24º Pangaré – 1ª etapa – Granja Viana – 29.01.2011

Corrida 138 do Pangaré 

 

Quem quer uma equipe Lotus pra chamar de sua?

 

Finalmente o Pangaré 24 começou.
E começou em uma tarde ensolarada na Granja Viana, coisa rara nesta época do ano. Mas, ao contrário da F-1, o Pangaré 2011 começou sem nenhuma disputa por nomes de equipes.

 

Para quem não sabe, na primeira corrida da F-1 este ano teremos 2 equipes diferentes no grid com o mesmo nome, que está sendo disputado na justiça, sem data para uma solução definitiva: Group Lotus Renault (do grupo Genii Capital) e Team Lotus Renault (do grupo AirAsia). Os donos e integrantes de ambas as equipes não tem nada a ver com a verdadeira equipe Lotus, do gênio Colin Chapman, que brilhou nas pistas entre os anos 60 e início dos 90. Mas cada equipe adquiriu os direitos a uma marca Lotus previamente existente e o imbróglio está feito. Para piorar, as duas equipes apresentaram seus carros para a temporada 2011 usando cores usadas pela equipe Lotus original em épocas vitoriosas, tentando cada uma dar legitimidade a sua causa.

 

Já no Pangaré ninguém se interessa em copiar os nomes das equipes, apesar da grande criatividade de seus criadores: temos somente uma equipe “Muchachos”, só uma “Equilantras”, apenas uma equipe “ChubbChubbs”, tão somente uma equipe “Vigaristas” e nada além de uma equipe chamada “Kartástrofe”, só para citar alguns dos melhores exemplos.

E, por que será, nenhuma equipe Lotus...

 

Realmente a equipe Lotus (a original) despertou fortes emoções durante muitos anos, inclusive com Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. Muitos foram os carros que, além de vencedores, são considerados como verdadeiras obras de arte e beleza. Por isso, ao invés da “declaração” habitual dos pangarés vencedores de cada grupo, veremos qual modelo de Lotus cada um deles considera como preferido, detalhado abaixo.

Confiram se a escolha dos vencedores de cada grupo na Granja combina com a sua.

Já adiantamos que a Lotus que definitivamente não é a favorita de ninguém é a de 1990, que ficou famosa, mas por por dois acidentes: um sem conseqüências, mas visualmente espetacular, quando o inglês Derek Warwick deslizou de cabeça pra baixo por mais de 200 metros na saída da Parabollica de Monza ao final da primeira volta e outro, 2 corridas depois, com Martin Donelly, compartiota de Warwick, em um acidente fortíssimo em Jerez de la Frontera, em que seu bólido se partiu em 2 e ele foi ejetado com banco, cinto de segurança e tudo.

 

Grupo 1

Vencedor: Miguel Castro (Irmãos Rocha)

2º colocado: Walter Torres (RW Racing)

3º colocado: Leonardo Ramos (TAKT)

 

Após a prova, o vencedor Miguel declarou: “Minha Lotus favorita é a de 1965, modelo revolucionário para a época e que deu o segundo título a Jim Clark.”

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Miguel Castro Irmãos Rocha 74
2 Walter Torres RW Racing  66
3 Rodrigo Mange Fast Friends  56
3 Leonardo Ramos TAKT  56
5 Felipe Conrado  GeroFick  54
6 Alberto Costoya Saudade  de Casa 52
7 Eduardo Favilla TAKT  50
8 Luiz Tristão Tristão Racing 48
9 Renato Citrini Citrini Racing Team 46
10 André Tristão Tristão Racing 44
11 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 42
12 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 40
13 Ricardo Torres RW Racing  38
14 Ednei Sarri Muchachos  36
15 Maurício de Lima Sorocaba Motors 34
16 Bruno Luchetti Nôno Racer  32
17 Roberto Citrini Citrini Racing Team 30
18 Klaus Fickert  GeroFick  26
18 Leonardo Braghin Nôno Racer  26
20 Erico Mosca Irmãos Rocha 24
21 Akira Fukamachi Galo de Ouro  22
22 Danilo Camarinha Muchachos  20
23 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  18
24 Fabio Gomes Impossível?  16
25 Denis Nascimento Impossível?  14
26 Fernando Jorge Fast Friends  12
Pos Equipe Ptos
1 TAKT 106
2 RW Racing 104
3 Irmãos Rocha 98
4 Saudade  de Casa 94
5 Tristão Racing 92
6 GeroFick 80
7 Citrini Racing Team 76
8 Sorocaba Motors 74
9 Fast Friends 68
10 Nôno Racer 58
11 Muchachos 56
12 Galo de Ouro 40
13 Impossível? 30

 

 

 

Grupo 2 Vermelho

 

Vencedor: Antonio Plá (Schnecke)

2º colocado: Fábio Ferreira (Des-Kart-Áveis)

3º colocado: Lusca Martins (Martins Kart)

 

Após a prova, o vencedor Plá declarou: “Minha Lotus favorita é a de 1972, que deu o primeiro título a Emerson Fittipaldi.”

