21º Pangaré – 1ª etapa – Pit Stop – 25.07.2009 

E tudo começa outra vez 

Temporada nova, esperança renovada. Antes de cada início fazemos nossos planos para fazermos uma temporada convincente. Alguns almejam vitórias e o campeonato. Outros planejam se manter no grupo  não serem rebaixados. Mas uma coisa é certa: todos nós temos planos para esta nova temporada Pangaré.

E nesta 21ª temporada temos novidades no regulamento. Uma é que voltamos a ter o descarte, mas desta vez apenas um único resultado será descartado. Isto vale para a equipe, não para cada piloto. A outra novidade diz respeito à bandeira de advertência. Quem for punido por alguma atitude que a direção de prova julgar antidesportiva (receber a bandeira de advertência) sofrerá uma redução em sua pontuação na corrida. A perda se refere à pontuação equivalente a duas posições. Os dois pilotos classificados imediatamente a seguir não “herdam” a posição nem a pontuação.

Se na corrida do ABC Kart Giulliano Decicino guiou com uma mão só, por estar com a outra enfaixada, agora foi a vez de Sylas Lopes repetir este gesto. Mas uma situação inusitada fez outro piloto, Bruno Luchetti, pilotar com uma mão no volante e outra no acelerador. No meio da corrida o cabo do acelerador quebrou enquanto Bruno estava em primeiro lugar. Como não haveria tempo para conserto na pista, ele passou a acelerar o Kart com a mão na haste do acelerador próximo ao carburador. E não só completou a prova em primeiro lugar, como também era o mais rápido da pista. Parabéns, Bruno. 

 

Grupo 1

A corrida “A” foi a primeira do dia e, além do espetáculo dela própria, serviu para formar um trilho seco aproveitado pelas próximas três baterias. Como chovera pela manhã, a pista estava bem molhada, mas não choveu durante esta bateria. Assim, durante a corrida os tempos foram melhorando volta a volta, à medida que a pista ia secando. No fim, Alexandre Lacava venceu, seguido por Danilo Camarinha que durante a corrida chegou a liderar e exerceu fortíssima pressão em Lacava. Em terceiro, André Tristão, apenas meio segundo à frente de Tony Plá.

A corrida “B” foi realizada com pista já seca. Roberto Citrini, apesar de ser estreante no grupo, não se intimidou e venceu com categoria. Érico Mosca, Ricardo Hanks e Ednei Sarri tentaram, mas não conseguiram chegar em Citrini, e tiveram que se contentar com as próximas posições, nesta seqüência.

Confira a situação do campeonato.

Pilotos
Pos Piloto Pontos
1 Alexandre Lacava 70
1 Roberto Citrini 70
3 Erico Mosca 58
3 Danilo Camarinha 58
5 Ricardo Hanks 53
5 André Tristão 53
7 Antonio Plá 49
7 Ednei Sarri 49
9 Felipe Conrado  45
9 Luiz Tristão 45
11 Alexandre Almeida 41
11 Edson Soares 41
13 Ricardo Torres 37
13 Renato Citrini 37
15 Rodrigo Mange 33
15 Jens Holderer 33
17 Miguel Castro 29
17 Fernando Jorge 29
19 Fabiano Costa 25
19 Giulliano Decicino 25
21 Walter Torres 21
21 Humberto Focesi 21
23 Alberto Costoya 17
23 Klaus Fickert  17
25 Tony Vitor 13
26 Eduard Schardijn 0
Equipes
Pos Equipe Pontos
1 Citrini Racing Team 107
1 Muchachos 107
3 Tristão Racing 98
4 Schnecke 90
5 Irmãos Rocha 87
6 Horse Car 83
7 Saudade de Casa 70
8 Fauwebe 62
8 GeroFick 62
8 Fast Friends 62
11 RW Racing 58
12 Des-kart-áveis 50
13 Laranja  Mecânica 33

Grupo 2

Na corrida “A” não choveu. Após 33 voltas menos de dois segundos de meio separavam os quatro primeiros colocados. Depois de muita briga, Celso Ovalle venceu, com Carlos Ferreira, Maurício de Lima e Sérgio Vítor no seu encalço.

Já a corrida “B” começou no seco e a garoa que começou a cair um pouco antes do meio da corrida se transformou em chuva leve no final. Thiago Moura quer voltar rapidinho ao grupo 1 e mostrou o que sabe. Quase deu uma volta no segundo colocado, ninguém menos que Alexandre Pessutti, também recém-rebaixado e com vontade de voltar ao grupo de elite. Um pouco atrás, um estreante que chegou ao Pit Stop como sendo do grupo 3 e abandonado pelo parceiro de equipe, rapidamente acolhido pelo também abandonado Carlos Ferreira, para formar a nova dupla. Iure Gomes terminou a corrida em terceiro e grantiu um pódio logo na estréia no grupo 2.

