumiço nos pilotos da equipe Muchachos na
última prova para conseguirmos (hehehehe).
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
Celso: Em uma equipe, o primeiro piloto recebe o
melhor equipamento. Como os karts são sorteados, acho que não temos primeiro
piloto ... (resposta Leão da Montanha – saída pela direita).
Osmar: O Celso treina mais e está andando melhor… é
simples assim…
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
Celso: Adoro o sistema de inversão de grid ... o
clima de amizade também é ótimo. Como existem vários pilotos da VW, passei a
ter amizade com pessoas de áreas totalmente distintas da minha.
Osmar: Sinto-me em casa correndo com alguns
conhecidos, o que também possibilita umas piadas sem medo de alguém ficar de
cara feia.
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
Celso/Osmar: Nos conhecemos no trabalho.
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
Celso: Moro em SBC, no bairro de Rudge Ramos.
Osmar: Em Santo André, na Vila Pires.
3- em que empresa vocês trabalham?
Celso/Osmar: Ambos trabalhamos na VW, planta da
Anchieta.
4- qual sua formação acadêmica?
Celso: Engenheiro Mecânico.
Osmar: Engenheiro Mecânico.
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Celso/Osmar: Frustrados (rssss)
6- as suas famílias vêm torcer?
Celso: Às vezes meu filho Guilherme me acompanha,
como na etapa do ABC Kart.
Osmar: Família ?!
Boa idéia, vou chamar meu pai pra ir dar uma olhada… (rs)
7- algum comentário adicional?
Celso: No trigésimo Pangaré vencerá meu contrato
com a Equipilantras. Estarei de companheiro de equipe novo. O Guilherme hoje
com 8 anos, fará dupla comigo. Só não avisei o Osmar.
Osmar: Nessa temporada vou colaborar para o Celso
ganhar o acelera parceiro.
Na outra a gente conversa.
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo campeonato Pangaré
Data |
Dia |
Pista |
Grupo 1 |
Grupo 2 |
Grupo 3 |
Grupo 4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
07/02/2009 |
Sab |
Granja Viana |
16:00 |
16:30 |
17:00 |
17:30 |
|
15/03/2009 |
Dom |
Granja Viana |
13:00 |
13:30 |
12:00 e
14:00 |
12:30 e
14:30 |
|
04/04/2009 |
Sab |
Speed Hunters |
15:00 / 16:00 |
15:30 / 16:30 |
17:00 / 18:00 |
17:30 / 18:30 |
|
30/05/2009 |
Sab |
ABC Kart |
16:00 / 17:00 |
16:30 / 17:30 |
18:00 / 19:00 |
18:30 / 19:30 |
|
28/06/2009 |
Dom |
Granja Viana |
13:00 |
13:30 |
14:00 |
14:30 |
|
|
|||||||
04/07/2009 |
Sab |
GP dos Campeões |
19:30 |