 

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Antonio Plá Schnecke  74
2 Fábio Ferreira Des-kart-áveis  66
3 Luis Carlos Martins Martins Kart 60
4 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  56
5 Diogo Fukamachi Fukateam  54
6 Sergio Guaraldo Team CTR  52
7 Marcio Soranz Domani Scuderia 50
8 Gabriel Roman Pocotó  48
9 Leonardo Prjevussky QWERTY  46
10 Thiago Prjevussky QWERTY  44
11 Vitor Petta Petta Racing  42
12 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 40
13 Carlos Edu Martins  Martins Kart 38
14 Hélio Bassi Bassi Racing 36
15 João Ohanes Pocotó  34
16 Luis Pimentel KART ÁS   32
17 Cassio Campos Team CTR  30
18 Fabio Petta Petta Racing  28
19 Fabio Parra Sangue Nozóio 24
19 Caio Pinho Cabrera Motorsports 24
21 Breno Vidal Cabrera Motorsports 22
22 Guilherme Bassi Bassi Racing 20
23 Vicente Akamine KART ÁS   18
24 Luiz Pessutti  Domani Scuderia 16
25 Edson Soares Schnecke  0
25 Hugo Fukamachi Fukateam  0
Pos Equipe Ptos
1 Des-kart-áveis 122
2 Martins Kart 98
3 QWERTY 90
4 Team CTR 82
4 Pocotó 82
6 Schnecke 74
7 Petta Racing 70
8 Domani Scuderia 66
9 Sangue Nozóio 64
10 Bassi Racing 56
11 Fukateam 54
12 KART ÁS  50
13 Cabrera Motorsports 46

 

 

Grupo 2 Azul

 

Vencedor: Celso Ovalle (Equilantras)

2º colocado: Erick Lenzi (Octane)

3º colocado: Marcelo Nunes (Nunes Kart)

 

Após a prova, o vencedor Celso declarou: “Minha Lotus favorita é a de 1978, que introduziu o efeito solo, revolucionando mais uma vez a F-1, inclusive com o título de Mario Andretti.”

 

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Celso Ovalle Equi¶lantras  74
2 Erich Lenzi Octane  66
3 Marcelo Nunes Nuneskart  60
4 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  56
5 Lucinei Oliveira Velozes e Furiosos 54
6 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 52
7 Jens Holderer Laranja  Mecânica 50
8 Lupércio Tenan Sentopé ia  46
8 Rodrigo Cachioni Leite  46
10 Humberto Focesi VWB Team  44
11 Thiago Moura ChubbChubbs  42
12 Iure Gomes Doganos Racing  40
13 Octavio Augusto Leite  38
14 André Santos DB Racing  36
15 Carlos Ferreira Doganos Racing  34
16 Vinicius Brumati Osmar Xalenta  32
17 Tony Vitor Horse Car  30
18 Fábio Francesco Nuneskart  26
18 Alessandro Bernardo Osmar Xalenta  26
20 Cleber Lorenzi VWB Team  22
20 Eduardo Tenan Sentopé ia  22
22 Marcos Belli DB Racing  20
23 Carlos Bertho Equi¶lantras  18
24 Christiano Moreno Octane  16
25 Alexandre Lacava Horse Car  14
26 Italo Gusmão Velozes e Furiosos 0
Pos Equipe Ptos
1 Laranja  Mecânica 102
2 ChubbChubbs 98
3 Equi¶lantras 92
4 Nuneskart 86
5 Leite 84
6 Octane 82
7 Doganos Racing 74
8 Sentopé ia 68
9 VWB Team 66
10 Osmar Xalenta 58
11 DB Racing 56
12 Velozes e Furiosos 54
13 Horse Car 44

 

  

Grupo 3 Vermelho

 

Vencedor: Nelson Sarpi (Braço Duro)

2º colocado: Mário Gusukuma (Q M S)

3º colocado: Miro Teixeira (Os Compadres)

 

Após a prova, o vencedor Nelson declarou: “Minha Lotus favorita é a de 1985/86, que deu as primeiras vitórias a Ayrton Senna.”