Pilotos
Pos Piloto Pontos
1 Thiago Moura 70
1 Celso Ovalle 70
3 Alexandre Pessutti 58
3 Carlos Ferreira 58
5 Maurício de Lima 53
5 Iure Gomes 53
7 Osmar Freitas 49
7 Sérgio Vitor 49
9 Denis Nascimento 45
10 Eduardo Tenan 41
11 Marcio Soranz 37
11 Fabio Parra 37
11 Akira Fukamachi 37
14 Henrique Ramos 33
14 Lupércio Tenan 33
16 Marcelo Yassuo 29
16 Cadu Martins  29
18 Fábio Gonçalves 25
18 Fabio Ferreira 25
18 Lusca Martins 25
21 Fabio Gomes 21
22 André Campos 0
22 Simone Tenan 0
22 Fernando Nunes 0
22 Marcelo Nunes 0
22 Aaron Carmona 0
Equipes
Pos Equipe Pontos
1 Equi¶lantras 119
2 Sorocaba Motors 111
2 Doganos Racing 111
4 ChubbChubbs 99
5 Sangue Nozóio 86
6 Sentopé ia 74
7 Domani Scuderia 70
8 Impossível? 66
9 Galo de Ouro 62
10 Martins Team 54
11 Vigaristas 25
12 CPKA Team 0
12 Nuneskart 0

Grupo 3

Na corrida “A” ocorreu o fato citado acima com Bruno Luchetti. Ele liderava a corrida com tranqüilidade quando o cabo do acelerador se rompeu. Mas devido à grande vantagem que ele já havia obtido, ele resolveu tentar ir até o fim. Ele não só conseguiu, como não perdeu o primeiro lugar. enquanto isto, Vicente Akamine e Christiano Moreno travavam uma bela luta pelo segundo lugar, que terminou com eles nesta ordem.

A corrida “B” foi disputada debaixo de chuva. Leandro Braghin impôs um ritmo forte desde o início e venceu a corrida com relativa facilidade. Alcino Bandeira e Reinaldo Serdas completaram o pódio.

Pilotos
Pos Piloto Pontos
1 Bruno Luchetti 70
1 Leandro Braghin 70
3 Alcino Bandeira  58
3 Vicente Akamine 58
5 Reinaldo Serdas 53
5 Christiano Moreno 53
7 Rubens Linhan 49
8 Marcio Puccio 45
8 Gabriel Roman 45
10 Diogo Fukamachi 41
10 Rogério Migani 41
10 Edu Zorzeto Jr 41
13 Nelson Sarpi 37
13 Marcel Karasawa 37
15 Sylas Lopes 33
15 Fabio Petta 33
17 Erich Lenzi 29
17 Leonardo Prjevussky 29
19 André Souza 25
19 Luis Pimentel 25
21 João Ohanes 21
22 Jayro Duque 0
22 Winston Iwauchi  0
22 Roberto Correa 0
22 Vitor Petta 0
22 Rafael Camin 0
Equipes
Pos Equipe Pontos
1 Nôno Racer 140
2 100Freio Racing 99
3 Fukateam 86
3 The Fastest  86
3 EMD Team 86
6 KART ÁS  83
7 Octane 82
8 NGBL RT 66
8 Pocotó 66
10 Braço Duro Racing 37
11 Petta Racing 33
12 QWERTY 29
13 Despinguelados 0

Grupo 4

Lucinei Oliveira já tem dois troféus Acelera Parceiro na sua estante. Mas nesta temporada ele quer subir ao grupo 3. Se depender dele mesmo e de seu parceiro Ítalo Gusmão, eles vão conseguir. Ambos ganharam suas corridas com boas vantagens. Mas vamos à corrida “A”. Lucinei assumiu a ponta logo no início e não deu chance aos demais. Hélio Bassi, com mais uma bela corrida, chegou em segundo. E Anderson Paes completou o pódio.

Após a corrida “B”, Ítalo Gusmão fez questão de lembrar que ele fez barba e cabelo, tendo obtido a pole position (na primeira corrida da temporada o treino define a ordem de largada), a melhor volta e a vitória. Por muito pouco ele não deu uma volta no segundo colocado, Miro Teixeira. Miro parece querer voltar rapidinho ao grupo 3, de onde veio rebaixado na última temporada. O também recém-rebaixado Guilherme Bassi chegou em terceiro e eu um importante passo para voltar ao grupo 3.