 

 

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 74
2 Mário Gusukuma Q M S  66
3 Miro Teixeira Os Compadres 60
4 Diego Kops [PLG]Racing  56
5 André Souza NGBL RT  54
6 Icaro Picolo Braço Duro Racing 52
7 Fábio Oliveira Q M S  50
8 Marcio Tsukamoto TPN Torce Por Nóis 46
8 Alexandre Velecico Team CTR II  46
10 Bruno Alves Equip Vision  44
11 Eduardo Romanini Speed9  42
12 Marcos Tamashiro [PLG]Racing  40
13 Murillo Bertier Emme  Motorsports 38
14 Valdemar Junior Os Compadres 36
15 Marco Gomes TPN Torce Por Nóis 34
16 Alisson Bahia High Speed Racing 32
17 João Veloso Team CTR II  30
18 Bernardo Soares NGBL RT  28
19 Guilherme Taroco KART eiros  26
20 José Carlos Taroco KART eiros  24
21 César Mora Emme  Motorsports 20
21 Marcelo Coelho High Speed Racing 20
23 Carlos Martins Equip Vision  0
23 Luciano Santana Speed9  0
23 Luciano Carvalho Pé de Pano Race 0
23 Umberto Becalletti Pé de Pano Race 0
Pos Equipe Ptos
1 Braço Duro Racing 126
2 Q M S 116
3 Os Compadres 96
3 [PLG]Racing 96
5 NGBL RT 82
6 TPN Torce Por Nóis 80
7 Team CTR II 76
8 Emme  Motorsports 58
9 High Speed Racing 52
10 KART eiros 50
11 Equip Vision 44
12 Speed9 42
13 Pé de Pano Race 0

 

 

Grupo 3 Azul

 

Vencedor: Lucas Zanchet (Moedores de Pimenta)

2º colocado: Thiago Rios (Turtles)

3º colocado: Guilherme Loureiro (Moedores de Pimenta)

 

Após a prova, o vencedor Lucas declarou: “Minha Lotus favorita é a de 1992, que apesar de não ter ganho nada, era muito bonita, lançou Mika Hakkinnen para a F-1 e foi o último ano de bons resultados para a equipe antes de fechar as portas 3 anos depois.”

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Lucas Zanchet Moedores de Pimenta 74
2 Thiago Rios Turtles  60
2 Guilherme Loureiro Moedores de Pimenta 60
4 Rodrigo Godói RR Racing  56
5 Rodrigo Rizzo RR Racing  54
6 Marcelo Roxa Rox Racing  52
7 Reinaldo Serdas The Fastest   50
8 Rogério Maciel Vigaristas  48
9 Robson Maeda The Fastest   46
10 Mauricio Copiano Scuderia Ferrado 44
11 Jean Bedoyan Fumec  42
12 Rafael Lee Unipneus Racing 40
13 Simone Tenan Corrida Maluca 38
14 João Sanches Unipneus Racing 36
15 Arthur Bastianon Street Racers  34
16 Daniel Granja Vigaristas  30
16 Camilo Souza Turtles  30
18 Fernando Roxa Rox Racing  28
19 Filipe Mori Kartastrofe  26
20 Eduardo Zorzeto Fat Racing  24
21 Rafael Mendes Corrida Maluca 22
22 Guilherme Facetti Kartastrofe  18
22 Fernando Ferreira Street Racers  18
24 André Fonseca Fumec  16
25 Bernardo Soares Fat Racing  14
26 Thiago Brunetti Scuderia Ferrado 0
Pos Equipe Ptos
1 Moedores de Pimenta 134
2 RR Racing 110
3 The Fastest  96
4 Turtles 90
5 Rox Racing 80
6 Vigaristas 78
7 Unipneus Racing 76
8 Corrida Maluca 60
9 Fumec 58
10 Street Racers 52
11 Scuderia Ferrado 44
11 Kartastrofe 44
13 Fat Racing 38

 

 

 

Texto por Denis Nascimento

 

 

 

Estatísticas e Curiosidades

 

Desde quando implementamos os grupos azul e vermelho, as pessoas se perguntam qual o mais forte. Uns dizem que é o azul, outros juram que é o vermelho. A verdade é que em teoria os dois são igualmente fortes, mas o acaso pode ter ajudado mais este ou aquele. Então vamos aos fatos... afinal contra fatos não há argumentos.

 

No 22º Pangaré o Grupo 2 azul e o Grupo 2 vermelho promoveram duas equipes, cada, ao Grupo 1. As equipes vindas do azul terminaram em 5º e 9º, e as equipes vindas do vermelho ficaram em 4º e 7º. 1 a 0 para o vermelho.

 

No mesmo 22º Pangaré o Grupo 1 rebaixou quatro equipes, duas para o Grupo 2 azul e duas para o Grupo 2 vermelho. As equipes que foram para o azul terminaram em 3º e 4º, e as que foram para o vermelho ficaram em 1º e 5º. Empate técnico. Continua 1 a 0 para o vermelho.

 

E no 24º Pangaré? Bom, até agora tivemos apenas uma corrida, e eu fiz uma pequena análise através das melhores voltas de cada Kart, nas mãos dos pilotos dos Grupos 2 azul e vermelho.

 

Dos 33 Karts utilizados, 16 foram utilizados tanto pelo azul como pelo vermelho. Em 9 deles, o piloto do azul foi mais rápido, em 7 deles, foi o vermelho. Empate técnico. Continua 1 a 0 para o vermelho.

 

Por fim, dos 10 pilotos mais rápidos, 7 eram azuis e 3 vermelhos. E dos 10 pilotos mais lentos, 7 eram vermelhos e 3 azuis. Ponto para o azul. E empate na análise. 

 

Na próxima edição, uma mini-análise dos grupos azul e vermelho no Grupo 3. 

 

 

Quem somos

 

A entrevista do mês apresenta uma dupla muito competitiva, que está conosco há um bom tempo: Saudade de Casa. Vamos saber um pouco mais de seus pilotos Alberto Costoya e Ricardo Hanks.

 A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

Costoya: Aproximadamente 9 anos

Hanks: Aproximadamente 10 anos e ainda não aprendi!!!!

 

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

Costoya: Desde a 9ª temporada

Hanks: Aproximadamente 8 anos

 

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

Costoya: A equipe era composta pelo Fábio (irmão do Hanks e hoje integrante da Galo de Ouro) e Alberto. O nome era devido à relação existente aos possíveis erros em entradas de curva que faziam que naquele momento tivéssemos uma enorme “Saudade de Casa”.

Hanks: Não sei lhe dizer ao certo, entrei na equipe já formada em substituição ao meu irmão, o Beto saberá responder esta pergunta.

 

4- como vocês se tornaram Pangarés?

Costoya: Entrei no site e fui ver a última etapa que ocorreu no Pit Stop que era um local que freqüentava. Fui infectado pelo vírus e nunca mais melhorei....

Hanks: Como comentado acima entrei no Pangaré substituindo o meu irmão que iria ficar fora por alguns anos e aqui estou até hoje.

 

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

Costoya: Tivemos a felicidade de ganhar a 13ª rodada e a 23ª rodada do grupo 1.

Hanks: Fomos campeões do grupo 1.

 

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Costoya: A cada temporada temos novos pilotos que chegam com grande vontade de ganhar e com muita capacidade para tal. Além disto muitos pilotos mais antigos do grupo 1 representam um páreo bem difícil. Isto faz com que nossas dificuldades aumentem. Começamos o campeonato buscando primeiramente nos mantermos no grupo 1 pois sabemos que se cairmos para o grupo 2 vamos ter dificuldades talvez ainda maiores.

Hanks: Esperamos mais uma temporada muito competitiva e muito mais leal.

 

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Costoya: Não. Por algumas vezes trocamos de posição nos campeonatos. O próprio campeonato anterior demonstrou isto.

Hanks: No meu ponto de vista o Beto é sem sombra de dúvidas o primeiro piloto da equipe, mais estou treinando bastante e um dia eu chego lá.

 

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

Costoya: Gosto do formato relativo a largada invertida e da possibilidade de correr em kartódromos distintos. Sinto no Pangaré uma ótima relação entre a competição e a relação entre as pessoas.

Hanks: Apesar de algumas discussões que acontecem de vez em quando, ainda vejo o Pangaré como um campeonato de amigos que mantém um excelente nível técnico.

 

B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

Costoya: Trabalhávamos juntos

Hanks: Trabalhávamos na mesma empresa.

 

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

Costoya: São Paulo - Ipiranga

Hanks: Moro em Indaiatuba - SP

 

3- em que empresa vocês trabalham?

Costoya: Volkswagen

Hanks: Quando conheci o Beto, trabalhava na VW; atualmente estou na GM.

 

4- qual sua formação acadêmica?

Costoya: Engenheiro

Hanks: Engenheiro

 

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Costoya: Mais chato ainda do que já sou...

Hanks: Com certeza passaria mais tempo com o meu segundo “hobby”, a música.

 

6- as suas famílias vêm torcer?

Costoya: Algumas vezes

Hanks: Sim, às vezes consigo trazer o meu pai e tem o meu irmão, que também participa do Pangaré.

 

7- algum comentário adicional?

Costoya: Vamos conseguir ganhar o ENKASP, pode demorar um poco ainda, mas isto ainda vai ocorrer.

 

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato 

 

Calendário do vigésimo - quarto campeonato Pangaré

Data

Local

Início

Baterias

29/01/11

Granja Viana

15:30

5

05/02/11

Granja Viana

15:30

5

19/03/11

Pit Stop

14:30

10

09/04/11

Aldeia da Serra

14:30

5

21/05/11

Speed

14:30

10

05/06/11

Granja Viana

15:00

5