Pilotos
Pos Piloto Pontos
1 Lucinei Oliveira 70
2 Italo Gusmão 60
3 Miro Teixeira 58
3 Helio Bassi 58
5 Guilherme Bassi 53
6 Valdemar Junior 49
7 Raphael Lozano 45
7 Leandro Bianchini 45
9 Anderson Paes 43
10 Caio Pinho 41
11 Davi Gomes 39
12 Eduardo Zorzeto 37
12 Marco Gomes 37
14 Giovanni Bernardo 33
14 Valdir Anderson 33
16 Arthur Bastianon 0
16 Heliton Costa 0
16 Breno Vidal 0
16 Tiago Cidre 0
16 Wellington Menezes 0
16 Augusto Racanelli 0
16 Rodrigo Souza 0
16 Thiago Lemos 0
16 Alexandre Kansba 0
Equipes

Pos

Equipe

Pontos

1

Velozes e Furiosos

130

2

Bassi Racing

111

3

Os Compadres

107

4

DMB Racing

82

5

Os Rojão

78

6

Rateria VW

70

7

Ockini Karting

45

8

Cabrera Motorsports

41

9

Fat Racing

37

10

Street Racers

0

10

Caixa Azul

0

10

Toleman

0

Quem somos

A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 1, que tenta defender o título: RW Racing com os irmãos Walter e Ricardo Torres.

 

A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

Walter: Mais ou menos 3 anos
Ricardo: Mais ou menos 3 anos

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

Walter: 2 anos, indo para a quinta temporada
Ricardo: 2 anos , essa é a quinta temporada

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

Walter: As iniciais dos nossos nomes
Ricardo: Iniciais de nossos nomes: Ricardo e Walter

4- como vocês se tornaram Pangarés?

Walter: Através do Tristão. Eu trabalhava no banco dentro da empresa Ecovias e o Tristão na informática, fora outros Pangarés que trabalhavam lá tb, Lacava, Toni, Roberto ( Despinguelados ), que foi com ele que comecei a andar de kart no Pitstop e então não paramos mais.
Ricardo: A convite do Sr. Luiz Tristão

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

Walter: O atual, campeão do grupo 1.
Ricardo: Campeões do Grupo 1

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Walter: Não vai ser fácil, mas a busca pelo bicampeonato.
Ricardo: Batalhar pra não cair pro grupo 2

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Walter: Não, as vezes vou melhor e as vezes ele.
Ricardo: O Walter é primeiro

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

Walter: A organização e o pessoal.
Ricardo: A Organização e os amigos que fizemos 

 

 B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

Walter: Somos irmãos
Ricardo: Na casa da nossa mãe, somos irmãos

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

Walter: São Bernardo do Campo, bairro Planalto.
Ricardo: Eu (Ricardo) moro em São Paulo, Perdizes

3- em que empresa vocês trabalham?

Walter: Unibanco
Ricardo: Daruix Engenharia

4- qual sua formação acadêmica?

Walter: Superior
Ricardo: Arquiteto

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Walter: Gosto de praticar esporte, como corrida de rua, surf...
Ricardo: Continuaria fazendo outros esportes que pratico corrida, surf, musculação...

6- as suas famílias vêm torcer?

Walter: Não.
Ricardo: De vez enquando

7- algum comentário adicional?

Walter: Pra mim é um orgulho fazer parte do Pangaré.
Ricardo: Gostaria de agradecer pela oportunidade de correr com esse monte de Pangaré (galera show de bola) 

 

TURMA DO AMENDOIM

Edição 11

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

Começou o 21º Pangaré.

Obviedades à parte, todo início de temporada é meio parecido. Pra quem é novo de Pangaré tem toda aquela empolgação e ansiedade de querer saber se dá pra ser competitivo logo de cara ou se vai ter que comer poeira até pegar o ritmo.

Pra quem já é macaco velho também dá uma emoção a mais, porque independente da rodada anterior ter sido boa ou ruim, é sempre a chance de fazer melhor, começar com o pé direito.

E esta rodada começou especial, pois logo de cara a maioria dos Pangarés já teve que enfrentar pista molhada, aumentando a dificuldade e, portanto, a ansiedade.

Quem andou bem vai passar as próximas semanas se sentindo o rei da chuva ; por outro lado quem andou lá atrás ou vinha bem e rodou ou teve outros percalços e ficou pelo caminho vai passar pelo menos alguns dias se sentindo o último dos Pangarés.

Mas em ambos os casos, uma hora vai cair a ficha de que a pista molhada faz com que seja muito mais fácil qualquer um errar feio, além do que, seja no seco ou no molhado, pegar um kart bom ou ruim no sorteio faz toda a diferença.

E quando estiver quase chegando a hora da próxima corrida, todos voltam a pensar no que realmente interessa: será que vai chover de novo?

 

Texto por Denis Nascimento

 

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato


Calendário do vigésimo - primeiro campeonato Pangaré

Local Data

Pit-Stop

25/07/2009

Granja Viana

15/08/2009

Indefinido

12/09/2009

Granja Viana

17/10/2009

Indefinido

14/11/2008

Granja Viana

28/11/2009